O auditório da ESCE Valença - Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui - Francisco Sánchez serão o palco para este evento que contará com oradores de prestígio ibérico e mundial da área da educação.
Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid são alguns dos oradores que se destacam do amplo painel.
Ao longo destes dois dias pretende-se promover a reflexão e a partilha entre estudantes e profissionais de Portugal e Espanha sobre experiências de escolas em regiões de fronteira.
Entre os objetivos do congresso encontra-se analisar os desafios das duas reformas educativas, o desenvolvimento de competências, a avaliação das aprendizagens, a inclusão e o desenho universal da aprendizagem e a profissionalidade docente. Pretende-se, também, promover a reflexão de diferentes profissionais sobre a importâncias de decisões e projetos sustentáveis, bem como a partilha de boas práticas entre escolas e profissionais de Portugal e Espanha.
Este congresso aspira a ser um espaço de reflexão ibérica, escutando as várias vozes, no sentido de construção de uma visão e plano conjunto para a inovação e sustentabilidade. A partir de aqui pretende-se construir alianças sobre sustentabilidade e o património de Eurocidades, bem como estabelecer uma rede de escolas, professores e serviços/programas socioeducativos municipais no contexto de Eurocidades.
O congresso destina-se a professores, estudantes universitários, técnicos municipais, agentes educativos, sindicatos, grupos de inovação e editoras e público em geral que devem efetuar a sua inscrição gratuita através do formulário disponível em https://valedominho.com/inscrever, no Centro de Formação do Vale do Minho ou emhttp://www.edu.junta.gal /centros/cfrvigo/. A participação no congresso será certificada e aprovada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional para os professores, e pela Universidade de Vigo para os demais participantes.
A iniciativa é do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE. Colaboram neste congresso, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Valença, o Concello de Tui, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.