Logo
Regional

Estudo de reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora já está concluído

20 Junho, 2023 | 15:59
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, informou a Câmara Municipal de Caminha que o Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora já se encontra concluído. A apresentação do Estudo e respetivo debate com o município, junta de freguesia e a comunidade de pescadores locais é no próximo dia 6 de julho, às 14h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

A reconfiguração do Portinho tem por objetivo minimizar as condições de assoreamento verificadas e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, assim como, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso, permitindo assim, que os operadores e armadores consigam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições.

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, referiu que: “este é um estudo aguardado e ansiado há mais de uma década. Vila Praia de Âncora e os seus pescadores necessitam efetivamente de uma resposta que lhes permita trabalhar em segurança, em maiores períodos de tempo, mas este estudo permitirá também atrair os armadores que, sendo locais, fruto das condições do atual porto de mar têm de operar e descarregar em
Espanha, levando toda uma economia para o país vizinho. Este estudo é mais um passo dado na concretização de um objetivo que é partilhado também pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, que sempre pugnou por este trabalho.”

Recorde-se que, em maio de 2021, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.

“Com este estudo em mãos teremos agora a possibilidade de lutar por meios de financiamento para a concretização do projeto que vier a ser escolhido como a solução mais viável e eficaz para a comunidade piscatória. Teremos todos de saber trabalhar em conjunto: Governo, Câmara Municipal e organismos desconcentrados do Estado por forma a encontrarmos os mecanismos que materializem o estudo no terreno”, referiu ainda Rui Lages.

A sessão de apresentação decorrerá no próximo dia 6 de julho, quarta-feira, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e conta ainda com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Dragagem no porto de Viana do Castelo retomada após suspensão por mau tempo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.