A operadora ferroviária espanhola Renfe considerou, hoje, que a falha no serviço no comboio Celta, entre Vigo e Viana do Castelo, em dezembro, devido à falta de casas de banho funcionais, foi um "incidente pontual".
“O comboio a que faz referência teve, nesse dia, um incidente pontual (casas de banho não operacionais)”, pode ler-se numa resposta da Renfe.
Casas de banho fora de serviço levaram a que um serviço do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, não se realizasse entre a cidade galega e Viana do Castelo há um mês, confirmou a CP na semana passada.
“No passado dia 11 (de dezembro) o maquinista espanhol do comboio Celta recusou-se efetuar o serviço devido aos WCs se encontrarem fora de serviço”, pode ler-se numa resposta da CP – Comboios de Portugal.
A operadora espanhola Renfe referiu que “os passageiros foram transportados de Vigo a Viana do Castelo num serviço alternativo por estrada”, tendo depois seguido para o Porto, numa altura em que o serviço era altamente requisitado devido às luzes de Natal na cidade galega.
“A Renfe facilita a mobilidade dos seus passageiros perante incidentes pontuais, já que o seu objetivo é que os clientes possam chegar ao seu destino”, refere a ferroviária espanhola.
De acordo com a CP, na frota que efetua o serviço Celta (automotoras da série 592 alugadas à Renfe), “neste momento existem apenas três WC fora de serviço (dois dos quais a aguardarem substituição de reservatórios de águas que é uma peça cujo envio é da responsabilidade da Renfe)”.
A ocorrência que levou à supressão do serviço de dia 11 “foi numa destas unidades que está a aguardar imobilização para substituição de um destes reservatórios”, adiantando a CP que a automotora “tem circulado com um dos dois WC existentes a bordo fora de serviço”.
“O outro WC, entretanto, ficou fora de serviço em Vigo. Após vinda da unidade à oficina, constatou-se estar com a sanita entupida com o resto do rolo de papel higiénico e bastantes encostos de cabeça dos bancos, por falta de civismo/vandalismo na utilização do mesmo”, disse fonte da CP.
A limpeza do comboio Celta em Espanha é da responsabilidade da Renfe, em Vigo, e em Portugal cabe à CP, sendo efetuada no Porto, adiantou a transportadora portuguesa.
Sobre este tema, a empresa espanhola afirmou apenas que “os comboios Celta são um serviço prestado em colaboração da Renfe com a Comboios de Portugal (CP)”.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.