O executivo caminhense vai reunir esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal. Entre as propostas, da ordem do dia, estará a votação do procedimento de “Consulta Pública ao Mercado Imobiliário para a Aquisição de Habitação no âmbito do 1.º Direito".
Em votação estará também o aditamento ao contrato inter administrativo entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, os dez Municípios do Alto Minho e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E para estabelecer os termos e o âmbito da colaboração para a requalificação das Unidades de Cuidados de Saúde Primários do Alto Minho.
O Executivo vai ainda aprovar o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Caminha, a Associação de Triatlo de Caminha e a Federação de Triatlo de Portugal para a organização do Triatlo Longo de Caminha 2024, que decorrerá no dia 18 de maio.
Ainda no âmbito de eventos desportivos, o Executivo caminhense vai também votar o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Caminha e a Associação de Triatlo de Caminha para a organização da VIII Meia Maratona de Caminha e o VI São Silvestre de Caminha em 2024, que decorrerão nos dias 15 de junho e 7 de dezembro, respetivamente.
Da ordem de trabalhos faz parte o início do procedimento do Regulamento de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Caminha. O Executivo ainda vai pronunciar-se sobre a alteração ao Regulamento de Taxas Urbanísticas – consulta Pública. O Executivo vai deliberar sobre a alteração ao Regulamento do Conselho Municipal da Juventude de Caminha – consulta pública. O Executivo vai também pronunciar-se sobre a atualização da Constituição Nominal do Conselho Municipal de Juventude de Caminha.
Em votação estará também o concurso para arrendamento da loja exterior número 2 do Mercado Municipal de Caminha – homologação da ata números 1 e 2 do ato púbico do concurso e, ainda, a abertura de procedimento para o concurso para arrendamento da loja exterior número 2 do Mercado Municipal de Caminha.
Em cima da mesa o alargamento de horário de funcionamento do “Bar Matriz” – ratificação
Por último, o executivo vai votar a alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e Freguesia de Vila Praia de Âncora para realização dos Corsos Carnavalescos Escolares.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.