Logo
Regional

Executivo de Viana do Castelo aprova quase 200 mil euros para apoios às Juntas e Uniões de Freguesia

19 Setembro, 2023 | 12:18
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O executivo municipal aprovou ontem, em reunião ordinária, um conjunto de propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho no valor global de 195.950 euros.

A fatia maior aprovada pelo executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai para a proposta Apoio às Juntas e Uniões de Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, que ascende a 151.680 euros, beneficiando seis freguesias.

Para Alvarães, foram aprovados 20.000 euros para a 2ª fase da aquisição de terreno para construção da Unidade de Saúde de Alvarães.

Para Chafé foram aprovados 9.000 euros para a elaboração de projeto para a Casa da Cultura.

A freguesia de Lanheses irá receber 17.680 euros para obras de refuncionalização de edifício da antiga sede da Junta, que irá proporcionar a instalação de ATM. Já Mujães irá receber 30.000 euros para a 3ª fase da ampliação do Cemitério.

Para São Romão de Neiva, foram aprovados 25.000 euros para a 1ª fase de instalação de parque infantil e de fitness e para Vila de Punhe 50.000 euros para a 2ª fase da requalificação do Cemitério.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, estes apoios surgem para “alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, valorizando e garantindo convergência de meios e otimização de recursos, na garantia da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes”.

Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante implica 39.700 euros para duas freguesias, nomeadamente Outeiro, com 4.700 euros, para reperfilamento do Caminho da Lagarteira, e Vila Nova de Anha, com 35.000 euros, para a conclusão de execução de passeios e estacionamento na Avenida do Cruzeiro.

“Apesar dos progressos assinaláveis, o executivo municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia pretendem dar pretendem dar continuidade à forte política de investimento, concretizando ações e obras de construção de novas vias e obras de arte, reperfilamento da rede viária e obras de arte existentes, requalificação de pavimentos, execução de novas e requalificação de interseções existentes, construção e requalificação de espaços pedonais existentes, ampliação estrutural da rede de ciclovias e ecovias, construção e requalificação de espaços de estacionamento e infraestruturas de transportes públicos/coletivos (baias e paragens), supressão de passagens de nível (construção de passagens inferiores e superiores rodoviárias e
pedonais) e implementação de um extenso plano de sinalização horizontal (pinturas) e vertical (sinais), dedicando no Plano de

Atividades e Orçamento de 2023, para o efeito, mais de 8,1 milhões de euros que, concluído, permitirá elevar os níveis de segurança da estrutura/rede viária do concelho e a qualidade de vida dos respetivos espaços territoriais”, assegura o autarca na proposta.

Por fim, foi aprovada a proposta de Apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos, que deliberou 4.570 euros para a requalificação da zona envolvente ao alçado posterior do Casino Afifense.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.