Logo
Regional

Exportações em Valença registam “uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte”

17 Maio, 2023 | 10:49
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A taxa de exportações em Valença cresceu 28% em 2022 face ao ano transato, 2021. Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia de Valença, em 2022 as empresas valencianas fizeram vendas ao exterior no valor de aproximadamente 151 milhões de euros, enquanto que em 2021 o valor se situou nos 118 milhões de euros. “Este aumento percentual, nas exportações em Valença, é uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte do país”, afirmou o Município.

O grande volume das vendas ao exterior destinou-se ao mercado da União Europeia com cerca de 145 milhões de euros, ficando 6 milhões de euros para o comércio com países fora da União Europeia.

Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “os números divulgados pelo INE são um indicador claro da maior dinamização económica do concelho de Valença, no ano 2022, nomeadamente da atividade industrial do Parque Empresarial e Logístico de Valença. O aumento de perto de 35 milhões de euros faturados ao mercado externo pelas empresas sediadas em Valença, durante o ano transato, contribuiu decisivamente para a geração de riqueza no nosso concelho e na nossa região, por via da internacionalização”, considerou, destacando ainda o empenho do Município em relação à “valorização e ao alargamento do Parque Empresarial e Logístico de Valença e na captação de investimento privado de valor acrescentado para a economia local, que conduza à criação de emprego mais qualificado”.

Atualmente, o número de empresas exportadoras em Valença está em 211.  O maior volume exportador situa-se, sobretudo, na área dos componentes para a indústria automóvel.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.