Logo
Nacional

Esmagadora maioria dos jovens entre os 15 e 24 anos ainda vive com os pais

31 Julho, 2023 | 10:22
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A independência é cada vez mais difícil de alcançar para os jovens portugueses e a esmagadora maioria, entre os 15 e os 24 anos, ainda vive com os pais, apesar dos crescentes níveis de qualificação no país.

Em Portugal, 95% dos jovens entre os 15 e os 24 anos ainda viviam com os pais no ano passado. É o quarto valor mais elevado na União Europeia e quando comparado com a realidade no país há duas décadas (em 2004, eram apenas 86%) traduz “uma mais difícil independência”.

As conclusões constam de um relatório da Pordata divulgado esta segunda-feira e que traça um retrato dos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre terça-feira e domingo em Lisboa.

Em média, os jovens não conseguem sair de casa dos pais até aos 30 anos.

“Há vários fatores que explicam isso”, disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), referindo, como exemplo, as condições de trabalho dos jovens em Portugal.

De acordo com os dados, seis em cada 10 jovens empregados têm vínculos de trabalho precário – uma realidade que afeta 14% dos trabalhadores entre os 25 e 64 anos – e cerca de metade diz estar nessa situação por não conseguir encontrar trabalho permanente.

Portugal é o 5.º país da União Europeia com maior proporção de jovens com vínculos de trabalho precários e posiciona-se em 7.º no que respeita às maiores taxas de desemprego jovem, que afeta um em cada cinco.

O relatório identifica ainda um número significativo de jovens (quase 25%) em situação de pobreza ou exclusão social.

Por outro lado, Gonçalo Saraiva Matias refere a questão da habitação como fator explicativo e recorda um estudo divulgado na quinta-feira pela FFMS, e que confirma a subida do preço das casas.

“Na ultima década, houve o aumento muito grande dos preços da habitação e uma diminuição da oferta. Perante um cenário de empregos precários, empregos mal pagos, e de um aumento muito grande do preço da habitação, é evidente que o numero de jovens a viverem com os pais aumenta e a capacidade de os jovens saírem de casa cedo diminui”, explicou.

Estes indicadores contrastam, no entanto, com os crescentes níveis de qualificação, acima da média europeia. A esmagadora maioria dos jovens entre os 20 e os 24 anos têm, no mínimo, o ensino secundário e 30% concluíram o ensino superior.

“De acordo com a avaliação das competências digitais, a partir de um conjunto de atividades realizadas nos diferentes dispositivos eletrónicos, Portugal encontrava-se em 5.º lugar entre os países da União Europeia em que os jovens, entre os 16 e os 24 anos, apresentam competências digitais básicas ou acima do básico”, acrescenta o relatório.

Ainda assim, Gonçalo Saraiva Matias não considera que a melhoria das qualificações dos jovens e a cada vez maior dificuldade em serem independentes representem cenários contraditórios e entende que explicam o motivo para a emigração de muitos jovens.

“O país ofereceu aos jovens oportunidades de formação que aproveitaram, mas depois não lhes oferece oportunidades no mercado de trabalho e por isso eles saem”, sustentou.

Inverter essa tendência implicaria, por exemplo, “criar condições para os jovens terem bons empregos e bons salários em Portugal” e políticas públicas de habitação sobretudo direcionada aos jovens, defendeu o presidente do Conselho de Administração da FFMS.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Novembro, 2024

“Monção P`ra Vida”: Cartão Sénior Municipal com adesão de 339 munícipes e 23 empresas locais.

A empresa “Combustíveis Pombo, Lda”, bomba de combustíveis situada na EN 101, em Mazedo, aderiu ao Cartão Sénior Municipal “Monção P`ra Vida”, proporcionando a todos os titulares do cartão um desconto de 8 cêntimos/litro em todo o tipo de combustível.

Nacional 22 Novembro, 2024

Chuva e vento forte entre domingo e segunda-feira no norte e centro

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidas entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 22 Novembro, 2024

Homem de 60 anos detido em Monção por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, deteve um homem de 60 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Monção.

Regional 21 Novembro, 2024

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres assinalado em Viana do Castelo

Na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Regional 21 Novembro, 2024

Camião com matrícula falsa apreendido pela GNR de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento de Trânsito, identificou um homem de 50 anos por falsificação de matrícula, no concelho de Viana do Castelo.

Regional 21 Novembro, 2024

Comédias do Minho apresenta “O Duelo e Outras Histórias” a crianças e famílias

As Comédias do Minho apresentam, este sábado, dia 23, às 11 horas, no Cineteatro, em Vila Nova de Cerveira, a sessão "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.

Desporto 21 Novembro, 2024

Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui pretende ultrapassar os 500 participantes

O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.