A operadora ferroviária espanhola Renfe considerou, hoje, que a falha no serviço no comboio Celta, entre Vigo e Viana do Castelo, em dezembro, devido à falta de casas de banho funcionais, foi um "incidente pontual".
“O comboio a que faz referência teve, nesse dia, um incidente pontual (casas de banho não operacionais)”, pode ler-se numa resposta da Renfe.
Casas de banho fora de serviço levaram a que um serviço do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, não se realizasse entre a cidade galega e Viana do Castelo há um mês, confirmou a CP na semana passada.
“No passado dia 11 (de dezembro) o maquinista espanhol do comboio Celta recusou-se efetuar o serviço devido aos WCs se encontrarem fora de serviço”, pode ler-se numa resposta da CP – Comboios de Portugal.
A operadora espanhola Renfe referiu que “os passageiros foram transportados de Vigo a Viana do Castelo num serviço alternativo por estrada”, tendo depois seguido para o Porto, numa altura em que o serviço era altamente requisitado devido às luzes de Natal na cidade galega.
“A Renfe facilita a mobilidade dos seus passageiros perante incidentes pontuais, já que o seu objetivo é que os clientes possam chegar ao seu destino”, refere a ferroviária espanhola.
De acordo com a CP, na frota que efetua o serviço Celta (automotoras da série 592 alugadas à Renfe), “neste momento existem apenas três WC fora de serviço (dois dos quais a aguardarem substituição de reservatórios de águas que é uma peça cujo envio é da responsabilidade da Renfe)”.
A ocorrência que levou à supressão do serviço de dia 11 “foi numa destas unidades que está a aguardar imobilização para substituição de um destes reservatórios”, adiantando a CP que a automotora “tem circulado com um dos dois WC existentes a bordo fora de serviço”.
“O outro WC, entretanto, ficou fora de serviço em Vigo. Após vinda da unidade à oficina, constatou-se estar com a sanita entupida com o resto do rolo de papel higiénico e bastantes encostos de cabeça dos bancos, por falta de civismo/vandalismo na utilização do mesmo”, disse fonte da CP.
A limpeza do comboio Celta em Espanha é da responsabilidade da Renfe, em Vigo, e em Portugal cabe à CP, sendo efetuada no Porto, adiantou a transportadora portuguesa.
Sobre este tema, a empresa espanhola afirmou apenas que “os comboios Celta são um serviço prestado em colaboração da Renfe com a Comboios de Portugal (CP)”.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.