13 eventos desportivos vão dar corpo ao Calendário Desportivo da Eurocidade, para 2025. As 13 atividades desportivas âncora, da 13º edição do calendário desportivo conjunto da eurocidade, pretendem consolidar um projeto desportivo comum que é único na Europa.
As actividades são organizadas por diferentes associações desportivas de Tui e Valença, bem como por empresas especializadas e contam com o respaldo institucional e o financiamento da Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui.
O ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e do Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro González e dos vereadores do desporto de Valença, Arlindo Sousa e do Concejal de Tui, Rafael Estévez, bem como de representantes do movimento associativo.
Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “este calendário desportivo, que pretendemos reforçar e consolidar, só é possível graças ao esforço e determinação deste conjunto de coletividades”.
Para o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, “O desporto é um elemento de dinamização social, cultural e económico da Eurocidade e de promoção deste nosso território”.
𝗖𝗮𝗹𝗲𝗻𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀
8 e 9 de fevereiro- Trail do Monte Aloia
9 de março – Eurocidade BTT
29 de março – TT Eurocidade de Jeeps
5,6 e 7 de abril – Torneio de Minibasket
28 e 29 de junho – Rampa do Monte do Faro
29 de junho – Campeonato Kung Fu
5 e 6 de julho – Torneio de Judo
13 e 14 de setembro – Troféu de Hóquei em Patins
Setembro e Outubro – Torneio de Ténis
19 de outubro – 2 Léguas da Eurocidade
1 e 2 de novembro – Torneio de Baile Desportivo
29 de novembro – Urban Trail Night
𝗖𝗶𝗿𝗰𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗶𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗦𝗮𝘂𝗱𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲
18 de maio – Trilho Entre Vinhas e Vale
26 de julho – Sunset Fortaleza
26 de outubro – Trilho do Adro Velho
23 de novembro – Trilho da Veiga da Mira
Para além dos 13 eventos desportivos âncora e da rede de trilhos saudáveis, a Eurocidade vai promover uma caminhada, no Caminho Português da Costa, desde Caminha a Santiago de Compostela, aos fins de semana, entre 1 de maio e 8 de junho, distribuída por oito etapas.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.