O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, três propostas que totalizam um valor que ascende a quase 370 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. A proposta mais elevada, num valor de 169.730 euros, corresponde a Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante e vai beneficiar oito freguesias.
Assim, foram atribuídos 6.900 euros à Areosa, para a construção de muro para reperfilamento de troço na Rua do Constantino. Para Freixieiro de Soutelo, foram atribuídos 25.000 euros para a 1ª fase da requalificação da Rua de Grovas.
À freguesia de Perre serão entregues 51.800 euros para a repavimentação do Caminho Parente das Viúvas e Loteamento do Gigante e à União de Freguesias de Cardielos e Serreleis 19.400 euros para a conclusão de aquisição de viatura para transporte escolar.
Foram ainda decididos 15.000 euros para Mazarefes e Vila Fria, para a segunda fase de aquisição de viatura para transporte escolar, 18.300 euros para Barroselas e Carvoeiro, para execução de muro na Rua de Teixe, em Barroselas.
Vila Nova de Anha irá receber 14.300 euros para infraestruturação e pavimentação da Rua e Travessa Vinhas Velhas e ainda 10.000 euros para obras de requalificação na sede do Agrupamento de Escuteiros CNE nº 452 – instalações do Centro Social e Paroquial. A freguesia de Vila Franca vai receber 9.030 euros para rede pluvial no Caminho da Raposeira.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos totaliza 158.675 euros e integra, para a Areosa, 40.000 euros para a terceira fase da ampliação da Casa Mortuária e 10.000 euros para o parque infantil junto ao Salão Paroquial da Areosa.
Para Lanheses, foram aprovados 36.000 euros para a conclusão de obras no cemitério que integram a execução de infraestruturas, arranjos interiores e exteriores.
Para a Montaria foram deliberados 35.000 euros para a primeira fase da construção da Casa Mortuária e 7.675 euros para a obra de adaptação de espaço para instalação de caixa multibanco na sede da Junta de Freguesia.
Já para a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela foram aprovados 30.000 euros para a 8ª fase da remodelação e ampliação do edifício do polo da Meadela.
Por fim, foi aprovada a proposta de Apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos, no valor de 41.325 euros, que inclui 25.000 euros para Chafé para a 1ª fase da elaboração do estudo prévio para a requalificação e modernização do espaço público da urbanização da Amorosa e 16.325 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, para a elaboração de projeto da Frente Fluvial entre o Lugar da Passagem e a Capela da Sra. Das Candeias, Moreira de Geraz do Lima – Requalificação de margens, espaço envolvente e equipamentos de apoio – 1ª fase.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.