O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, três propostas que totalizam um valor que ascende a quase 370 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. A proposta mais elevada, num valor de 169.730 euros, corresponde a Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante e vai beneficiar oito freguesias.
Assim, foram atribuídos 6.900 euros à Areosa, para a construção de muro para reperfilamento de troço na Rua do Constantino. Para Freixieiro de Soutelo, foram atribuídos 25.000 euros para a 1ª fase da requalificação da Rua de Grovas.
À freguesia de Perre serão entregues 51.800 euros para a repavimentação do Caminho Parente das Viúvas e Loteamento do Gigante e à União de Freguesias de Cardielos e Serreleis 19.400 euros para a conclusão de aquisição de viatura para transporte escolar.
Foram ainda decididos 15.000 euros para Mazarefes e Vila Fria, para a segunda fase de aquisição de viatura para transporte escolar, 18.300 euros para Barroselas e Carvoeiro, para execução de muro na Rua de Teixe, em Barroselas.
Vila Nova de Anha irá receber 14.300 euros para infraestruturação e pavimentação da Rua e Travessa Vinhas Velhas e ainda 10.000 euros para obras de requalificação na sede do Agrupamento de Escuteiros CNE nº 452 – instalações do Centro Social e Paroquial. A freguesia de Vila Franca vai receber 9.030 euros para rede pluvial no Caminho da Raposeira.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos totaliza 158.675 euros e integra, para a Areosa, 40.000 euros para a terceira fase da ampliação da Casa Mortuária e 10.000 euros para o parque infantil junto ao Salão Paroquial da Areosa.
Para Lanheses, foram aprovados 36.000 euros para a conclusão de obras no cemitério que integram a execução de infraestruturas, arranjos interiores e exteriores.
Para a Montaria foram deliberados 35.000 euros para a primeira fase da construção da Casa Mortuária e 7.675 euros para a obra de adaptação de espaço para instalação de caixa multibanco na sede da Junta de Freguesia.
Já para a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela foram aprovados 30.000 euros para a 8ª fase da remodelação e ampliação do edifício do polo da Meadela.
Por fim, foi aprovada a proposta de Apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos, no valor de 41.325 euros, que inclui 25.000 euros para Chafé para a 1ª fase da elaboração do estudo prévio para a requalificação e modernização do espaço público da urbanização da Amorosa e 16.325 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, para a elaboração de projeto da Frente Fluvial entre o Lugar da Passagem e a Capela da Sra. Das Candeias, Moreira de Geraz do Lima – Requalificação de margens, espaço envolvente e equipamentos de apoio – 1ª fase.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.