13 eventos desportivos vão dar corpo ao Calendário Desportivo da Eurocidade, para 2025. As 13 atividades desportivas âncora, da 13º edição do calendário desportivo conjunto da eurocidade, pretendem consolidar um projeto desportivo comum que é único na Europa.
As actividades são organizadas por diferentes associações desportivas de Tui e Valença, bem como por empresas especializadas e contam com o respaldo institucional e o financiamento da Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui.
O ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e do Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro González e dos vereadores do desporto de Valença, Arlindo Sousa e do Concejal de Tui, Rafael Estévez, bem como de representantes do movimento associativo.
Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “este calendário desportivo, que pretendemos reforçar e consolidar, só é possível graças ao esforço e determinação deste conjunto de coletividades”.
Para o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, “O desporto é um elemento de dinamização social, cultural e económico da Eurocidade e de promoção deste nosso território”.
𝗖𝗮𝗹𝗲𝗻𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀
8 e 9 de fevereiro- Trail do Monte Aloia
9 de março – Eurocidade BTT
29 de março – TT Eurocidade de Jeeps
5,6 e 7 de abril – Torneio de Minibasket
28 e 29 de junho – Rampa do Monte do Faro
29 de junho – Campeonato Kung Fu
5 e 6 de julho – Torneio de Judo
13 e 14 de setembro – Troféu de Hóquei em Patins
Setembro e Outubro – Torneio de Ténis
19 de outubro – 2 Léguas da Eurocidade
1 e 2 de novembro – Torneio de Baile Desportivo
29 de novembro – Urban Trail Night
𝗖𝗶𝗿𝗰𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗶𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗦𝗮𝘂𝗱𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲
18 de maio – Trilho Entre Vinhas e Vale
26 de julho – Sunset Fortaleza
26 de outubro – Trilho do Adro Velho
23 de novembro – Trilho da Veiga da Mira
Para além dos 13 eventos desportivos âncora e da rede de trilhos saudáveis, a Eurocidade vai promover uma caminhada, no Caminho Português da Costa, desde Caminha a Santiago de Compostela, aos fins de semana, entre 1 de maio e 8 de junho, distribuída por oito etapas.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.