O Centro Humanitário Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM-CVP), em Viana do Castelo, recebeu uma ambulância cedida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que entrará ao serviço ainda esta semana. A aquisição resulta de um protocolo, estabelecido no primeiro dia do ano, entre o CHAM-CVP e o INEM para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM), a sediar na Estrutura de Emergência de Neiva.
Hernâni Bezerra, diretor do CHAM- CVP, diz que “esta nova resposta surge como reconhecimento de anos de investimento na emergência pré-hospitalar por parte da CVP, e mais concretamente da Estrutura de Neiva”. Apesar de este novo meio ter chegado apenas este ano, “a Estrutura Operacional de Neiva tem, 24 horas por dia, há mais de 22 anos, equipas de Emergência Pré-Hospitalar a trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas”, recordou.
A implementação deste novo PEM no concelho de Viana do Castelo “era urgente e vem reforçar a resposta em situação de emergência, única na margem esquerda do rio Lima”, reforçou o diretor do CHAM-CVP. Hernâni Bezerra enalteceu ainda o apoio que tem sido prestado pelo Município de Viana do Castelo, anunciando que “está a ser preparado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CHAM-CVP, para apoiar a implementação e reforço de mais esta resposta de emergência no concelho”.
O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então. Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM.
Viana do Castelo conta agora com dois Postos de Emergência Médica do INEM. Um deles está a funcionar nos Bombeiros Voluntários de Viana. O outro, desde janeiro, a funcionar na Estrutura de Emergência de Neiva do CHAM-CVP. O concelho conta ainda com uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) do INEM sediada no Hospital Santa Luzia.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.