Logo
Regional

Exportações em Valença registam “uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte”

17 Maio, 2023 | 10:49
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A taxa de exportações em Valença cresceu 28% em 2022 face ao ano transato, 2021. Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia de Valença, em 2022 as empresas valencianas fizeram vendas ao exterior no valor de aproximadamente 151 milhões de euros, enquanto que em 2021 o valor se situou nos 118 milhões de euros. “Este aumento percentual, nas exportações em Valença, é uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte do país”, afirmou o Município.

O grande volume das vendas ao exterior destinou-se ao mercado da União Europeia com cerca de 145 milhões de euros, ficando 6 milhões de euros para o comércio com países fora da União Europeia.

Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “os números divulgados pelo INE são um indicador claro da maior dinamização económica do concelho de Valença, no ano 2022, nomeadamente da atividade industrial do Parque Empresarial e Logístico de Valença. O aumento de perto de 35 milhões de euros faturados ao mercado externo pelas empresas sediadas em Valença, durante o ano transato, contribuiu decisivamente para a geração de riqueza no nosso concelho e na nossa região, por via da internacionalização”, considerou, destacando ainda o empenho do Município em relação à “valorização e ao alargamento do Parque Empresarial e Logístico de Valença e na captação de investimento privado de valor acrescentado para a economia local, que conduza à criação de emprego mais qualificado”.

Atualmente, o número de empresas exportadoras em Valença está em 211.  O maior volume exportador situa-se, sobretudo, na área dos componentes para a indústria automóvel.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.