O Centro Humanitário Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM-CVP), em Viana do Castelo, recebeu uma ambulância cedida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que entrará ao serviço ainda esta semana. A aquisição resulta de um protocolo, estabelecido no primeiro dia do ano, entre o CHAM-CVP e o INEM para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM), a sediar na Estrutura de Emergência de Neiva.
Hernâni Bezerra, diretor do CHAM- CVP, diz que “esta nova resposta surge como reconhecimento de anos de investimento na emergência pré-hospitalar por parte da CVP, e mais concretamente da Estrutura de Neiva”. Apesar de este novo meio ter chegado apenas este ano, “a Estrutura Operacional de Neiva tem, 24 horas por dia, há mais de 22 anos, equipas de Emergência Pré-Hospitalar a trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas”, recordou.
A implementação deste novo PEM no concelho de Viana do Castelo “era urgente e vem reforçar a resposta em situação de emergência, única na margem esquerda do rio Lima”, reforçou o diretor do CHAM-CVP. Hernâni Bezerra enalteceu ainda o apoio que tem sido prestado pelo Município de Viana do Castelo, anunciando que “está a ser preparado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CHAM-CVP, para apoiar a implementação e reforço de mais esta resposta de emergência no concelho”.
O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então. Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM.
Viana do Castelo conta agora com dois Postos de Emergência Médica do INEM. Um deles está a funcionar nos Bombeiros Voluntários de Viana. O outro, desde janeiro, a funcionar na Estrutura de Emergência de Neiva do CHAM-CVP. O concelho conta ainda com uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) do INEM sediada no Hospital Santa Luzia.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.