Logo
Nacional

Estudo: Portugueses consideram que apoios à investigação científica na área da saúde são insuficientes

26 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Apenas 3 em cada 10 portugueses se consideram bem informados sobre aquilo que são as principais investigações e inovações científicas na área da Saúde realizadas em Portugal. Esta é uma das principais conclusões do estudo "Perceções e expectativas dos portugueses sobre a Ciência", que avalia o nível de conhecimento e de interesse dos portugueses na Ciência.

Em Portugal, os apoios à investigação científica na área da saúde são, de acordo com os portugueses, insuficientes para as necessidades existentes. Esta posição ajuda a justificar que cerca de dois terços dos inquiridos considerem que, apesar de Portugal ter grandes cientistas, muitos têm de sair do País para conseguirem continuar a desenvolver o seu trabalho de investigação.

Apesar de quase 30% dos portugueses se considerarem mal informados sobre temas relacionados com a Ciência, 74,7% dos inquiridos afirmam terem por hábito pesquisar, por iniciativa própria, informação relacionada com Ciência, Saúde e novos desenvolvimentos científicos.

A busca faz-se, sobretudo, através da Internet (82,8%), em particular nos motores de busca e páginas generalistas, com 23,9% dos inquiridos a referirem utilizar já ferramentas de Inteligência Artificial para este tipo de procura. Aqui, as Redes Sociais são o canal cuja credibilidade é considerada “mais duvidosa”, enquanto as Publicações Científicas e as páginas de Internet oficiais acabam por ser, sem surpresa, as mais credíveis. Para metade dos inquiridos, a informação disponibilizada pelos motores de busca é também vista, por vezes, como duvidosa.

Na opinião da maioria dos portugueses, a Inteligência Artificial foi a área que mais evoluiu nos últimos 25 anos (77,5%) e será também aquela em que se registarão maiores desenvolvimentos nos próximos 25 anos (85,8%).

A Saúde surge, de forma destacada como a área pela qual os portugueses manifestam maior interesse, seguindo-se Ciência e Novas Tecnologias; sendo que Cultura completa o top 3 – a área da política acaba por ser a área à qual os portugueses apresentam menor interesse.

Só três em cada 10 inquiridos afirmam conhecer algum cientista ou alguém que se tenha destacado na área da ciência, e quando lhes perguntam quais as entidades ou instituições que lhes vêm à cabeça quando pensam em ciência, 20% não conseguem referir nenhuma. A Fundação Champalimaud (35,6%) é a Entidade ou Instituição portuguesa que os inquiridos mais se recordam quando pensam em “Ciência” e os cientistas portugueses mais referidos são Egas Moniz, António Damásio e  Sobrinho Simões.

A questão da comunicação em ciência é também referida, com mais de metade dos portugueses (55,5%) a considerarem que a forma como o conhecimento e os novos desenvolvimentos científicos são comunicados é tendencialmente difícil de compreender para a generalidade das pessoas.

Os resultados do inquérito, realizado pela Spirituc, para a AstraZeneca Portugal, foram apresentados no evento que assinalou os 25 anos da farmacêutica, que serviu também de palco para uma reflexão sobre o papel da Ciência na Saúde no passado, presente e futuro. O evento assinalou, ainda, o Dia Mundial da Ciência, que se celebra a 24 de novembro.

Ficha técnica do estudo:

Estudo de natureza quantitativa, alicerçado na aplicação de questionários online através de sistema CAWI (Computer Assisted Web Interviewing), com um total de 1007 questionários, completos, válidos, de indivíduos residentes em território nacional, com idade igual ou superior a 18 anos, uma amostra global que corresponde uma margem de erro de 3,09% para um intervalo de confiança de 95%.

O trabalho de campo (recolha de informação) decorreu entre os dias 17 de outubro e 05 de novembro de 2024.

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global, de cariz científico, que se dedica à descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição médica nas áreas de Oncologia, Doenças Raras e Biofarmacêutica, incluindo Cardiovascular, Renal & Metabólica e Respiratória & Imunológica. Com sede em Cambridge, no Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e os seus medicamentos inovadores são utilizados por milhões de doentes a nível mundial. Para mais informações, visite www.astrazeneca.com e www.astrazeneca.pt.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.

Regional 28 Janeiro, 2026

Homem resgatado em Monção após ficar isolado pela subida do rio Minho

Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizam treino de resgate na Serra da Estrela

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.