O auditório da ESCE Valença - Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui - Francisco Sánchez serão o palco para este evento que contará com oradores de prestígio ibérico e mundial da área da educação.
Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid são alguns dos oradores que se destacam do amplo painel.
Ao longo destes dois dias pretende-se promover a reflexão e a partilha entre estudantes e profissionais de Portugal e Espanha sobre experiências de escolas em regiões de fronteira.
Entre os objetivos do congresso encontra-se analisar os desafios das duas reformas educativas, o desenvolvimento de competências, a avaliação das aprendizagens, a inclusão e o desenho universal da aprendizagem e a profissionalidade docente. Pretende-se, também, promover a reflexão de diferentes profissionais sobre a importâncias de decisões e projetos sustentáveis, bem como a partilha de boas práticas entre escolas e profissionais de Portugal e Espanha.
Este congresso aspira a ser um espaço de reflexão ibérica, escutando as várias vozes, no sentido de construção de uma visão e plano conjunto para a inovação e sustentabilidade. A partir de aqui pretende-se construir alianças sobre sustentabilidade e o património de Eurocidades, bem como estabelecer uma rede de escolas, professores e serviços/programas socioeducativos municipais no contexto de Eurocidades.
O congresso destina-se a professores, estudantes universitários, técnicos municipais, agentes educativos, sindicatos, grupos de inovação e editoras e público em geral que devem efetuar a sua inscrição gratuita através do formulário disponível em https://valedominho.com/inscrever, no Centro de Formação do Vale do Minho ou emhttp://www.edu.junta.gal /centros/cfrvigo/. A participação no congresso será certificada e aprovada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional para os professores, e pela Universidade de Vigo para os demais participantes.
A iniciativa é do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE. Colaboram neste congresso, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Valença, o Concello de Tui, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.