O Centro Humanitário Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM-CVP), em Viana do Castelo, recebeu uma ambulância cedida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que entrará ao serviço ainda esta semana. A aquisição resulta de um protocolo, estabelecido no primeiro dia do ano, entre o CHAM-CVP e o INEM para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM), a sediar na Estrutura de Emergência de Neiva.
Hernâni Bezerra, diretor do CHAM- CVP, diz que “esta nova resposta surge como reconhecimento de anos de investimento na emergência pré-hospitalar por parte da CVP, e mais concretamente da Estrutura de Neiva”. Apesar de este novo meio ter chegado apenas este ano, “a Estrutura Operacional de Neiva tem, 24 horas por dia, há mais de 22 anos, equipas de Emergência Pré-Hospitalar a trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas”, recordou.
A implementação deste novo PEM no concelho de Viana do Castelo “era urgente e vem reforçar a resposta em situação de emergência, única na margem esquerda do rio Lima”, reforçou o diretor do CHAM-CVP. Hernâni Bezerra enalteceu ainda o apoio que tem sido prestado pelo Município de Viana do Castelo, anunciando que “está a ser preparado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CHAM-CVP, para apoiar a implementação e reforço de mais esta resposta de emergência no concelho”.
O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então. Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM.
Viana do Castelo conta agora com dois Postos de Emergência Médica do INEM. Um deles está a funcionar nos Bombeiros Voluntários de Viana. O outro, desde janeiro, a funcionar na Estrutura de Emergência de Neiva do CHAM-CVP. O concelho conta ainda com uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) do INEM sediada no Hospital Santa Luzia.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.