O Centro Humanitário Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM-CVP), em Viana do Castelo, recebeu uma ambulância cedida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que entrará ao serviço ainda esta semana. A aquisição resulta de um protocolo, estabelecido no primeiro dia do ano, entre o CHAM-CVP e o INEM para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM), a sediar na Estrutura de Emergência de Neiva.
Hernâni Bezerra, diretor do CHAM- CVP, diz que “esta nova resposta surge como reconhecimento de anos de investimento na emergência pré-hospitalar por parte da CVP, e mais concretamente da Estrutura de Neiva”. Apesar de este novo meio ter chegado apenas este ano, “a Estrutura Operacional de Neiva tem, 24 horas por dia, há mais de 22 anos, equipas de Emergência Pré-Hospitalar a trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas”, recordou.
A implementação deste novo PEM no concelho de Viana do Castelo “era urgente e vem reforçar a resposta em situação de emergência, única na margem esquerda do rio Lima”, reforçou o diretor do CHAM-CVP. Hernâni Bezerra enalteceu ainda o apoio que tem sido prestado pelo Município de Viana do Castelo, anunciando que “está a ser preparado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CHAM-CVP, para apoiar a implementação e reforço de mais esta resposta de emergência no concelho”.
O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então. Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM.
Viana do Castelo conta agora com dois Postos de Emergência Médica do INEM. Um deles está a funcionar nos Bombeiros Voluntários de Viana. O outro, desde janeiro, a funcionar na Estrutura de Emergência de Neiva do CHAM-CVP. O concelho conta ainda com uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) do INEM sediada no Hospital Santa Luzia.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.