A estilista vianense Isabel Lima participou num desfile de moda, em Nova Iorque, na gala do início das comemorações do dia de Portugal. A apresentação foi muito elogiada pela apresentação temática, que remeteu para valores, símbolos, memórias e património.
Do Minho até ao coração do mundo, Times Square, Isabel Lima esbanjou opulência com um vestido feito à mão, com mais de trinta lenços de Viana comprovando, mais uma vez, que “Viana está na moda”.
“De forma sucinta e radiante dei a perceber a importância do poder da moda como exaltação da cultura e tradição, reinterpretando, com ingredientes de processos tradicionais, roupa para dar felicidade”, contou Isabel Lima, através de uma nota de imprensa. Usando a bandeira da moda com tradição afirmou ainda “que a cultura de um povo se expressa por saberes e costumes, e que os mesmos carregam história, como valores implícitos do trabalho dos artesãos de Viana do Castelo”.

Isabel Lima é uma designer de moda, galardoada e homenageada como profissional de excelência, assumindo a docência na expressão artística, educação visual e tecnológica e técnico de design de moda. Por conta do contexto identitário, as peças trabalhadas artesanalmente, como projeção de cultura e como objetos de comunicação, marcam o sucesso da carreira de Isabel Lima.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.