Logo
Regional

Evento de dimensão internacional dá a conhecer as maravilhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês

15 Maio, 2023 | 15:59
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Academia Internacional de Canyoning Associação (ICA) e a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL) organizam de 15 a 20 de maio de 2023 uma Summit focada no Canyoning, uma modalidade de desporto natureza muito praticada na reserva da biosfera Gerês-Xurés. Esta organização é apoiada pelos Municípios de Ponte da Barca e Terras de Bouro onde esta modalidade tem uma expressão relevante para a economia local.

Este evento pretende discutir os Desportos de Natureza como fator de desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade, através de fóruns, mesas redondas, workshops, segurança, atividades com a comunidade e prática competitiva.

Para além destas instituições juntam-se ainda clubes e associações ligadas à modalidade que apoiam na organização, onde os parceiros empresariais também colaboram com o seu contributo nas várias atividades que decorrem durante 6 dias.

Durante 6 dias podemos encontrar no Canyoning Summit atividades para vários públicos e interesses de onde se destacam: 

 – o fórum empresarial sobre a Diversificação da Oferta no Turismo de Aventura onde várias entidades do setor discutem este fenómeno e as perspetivas futuras;

 – o fórum empresarial sobre Inovação e Segurança do Turismo Ativo onde as empresas e as entidades de proteção civil discutem as atividades em locais de difícil acesso, cenário onde o canyoning acontece e, debater os desafios do futuro e a forma de cooperação;

 – o fórum dos Desafios dos Desportos de Natureza onde várias entidades do setor vão apresentar as suas perspetivas para os próximos anos;

 – a prática de canyoning acessível onde os jovens da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo poderão usufruir destes locais, apoiados por profissionais e empresas do setor;

 – a prática desportiva como fator de desenvolvimento educativo e social, onde vários jovens do agrupamento escolar de Ponte da Barca praticar esta modalidade e desenvolver as suas competências;

 – o evento encerra com uma competição técnica, onde vários atletas vão colocar à prova as suas competências e competir pelo título de campeão do 1º Canyoning Summit.

Durante esta semana estarão presente no PNPG várias entidades do território nacional que passam pelas várias regiões do turismo, GNR, proteção civil, corporações de bombeiros, municípios e conta ainda com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento do Regional, Isabel Ferreira.

Pedro Sousa, Presidente da ICA, destaca que este evento pretende colocar os vários atores do setor a discutir o passado, presente e futuro e olhar para o ativo natural, através desta modalidade, como um fator de desenvolvimento sustentável, mas que é necessário preservar. Destaca ainda a relação do evento com as novas gerações com o objetivo de apoiar o desenvolvimento humano e social dos jovens, apoiado no ativo natural. Foca ainda que é um evento para aproximar instituições, organizações e empresas através da prática desportiva e criar pontes para um futuro mais sustentável e melhor para todos. 

Joel Pereira, Docente da ESDL e especialista no setor, refere que “Pretendemos continuar a organizar e apoiar iniciativas neste âmbito, no âmbito do Desporto para Todos e do Turismo Acessível, democratizando estas atividades de exploração da natureza muito associadas à Natureza e à Aventura tão procuradas no nosso Parque Nacional da Peneda-Gerês.”

Sobre a Academia Internacional de Canyoning Associação (ICA): A ICA é uma organização sem fins lucrativos de pessoas individuais que se foca na formação e qualificação de guias profissionais de canyoning e em atividades de desenvolvimento das regiões de influência desta associação. Com um forte crescimento nos últimos anos e com influência nos principais locais de prática de canyoning no território português, onde a grande maioria das empresas nacionais do setor trabalham com guias desta associação, encontra-se agora numa fase de crescimento mundial, com presença em Espanha (Galicia e Maiorca), Itália, Suiça, Alemanha, Escócia, Luxemburgo, Estados Unidos da América e Nova Zelândia. Destaca-se ainda o forte crescimento no Brasil. 

Mais informações: www.canyoning-summit.com

Foto: Tobogã.pt – Portugal Adventure Tours

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Alunas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, na sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.