Logo
Regional

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC comemora 37º aniversário

10 Janeiro, 2023 | 12:09
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A ESTG-IPVC celebrou o aniversário numa cerimónia direcionada ao futuro. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo defendeu a flexibilização curricular e a inovação pedagógica como elementos cruciais para o sucesso das Instituições de Ensino Superior. O futuro Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar e a nova residência académica também marcaram os discursos do 37.º aniversário da instituição.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), tem feito um trabalho e um percurso de sucesso, que se deve a todos quantos passaram e continuam na instituição. Foi assim que o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, definiu os 37 anos de existência da ESTG-IPVC, durante a cerimónia que decorreu ontem à tarde, na Biblioteca Barbosa Romero.

Descrevendo o passado, Carlos Rodrigues traçou também os desafios futuros, defendendo que “a flexibilização curricular e a inovação pedagógica” assumem papel de elevado relevo, como premissas cruciais no combate ao abandono e ao insucesso escolar. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo afirmou, ainda, que as Instituições de Ensino Superior terão de ser “suficientemente perspicazes” para descobrir as profissões de futuro. A multiculturalidade e a alteração dos públicos-alvo, com as intensas movimentações demográficas a acontecer, será outro dos assuntos com os quais os responsáveis pela formação de conhecimento terão de ligar.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reiterou a disponibilidade e o compromisso do município para continuar a colaborar com o IPVC. “A educação é o melhor investimento que qualquer concelho ou região poderão fazer e este trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e o Politécnico de Viana o Castelo é para manter”, destacou Luís Nobre, dando o exemplo do Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar, que deverá ser criado em Viana do Castelo.

A comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo, hoje com mais de 2.700 alunos, começa a ver desenhada a resolução a um dos principais problemas: a falta de alojamento. O diretor da ESTG-IPVC, Pedro Miguel Moreira, falou na nova residência académica como “um marco para a Escola e para a cidade”. A nova residência IPVC prevê a criação de 400 novas camas, num investimento de quase 14 milhões de euros, financiamento já aprovado do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia de aniversário contou, também, com a palestra “O impacto da Inteligência Artificial na sociedade: presente e futuro”, por Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores /FEUP. Seguiu-se a apresentação da Bolsa / Fundo Miguel Bento Alves, antigo docente da ESTG-IPVC, e a homenagem a dois antigos colaboradores, a título póstumo, a Ana Luísa Rocha, e ao docente aposentado do IPVC, Rui Gomes, atual Provedor do Estudante do IPVC.

 A cerimónia contou com atuações da Hinoportuna e a Tuna Académica do IPVC.

 

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.