Logo
Desporto

FC Porto marca encontro com o Benfica na final da Taça de Portugal de basquetebol

16 Março, 2024 | 21:15
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O FC Porto bateu hoje o Imortal, por 85-65, na segunda meia-final da Taça de Portugal de basquetebol, e marcou encontro com o Benfica na final agendada para domingo, em Viana do Castelo.

Depois de uma primeira equilibrada, com o Imortal a ir para o intervalo na frente do marcador (37-36), o FC Porto impôs-se na segunda parte graças a um coletivo forte, a um ritmo competitivo elevado e a uma defesa agressiva perante a qual o Imortal sentiu grandes dificuldades

Os ‘dragões’ dominaram o primeiro período e o Imortal teve uma boa reação no segundo, tendo iniciado então uma recuperação que o deixou a três pontos do FC Porto (19-22), o que levou Fernando Sá a pedir uma pausa para tentar conter a aproximação do conjunto algarvio.

O extremo Nkuna-Gaylord Lobela empatou quando restavam menos de três minutos para o fim do primeiro tempo e o Imortal teve uma oportunidade para saltar para a frente do marcador, mas não a aproveitou logo e, na resposta, Miguel Queiroz recolocou a sua equipa na frente.

Os algarvios resistiram à pressão portista e o seu melhor jogador neste encontro, Jacob Tubbergen, marcou os dois pontos que lhe permitiram sair para o intervalo a ganhar pela margem mínima (37-36).

A segunda parte foi de domínio quase total dos portistas, que no terceiro período consentiram apenas dez pontos ao Imortal e apontaram 29, com Charlon Kloof a distinguir-se pela sua veia concretizadora.

Tubbergen, melhor marcador do encontro com 29 pontos convertidos, ia fazendo que podia perante a flagrante superioridade do FC Porto, que foi muito forte a defender e revelou ainda uma grande capacidade concretizadora ante um Imortal impotente e que foi perdendo coesão e lucidez.

Kloof e Cleveland Melvin foram uma dor de cabeça permanente para a equipa algarvia e a eles se deveram alguns dos melhores momentos do FC Porto a nível atacante.

Com cerca de seis minutos para jogar, a vantagem portista atingiu os 20 pontos (75-55) e ficou claro que o destino deste jogo estava traçado, a favor de um FC Porto poderoso e confiante.

Com o triunfo mais do que garantido, o técnico portista lançou Apolo Caetano, um base de 16 anos, e mais adiante mandou mesmo descansar os seus jogadores mais influentes e isso permitiu FC Porto terminar o jogo com cinco portugueses em campo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.