O auditório da ESCE Valença - Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui - Francisco Sánchez serão o palco para este evento que contará com oradores de prestígio ibérico e mundial da área da educação.
Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid são alguns dos oradores que se destacam do amplo painel.
Ao longo destes dois dias pretende-se promover a reflexão e a partilha entre estudantes e profissionais de Portugal e Espanha sobre experiências de escolas em regiões de fronteira.
Entre os objetivos do congresso encontra-se analisar os desafios das duas reformas educativas, o desenvolvimento de competências, a avaliação das aprendizagens, a inclusão e o desenho universal da aprendizagem e a profissionalidade docente. Pretende-se, também, promover a reflexão de diferentes profissionais sobre a importâncias de decisões e projetos sustentáveis, bem como a partilha de boas práticas entre escolas e profissionais de Portugal e Espanha.
Este congresso aspira a ser um espaço de reflexão ibérica, escutando as várias vozes, no sentido de construção de uma visão e plano conjunto para a inovação e sustentabilidade. A partir de aqui pretende-se construir alianças sobre sustentabilidade e o património de Eurocidades, bem como estabelecer uma rede de escolas, professores e serviços/programas socioeducativos municipais no contexto de Eurocidades.
O congresso destina-se a professores, estudantes universitários, técnicos municipais, agentes educativos, sindicatos, grupos de inovação e editoras e público em geral que devem efetuar a sua inscrição gratuita através do formulário disponível em https://valedominho.com/inscrever, no Centro de Formação do Vale do Minho ou emhttp://www.edu.junta.gal /centros/cfrvigo/. A participação no congresso será certificada e aprovada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional para os professores, e pela Universidade de Vigo para os demais participantes.
A iniciativa é do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE. Colaboram neste congresso, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Valença, o Concello de Tui, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.