Logo
Regional

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC comemora 37º aniversário

10 Janeiro, 2023 | 12:09
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A ESTG-IPVC celebrou o aniversário numa cerimónia direcionada ao futuro. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo defendeu a flexibilização curricular e a inovação pedagógica como elementos cruciais para o sucesso das Instituições de Ensino Superior. O futuro Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar e a nova residência académica também marcaram os discursos do 37.º aniversário da instituição.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), tem feito um trabalho e um percurso de sucesso, que se deve a todos quantos passaram e continuam na instituição. Foi assim que o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, definiu os 37 anos de existência da ESTG-IPVC, durante a cerimónia que decorreu ontem à tarde, na Biblioteca Barbosa Romero.

Descrevendo o passado, Carlos Rodrigues traçou também os desafios futuros, defendendo que “a flexibilização curricular e a inovação pedagógica” assumem papel de elevado relevo, como premissas cruciais no combate ao abandono e ao insucesso escolar. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo afirmou, ainda, que as Instituições de Ensino Superior terão de ser “suficientemente perspicazes” para descobrir as profissões de futuro. A multiculturalidade e a alteração dos públicos-alvo, com as intensas movimentações demográficas a acontecer, será outro dos assuntos com os quais os responsáveis pela formação de conhecimento terão de ligar.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reiterou a disponibilidade e o compromisso do município para continuar a colaborar com o IPVC. “A educação é o melhor investimento que qualquer concelho ou região poderão fazer e este trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e o Politécnico de Viana o Castelo é para manter”, destacou Luís Nobre, dando o exemplo do Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar, que deverá ser criado em Viana do Castelo.

A comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo, hoje com mais de 2.700 alunos, começa a ver desenhada a resolução a um dos principais problemas: a falta de alojamento. O diretor da ESTG-IPVC, Pedro Miguel Moreira, falou na nova residência académica como “um marco para a Escola e para a cidade”. A nova residência IPVC prevê a criação de 400 novas camas, num investimento de quase 14 milhões de euros, financiamento já aprovado do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia de aniversário contou, também, com a palestra “O impacto da Inteligência Artificial na sociedade: presente e futuro”, por Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores /FEUP. Seguiu-se a apresentação da Bolsa / Fundo Miguel Bento Alves, antigo docente da ESTG-IPVC, e a homenagem a dois antigos colaboradores, a título póstumo, a Ana Luísa Rocha, e ao docente aposentado do IPVC, Rui Gomes, atual Provedor do Estudante do IPVC.

 A cerimónia contou com atuações da Hinoportuna e a Tuna Académica do IPVC.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.