O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, três propostas que totalizam um valor que ascende a quase 370 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. A proposta mais elevada, num valor de 169.730 euros, corresponde a Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante e vai beneficiar oito freguesias.
Assim, foram atribuídos 6.900 euros à Areosa, para a construção de muro para reperfilamento de troço na Rua do Constantino. Para Freixieiro de Soutelo, foram atribuídos 25.000 euros para a 1ª fase da requalificação da Rua de Grovas.
À freguesia de Perre serão entregues 51.800 euros para a repavimentação do Caminho Parente das Viúvas e Loteamento do Gigante e à União de Freguesias de Cardielos e Serreleis 19.400 euros para a conclusão de aquisição de viatura para transporte escolar.
Foram ainda decididos 15.000 euros para Mazarefes e Vila Fria, para a segunda fase de aquisição de viatura para transporte escolar, 18.300 euros para Barroselas e Carvoeiro, para execução de muro na Rua de Teixe, em Barroselas.
Vila Nova de Anha irá receber 14.300 euros para infraestruturação e pavimentação da Rua e Travessa Vinhas Velhas e ainda 10.000 euros para obras de requalificação na sede do Agrupamento de Escuteiros CNE nº 452 – instalações do Centro Social e Paroquial. A freguesia de Vila Franca vai receber 9.030 euros para rede pluvial no Caminho da Raposeira.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos totaliza 158.675 euros e integra, para a Areosa, 40.000 euros para a terceira fase da ampliação da Casa Mortuária e 10.000 euros para o parque infantil junto ao Salão Paroquial da Areosa.
Para Lanheses, foram aprovados 36.000 euros para a conclusão de obras no cemitério que integram a execução de infraestruturas, arranjos interiores e exteriores.
Para a Montaria foram deliberados 35.000 euros para a primeira fase da construção da Casa Mortuária e 7.675 euros para a obra de adaptação de espaço para instalação de caixa multibanco na sede da Junta de Freguesia.
Já para a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela foram aprovados 30.000 euros para a 8ª fase da remodelação e ampliação do edifício do polo da Meadela.
Por fim, foi aprovada a proposta de Apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos, no valor de 41.325 euros, que inclui 25.000 euros para Chafé para a 1ª fase da elaboração do estudo prévio para a requalificação e modernização do espaço público da urbanização da Amorosa e 16.325 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, para a elaboração de projeto da Frente Fluvial entre o Lugar da Passagem e a Capela da Sra. Das Candeias, Moreira de Geraz do Lima – Requalificação de margens, espaço envolvente e equipamentos de apoio – 1ª fase.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.