Logo
Regional

Exportações em Valença registam “uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte”

17 Maio, 2023 | 10:49
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A taxa de exportações em Valença cresceu 28% em 2022 face ao ano transato, 2021. Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia de Valença, em 2022 as empresas valencianas fizeram vendas ao exterior no valor de aproximadamente 151 milhões de euros, enquanto que em 2021 o valor se situou nos 118 milhões de euros. “Este aumento percentual, nas exportações em Valença, é uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte do país”, afirmou o Município.

O grande volume das vendas ao exterior destinou-se ao mercado da União Europeia com cerca de 145 milhões de euros, ficando 6 milhões de euros para o comércio com países fora da União Europeia.

Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “os números divulgados pelo INE são um indicador claro da maior dinamização económica do concelho de Valença, no ano 2022, nomeadamente da atividade industrial do Parque Empresarial e Logístico de Valença. O aumento de perto de 35 milhões de euros faturados ao mercado externo pelas empresas sediadas em Valença, durante o ano transato, contribuiu decisivamente para a geração de riqueza no nosso concelho e na nossa região, por via da internacionalização”, considerou, destacando ainda o empenho do Município em relação à “valorização e ao alargamento do Parque Empresarial e Logístico de Valença e na captação de investimento privado de valor acrescentado para a economia local, que conduza à criação de emprego mais qualificado”.

Atualmente, o número de empresas exportadoras em Valença está em 211.  O maior volume exportador situa-se, sobretudo, na área dos componentes para a indústria automóvel.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais
Terça-feira
04 Abr
Terça-feira
11 Abr
Terça-feira
18 Abr
Terça-feira
25 Abr
Terça-feira
02 Mai

Notícias

Opinião 22 Maio, 2023

OPINIÃO: Ganhar o futuro no presente 

O futuro do planeta ganha-se ou perde-se no presente, pelo que a capacidade de agirmos coletivamente será determinante para o sucesso de medidas promotoras da  almejada sustentabilidade social, económica e ambiental. O desenvolvimento  harmonioso dos territórios, gerador de uma efetiva igualdade de oportunidades, surge, assim, como a premissa maior de um progresso civilizacional sonhado e desejado.  

Regional 28 Maio, 2023

População de São Pedro da Torre está contra o encerramento da passagem de nível

A população de São Pedro da Torre, no município de Valença, está contra o encerramento da passagem de nível (PN). Como forma de protesto, foram já afixados vários cartazes, entre os exemplos, "sem alternativa não há encerramento" no local.

Regional 27 Maio, 2023

Presidente da República garante que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa”

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ontem em Viana do Castelo e considerou que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa, por causa dos que estão a investir, a lançar, a trabalhar nas empresas e por causa de todos aqueles que os apoiam”, deixando palavras de incentivo e elogio ao dinamismo dos empresários locais.

Regional 27 Maio, 2023

Playday Família comemora o Dia Mundial do Brincar em Viana do Castelo

Este domingo, 28 de maio, o Playday Família vai comemorar o Dia Mundial do Brincar, no Jardim da Marina, entre as 10h00 e as 13h00. 

Regional 27 Maio, 2023

Festas de São João de Braga com dois novos espaços na Praça do Município e Pópulo

Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.

Regional 26 Maio, 2023

Ponte da Barca promove fim de semana gastronómico e elege Rainha das Vindimas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, vai promover, este fim de semana, dias 27 e 28 de maio, uma edição alargada dos Domingos Gastronómicos com um fim de semana inteiro dedicado à Posta Barrosã, prato típico da região servido com “arroz malandro” ou “batata a murro”.

Nacional 26 Maio, 2023

ISN realiza primeiro OPEN DAY para a Certificação de Nadadores-salvadores

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) vai realizar o primeiro OPEN DAY para a execução do Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT) para nadadores-salvadores, no dia 01 de junho, na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, no concelho do Barreiro.

Nacional 26 Maio, 2023

GNR comemorou o Dia do Guarda-Florestal

A Guarda Nacional Republicana comemorou ontem, dia 25 de maio, o dia do Guarda-Florestal, adaptando um conjunto de eventos alusivos às comemorações deste dia no Parque Ecológico da Venda do Pinheiro, na Malveira, visando assinalar a data e reforçando a respetiva imagem institucional, garantindo a devida solenidade e dignidade de que são plenamente merecedores todos os elementos desta carreira profissional.