13 eventos desportivos vão dar corpo ao Calendário Desportivo da Eurocidade, para 2025. As 13 atividades desportivas âncora, da 13º edição do calendário desportivo conjunto da eurocidade, pretendem consolidar um projeto desportivo comum que é único na Europa.
As actividades são organizadas por diferentes associações desportivas de Tui e Valença, bem como por empresas especializadas e contam com o respaldo institucional e o financiamento da Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui.
O ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e do Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro González e dos vereadores do desporto de Valença, Arlindo Sousa e do Concejal de Tui, Rafael Estévez, bem como de representantes do movimento associativo.
Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “este calendário desportivo, que pretendemos reforçar e consolidar, só é possível graças ao esforço e determinação deste conjunto de coletividades”.
Para o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, “O desporto é um elemento de dinamização social, cultural e económico da Eurocidade e de promoção deste nosso território”.
𝗖𝗮𝗹𝗲𝗻𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀
8 e 9 de fevereiro- Trail do Monte Aloia
9 de março – Eurocidade BTT
29 de março – TT Eurocidade de Jeeps
5,6 e 7 de abril – Torneio de Minibasket
28 e 29 de junho – Rampa do Monte do Faro
29 de junho – Campeonato Kung Fu
5 e 6 de julho – Torneio de Judo
13 e 14 de setembro – Troféu de Hóquei em Patins
Setembro e Outubro – Torneio de Ténis
19 de outubro – 2 Léguas da Eurocidade
1 e 2 de novembro – Torneio de Baile Desportivo
29 de novembro – Urban Trail Night
𝗖𝗶𝗿𝗰𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗶𝗹𝗵𝗼𝘀 𝗦𝗮𝘂𝗱𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲
18 de maio – Trilho Entre Vinhas e Vale
26 de julho – Sunset Fortaleza
26 de outubro – Trilho do Adro Velho
23 de novembro – Trilho da Veiga da Mira
Para além dos 13 eventos desportivos âncora e da rede de trilhos saudáveis, a Eurocidade vai promover uma caminhada, no Caminho Português da Costa, desde Caminha a Santiago de Compostela, aos fins de semana, entre 1 de maio e 8 de junho, distribuída por oito etapas.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.