Logo
Nacional

Estudo: Portugueses consideram que apoios à investigação científica na área da saúde são insuficientes

26 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Apenas 3 em cada 10 portugueses se consideram bem informados sobre aquilo que são as principais investigações e inovações científicas na área da Saúde realizadas em Portugal. Esta é uma das principais conclusões do estudo "Perceções e expectativas dos portugueses sobre a Ciência", que avalia o nível de conhecimento e de interesse dos portugueses na Ciência.

Em Portugal, os apoios à investigação científica na área da saúde são, de acordo com os portugueses, insuficientes para as necessidades existentes. Esta posição ajuda a justificar que cerca de dois terços dos inquiridos considerem que, apesar de Portugal ter grandes cientistas, muitos têm de sair do País para conseguirem continuar a desenvolver o seu trabalho de investigação.

Apesar de quase 30% dos portugueses se considerarem mal informados sobre temas relacionados com a Ciência, 74,7% dos inquiridos afirmam terem por hábito pesquisar, por iniciativa própria, informação relacionada com Ciência, Saúde e novos desenvolvimentos científicos.

A busca faz-se, sobretudo, através da Internet (82,8%), em particular nos motores de busca e páginas generalistas, com 23,9% dos inquiridos a referirem utilizar já ferramentas de Inteligência Artificial para este tipo de procura. Aqui, as Redes Sociais são o canal cuja credibilidade é considerada “mais duvidosa”, enquanto as Publicações Científicas e as páginas de Internet oficiais acabam por ser, sem surpresa, as mais credíveis. Para metade dos inquiridos, a informação disponibilizada pelos motores de busca é também vista, por vezes, como duvidosa.

Na opinião da maioria dos portugueses, a Inteligência Artificial foi a área que mais evoluiu nos últimos 25 anos (77,5%) e será também aquela em que se registarão maiores desenvolvimentos nos próximos 25 anos (85,8%).

A Saúde surge, de forma destacada como a área pela qual os portugueses manifestam maior interesse, seguindo-se Ciência e Novas Tecnologias; sendo que Cultura completa o top 3 – a área da política acaba por ser a área à qual os portugueses apresentam menor interesse.

Só três em cada 10 inquiridos afirmam conhecer algum cientista ou alguém que se tenha destacado na área da ciência, e quando lhes perguntam quais as entidades ou instituições que lhes vêm à cabeça quando pensam em ciência, 20% não conseguem referir nenhuma. A Fundação Champalimaud (35,6%) é a Entidade ou Instituição portuguesa que os inquiridos mais se recordam quando pensam em “Ciência” e os cientistas portugueses mais referidos são Egas Moniz, António Damásio e  Sobrinho Simões.

A questão da comunicação em ciência é também referida, com mais de metade dos portugueses (55,5%) a considerarem que a forma como o conhecimento e os novos desenvolvimentos científicos são comunicados é tendencialmente difícil de compreender para a generalidade das pessoas.

Os resultados do inquérito, realizado pela Spirituc, para a AstraZeneca Portugal, foram apresentados no evento que assinalou os 25 anos da farmacêutica, que serviu também de palco para uma reflexão sobre o papel da Ciência na Saúde no passado, presente e futuro. O evento assinalou, ainda, o Dia Mundial da Ciência, que se celebra a 24 de novembro.

Ficha técnica do estudo:

Estudo de natureza quantitativa, alicerçado na aplicação de questionários online através de sistema CAWI (Computer Assisted Web Interviewing), com um total de 1007 questionários, completos, válidos, de indivíduos residentes em território nacional, com idade igual ou superior a 18 anos, uma amostra global que corresponde uma margem de erro de 3,09% para um intervalo de confiança de 95%.

O trabalho de campo (recolha de informação) decorreu entre os dias 17 de outubro e 05 de novembro de 2024.

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global, de cariz científico, que se dedica à descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição médica nas áreas de Oncologia, Doenças Raras e Biofarmacêutica, incluindo Cardiovascular, Renal & Metabólica e Respiratória & Imunológica. Com sede em Cambridge, no Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e os seus medicamentos inovadores são utilizados por milhões de doentes a nível mundial. Para mais informações, visite www.astrazeneca.com e www.astrazeneca.pt.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Abril, 2025

Viana do Castelo: Queima do Judas realiza-se este sábado no Campo d`Agonia

Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.

Nacional 19 Abril, 2025

GNR registou 1.547 acidentes desde o início da Operação Páscoa

Mais de 1.500 acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois mortos, 30 feridos graves e 447 feridos ligeiros, foram registados pela GNR durante a Operação Páscoa 2025, que começou na sexta-feira, segundo um balanço provisório.

Regional 18 Abril, 2025

Voleibol Clube de Viana permite reviravolta e desce para a 2ª Divisão

O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)

Regional 18 Abril, 2025

Autarquia de Cerveira reforça iluminação pública no centro histórico

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.

Regional 18 Abril, 2025

D. João Lavrador: “Estamos muito presos à sinceridade das nossas opiniões”

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões no mundo de hoje, sublinhando que "estar em comunidade é estar em serviço".

Regional 18 Abril, 2025

Governo autorizou despesa para reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora

O Governo autorizou que a Direção-Geral dos Serviços Marítimos assuma a despesa de 565 mil euros com o projeto de execução, estudo de impacto ambiental e análise custo-benefício da reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora.

Regional 18 Abril, 2025

IPVC com 9 unidades de investigação muito bem classificadas em áreas estratégicas

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.