Integrado na programação Esposende Verão 2022, a zona ribeirinha de Esposende acolhe no próximo domingo, dia 7 de agosto, às 21h30, o Festival Internacional de Folclore, que conta com a participação de alguns dos mais proeminentes grupos etnográficos de Portugal, México, Colômbia, Polónia e Espanha.
Depois de um interregno de vários anos, o festival retomou em 2019 sendo um verdadeiro sucesso. Este espetáculo de artes e tradições do mundo regressa neste período pós pandemia, numa parceria entre o Município de Esposende e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
A anteceder o grande espetáculo da noite, os grupos percorrerão, durante a tarde, as ruas e praças da cidade, onde o perfume das suas cores, ritmos e tradições promete envolver a comunidade e os turistas no típico ambiente festivo e de celebração da etnografia.
Em representação dos ranchos folclóricos do concelho de Esposende, estarão presentes o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro. Ainda no que se refere a grupos portugueses participarão o Grupo Regional de Moreira da Maia e o Grupo de Danças e Cantares O Orfeão da Feira. A nível internacional, o evento vai contar com a Escola de bal de bot DIT I FAT (Espanha), o Folklore Ensemble BYSTRY (Polónia), a Compañia de Danzas de Funza (Colômbia) e a Compañia Mexicana de Danza Folklórica (México).
O folclore volta, deste modo, a estar em destaque neste verão, em Esposende. Com efeito, o Município tem dado enfoque a esta vertente cultural e etnográfica, nomeadamente com a iniciativa “Folclore na Praça”, com espetáculos semanais, durante os meses de julho e agosto, no Largo Dr. Fonseca Lima, no centro da cidade, com os grupos concelhios. Destaque também para o espetáculo “Dança Tradicional e popular, um encontro entre o passado e o presente”, realizado no passado dia 1 de agosto, que marcou o encerramento do “Esposende a Dançar”, realizado na zona ribeirinha de Esposende. Para além de proporcionar a promoção e exibição dos agrupamentos de folclore concelhios, o Município garante também apoio, ao longo de todo o ano, às diversas atividades promovidas pelos próprios grupos folclóricos.
O Festival Internacional de Folclore enquadra-se no âmbito da Operação de Gestão e Animação de Rua nos centros Históricos das ARU´s, financiada pelo Programa Operacional Norte 2020, PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, cumprindo também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.