A operadora ferroviária espanhola Renfe considerou, hoje, que a falha no serviço no comboio Celta, entre Vigo e Viana do Castelo, em dezembro, devido à falta de casas de banho funcionais, foi um "incidente pontual".
“O comboio a que faz referência teve, nesse dia, um incidente pontual (casas de banho não operacionais)”, pode ler-se numa resposta da Renfe.
Casas de banho fora de serviço levaram a que um serviço do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, não se realizasse entre a cidade galega e Viana do Castelo há um mês, confirmou a CP na semana passada.
“No passado dia 11 (de dezembro) o maquinista espanhol do comboio Celta recusou-se efetuar o serviço devido aos WCs se encontrarem fora de serviço”, pode ler-se numa resposta da CP – Comboios de Portugal.
A operadora espanhola Renfe referiu que “os passageiros foram transportados de Vigo a Viana do Castelo num serviço alternativo por estrada”, tendo depois seguido para o Porto, numa altura em que o serviço era altamente requisitado devido às luzes de Natal na cidade galega.
“A Renfe facilita a mobilidade dos seus passageiros perante incidentes pontuais, já que o seu objetivo é que os clientes possam chegar ao seu destino”, refere a ferroviária espanhola.
De acordo com a CP, na frota que efetua o serviço Celta (automotoras da série 592 alugadas à Renfe), “neste momento existem apenas três WC fora de serviço (dois dos quais a aguardarem substituição de reservatórios de águas que é uma peça cujo envio é da responsabilidade da Renfe)”.
A ocorrência que levou à supressão do serviço de dia 11 “foi numa destas unidades que está a aguardar imobilização para substituição de um destes reservatórios”, adiantando a CP que a automotora “tem circulado com um dos dois WC existentes a bordo fora de serviço”.
“O outro WC, entretanto, ficou fora de serviço em Vigo. Após vinda da unidade à oficina, constatou-se estar com a sanita entupida com o resto do rolo de papel higiénico e bastantes encostos de cabeça dos bancos, por falta de civismo/vandalismo na utilização do mesmo”, disse fonte da CP.
A limpeza do comboio Celta em Espanha é da responsabilidade da Renfe, em Vigo, e em Portugal cabe à CP, sendo efetuada no Porto, adiantou a transportadora portuguesa.
Sobre este tema, a empresa espanhola afirmou apenas que “os comboios Celta são um serviço prestado em colaboração da Renfe com a Comboios de Portugal (CP)”.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.