A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra hoje, dia 16, o 50.º aniversário.
O dia é preenchido com um programa vasto de memórias, estórias e muitas recordações em torno dos principais momentos de uma das mais nobres instituições na área da saúde. Ao longo do dia, será dada a voz aos protagonistas de 50 anos de existência da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo.
Abriu portas oficialmente em janeiro de 1974, com uma turma de 29 estudantes para o curso de Auxiliar de Enfermagem. Meio século passado e a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), é hoje sinónimo de uma história repleta de mudanças, muitas memórias, sucessos, desafios, aprendizagens, crescimento e conquistas em prol da saúde e da cidadania. É desta forma que a diretora da ESS-IPVC, Aurora Pereira, descreve o caminho de 50 anos de uma instituição que formou centenas de enfermeiros e que é hoje reflexo de credibilidade, respeito e referência.
Os 50 anos da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, são celebrados ao longo de todo o ano, com um programa de âmbito científico, cultural e lúdico, dedicado aos estudantes que passaram e ainda estão na Escola, aos docentes e pessoal na docente e aos profissionais de saúde e instituições com as quais a ESS-IPVC tem estabelecido protocolos ao longo do último meio século. No entanto, as cerimónias oficiais acontecem hoje.

“Pretendemos honrar o legado recebido e garantir a sua continuidade na construção de uma Escola de sucesso, que faça prevalecer os princípios, os valores e a cultura, sustentada numa atitude de implicação, compromisso e responsabilidade social”, descreve Aurora Pereira. E acrescenta, a Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, conta nas suas páginas com um “crescimento de forma afirmativa, recriando-se e transformando-se para melhor responder às
mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, para dar respostas às necessidades sociais, com a qualificação do corpo docente, e melhorando e ampliando as suas instalações, nomeadamente os laboratórios”.
Depois de um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, o dia de aniversário da ESS-IPVC contou com intervenções da diretora da Escola, do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a presidente da Associação de Estudantes da ESS-IPVC, Rafaela Silva.
Escola Superior de Saúde assina protoloco com a Câmara Municipal de Viana do Castelo
Seguiu-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Saúde e o Município, que pretende estabelecer um compromisso colaborativo na operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, segundo um paradigma salutogénico, otimizando recursos institucionais e potenciando ganhos em saúde para os munícipes. O protoloco foca-se, ainda, no desenvolvimento de instrumentos que visem contribuir para o planeamento estratégico em
saúde e para o desenvolvimento de uma política de promoção da saúde do Município.

Realizar diagnósticos de nível local, que evidenciem o estado de saúde da população de forma sistémica, sistemática, participada e territorializada, e colaborar na identificação de necessidades de capacitação de recursos humanos e na criação e operacionalização de respostas, quer no âmbito dos programas e ações em curso ou a desenvolver, quer ao nível do apoio ao desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional, no domínio da promoção da saúde, com especial enfoque na saúde mental, são outros dos propósitos do acordo que foi assinado esta terça-feira.
Por fim, o protocolo pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e a divulgação dos seus resultados, centrados nas necessidades da população, no domínio da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar.
50 anos marcados também pela apresentação do livro: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”
A encerrar o programa da manhã, o 50.º aniversário contou com o painel “A formação de enfermeiros e a identidade profissional”, com intervenções de José Amendoeira, docente da ESS – Instituto Politécnico de Santarém e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e Noémia Lopes, socióloga, docente do Instituto Universitário Egas Moniz e investigadora do CIES-ISCTE | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A moderação esteve a cargo do jornalista Júlio Magalhães.

Depois de uma pausa para almoço, a celebração do aniversário prosseguiu com novo momento musical pela ARTEAM, e a apresentação, logo de seguida, do livro comemorativo do 50.º aniversário da ESS-IPVC: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”, apresentado por Lucílio Nunes, docentes na ESS – Politécnico de Setúbal. O livro conta com contributos dos antigos diretores e da atual diretora da ESS-IPVC. O
prefácio é de Gonçalo Marques, docente na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.
A encerrar, e após a entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores pelos anos de serviço
na Escola, atuou a Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS, e foi feita uma visita à exposição “50 anos de História”.
Ao longo do dia de celebração, os convidados assistiram a excertos de um vídeo feitos com antigos alunos, docentes e colaboradores, numa viagem histórica, carregada de estórias, sentimentos e muitas recordações.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.