Logo
Regional

Esposende mantém o nível de excelência na água para consumo humano

27 Setembro, 2022 | 14:23
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A água da torneira em Esposende é 100% segura, revelam os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano relativos a 2021, agora divulgados.

O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em 2021, confirma que a água fornecida na torneira dos Esposendenses apresenta excelente qualidade. 

O indicador de água segura mantém o seu valor nos 100%, podendo garantir-se que a população pode beber água com toda a confiança, graças a um controlo exigente das normas legais e a um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo. Esposende continua, deste modo, a liderar o ranking de Água Segura nos concelhos da região Norte, ao nível do indicador água segura na torneira dos consumidores.

A manutenção deste nível de excelência e a crescente confiança dos Esposendenses na qualidade da água da torneira só é possível através da melhoria continua e eficiente gestão dos serviços e do reconhecimento efetivo, pela comunidade, do seu inestimável valor, numa estratégia articulada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A análise dos dados deste relatório permite retirar um conjunto de conclusões, que ajudam a caracterizar a situação no País no ano de 2021 e a evolução em relação aos anos anteriores. Realça-se a cooperação entre as entidades gestoras Esposende Ambiente e Águas do Norte, a entidade reguladora (ERSAR), a autoridade de saúde, o laboratório e os demais intervenientes no processo de controlo da qualidade da água, que permitiu garantir a proteção da saúde humana.

O regime legal de controlo da qualidade da água suporta-se numa abordagem de avaliação de risco e a Esposende Ambiente respondeu com grande sucesso aos desafios de 2021, com a manutenção da excelência da água da torneira, encontrando-se já a trabalhar para responder às exigências introduzidas pela nova Diretiva europeia, mais direcionadas para as especificidades de cada sistema de abastecimento e que serão transpostas para o direito nacional até ao final do presente ano. 

Em contexto de escassez, os dados sobre a qualidade da água na torneira em Portugal continental ganham particular relevância. Traduzem um enorme esforço operacional das entidades gestoras e dos demais intervenientes, incluindo os serviços de saúde pública e a ERSAR, para que a escassez não se sinta na torneira.

O relatório anual do controlo da qualidade da água referente a 2021 encontra-se disponível para consulta no site da ERSAR, em https://www.ersar.pt/pt/publicacoes/relatorio-anual-do-setor.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.