Logo
Desporto

FC Porto termina protocolos com claque Super Dragões

1 Junho, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Os protocolos celebrados entre FC Porto e Super Dragões, a principal claque do clube da I Liga de futebol, será descontinuado pelos 'azuis e brancos' em finais de junho, informaram os órgãos diretivos presididos por André Villas-Boas.

“Seguindo o procedimento estabelecido entre as partes, procederam (na sexta-feira) à denúncia dos protocolos atualmente existentes com o grupo organizado de adeptos Associação Super Dragões, que haviam sido acordados em setembro de 2023 e que vão cessar efeitos em 30 de junho de 2024”, indicaram o clube e a SAD dos ‘azuis e brancos’, em comunicado.

O FC Porto assegura que “serão estabelecidos contactos com os futuros órgãos sociais” dos Super Dragões – cujas eleições vão decorrer em 15 de julho, às 14:30, na sede da claque, no Porto -, de forma a tentar definir “novos formatos de cooperação institucional”.

O programa de André Villas-Boas prevê, entre outras medidas, uma “análise forense aos processos de bilhética” entre os grupos organizados de adeptos e o clube, que denuncie “quebras e ruturas de faturação” em alguns setores das bancadas do Estádio do Dragão.

Em 12 de maio, a Porto Comercial, uma das sociedades da SAD do FC Porto, e a loja do associado do clube foram alvo de buscas policiais no recinto ‘azul e branco’, que levaram à apreensão de cerca de 3.000 ingressos e 44.400 euros e à constituição de 13 arguidos.

Em causa está a designada operação Bilhete Dourado, que foi iniciada no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto e que investiga a bilhética do FC Porto e a claque Super Dragões.

O MP suspeita de conluio entre funcionários do clube e uma empresa associada e vários membros daquele grupo organizado de adeptos na distribuição e venda de bilhetes para partidas de futebol dos ‘dragões’, que eram, depois, comercializados no ‘mercado negro’.

Seis dias depois das buscas, os Super Dragões anunciaram que Fernando Madureira e a sua esposa, Sandra Madureira, tinham renunciado aos cargos de presidente e ‘vice’ da claque, respetivamente, face à “pressão mediática originada pelos processos em curso”.

Fernando Madureira está detido há exatamente quatro meses, no decurso da Operação Pretoriano, que investiga os incidentes observados numa Assembleia Geral do FC Porto.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.