O auditório da ESCE Valença - Escola Superior de Ciências Empresariais e o Teatro Municipal de Tui - Francisco Sánchez serão o palco para este evento que contará com oradores de prestígio ibérico e mundial da área da educação.
Ariana Cosme, Antonio Bolívar, António Sampaio da Nóvoa, Juan Manuel Moreno Olmedilla, José Moya Otero, Xosé Manuel Cid são alguns dos oradores que se destacam do amplo painel.
Ao longo destes dois dias pretende-se promover a reflexão e a partilha entre estudantes e profissionais de Portugal e Espanha sobre experiências de escolas em regiões de fronteira.
Entre os objetivos do congresso encontra-se analisar os desafios das duas reformas educativas, o desenvolvimento de competências, a avaliação das aprendizagens, a inclusão e o desenho universal da aprendizagem e a profissionalidade docente. Pretende-se, também, promover a reflexão de diferentes profissionais sobre a importâncias de decisões e projetos sustentáveis, bem como a partilha de boas práticas entre escolas e profissionais de Portugal e Espanha.
Este congresso aspira a ser um espaço de reflexão ibérica, escutando as várias vozes, no sentido de construção de uma visão e plano conjunto para a inovação e sustentabilidade. A partir de aqui pretende-se construir alianças sobre sustentabilidade e o património de Eurocidades, bem como estabelecer uma rede de escolas, professores e serviços/programas socioeducativos municipais no contexto de Eurocidades.
O congresso destina-se a professores, estudantes universitários, técnicos municipais, agentes educativos, sindicatos, grupos de inovação e editoras e público em geral que devem efetuar a sua inscrição gratuita através do formulário disponível em https://valedominho.com/inscrever, no Centro de Formação do Vale do Minho ou emhttp://www.edu.junta.gal /centros/cfrvigo/. A participação no congresso será certificada e aprovada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional para os professores, e pela Universidade de Vigo para os demais participantes.
A iniciativa é do Projecto Atlántida, EIP, Universidade do Porto e CIIE. Colaboram neste congresso, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Valença, o Concello de Tui, a Diputación Provincial de Pontevedra, a Xunta de Galicia e os Ministérios da Educação de Portugal e Espanha.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.