A Feira dos Santos de Cerdal, no concelho de Valença, já está inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), informou esta sexta-feira a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, esta feira merece o reconhecimento dado pela DGPC “pelo seu legado histórico e pelo valor social, cultural e económico que tem para Valença e para toda a região transfronteiriça”. “A Feira dos Santos de Cerdal é um símbolo das tradições, dos saberes, e da identidade local, sendo um motivo de orgulho para Valença, para Cerdal, e para os valencianos e cerdalenses, esta recente notícia da sua classificação enquanto Património Cultural Imaterial”, expressou.
De acordo com as últimas investigações, a DGPC refere que “a Feira dos Santos de Cerdal, remonta o século XVII, e realiza-se anualmente em Valença”. “Apresenta-se como uma festividade cujas práticas sociais, rituais e eventos associados refletem as históricas relações luso-galaicas características do Alto Minho raiano, englobando um amplo conjunto de costumes e tradições com impacto direto e indireto na comunidade local e na região onde se insere, de ambos lados da fronteira”, lê-se na nota de imprensa.
“Com raízes que se perdem no tempo, surge como manifestação já devidamente consolidada em meados do século XVIII, embora se possa apontar para uma génese mais recuada, relacionada com uma provisão do rei Filipe IV de Espanha em favor do Mosteiro de Ganfei, no século anterior”, salienta.
A feira secular é um verdadeiro ex-libris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal.
Trata-se de uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.