Logo
Regional

Escola Superior da Saúde comemora 50º aniversário

16 Maio, 2023 | 17:50
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra hoje, dia 16, o 50.º aniversário.

O dia é preenchido com um programa vasto de memórias, estórias e muitas recordações em torno dos principais momentos de uma das mais nobres instituições na área da saúde. Ao longo do dia, será dada a voz aos protagonistas de 50 anos de existência da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo.

Abriu portas oficialmente em janeiro de 1974, com uma turma de 29 estudantes para o curso de Auxiliar de Enfermagem. Meio século passado e a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), é hoje sinónimo de uma história repleta de mudanças, muitas memórias, sucessos, desafios, aprendizagens, crescimento e conquistas em prol da saúde e da cidadania. É desta forma que a diretora da ESS-IPVC, Aurora Pereira, descreve o caminho de 50 anos de uma instituição que formou centenas de enfermeiros e que é hoje reflexo de credibilidade, respeito e referência.

Os 50 anos da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, são celebrados ao longo de todo o ano, com um programa de âmbito científico, cultural e lúdico, dedicado aos estudantes que passaram e ainda estão na Escola, aos docentes e pessoal na docente e aos profissionais de saúde e instituições com as quais a ESS-IPVC tem estabelecido protocolos ao longo do último meio século. No entanto, as cerimónias oficiais acontecem hoje.

“Pretendemos honrar o legado recebido e garantir a sua continuidade na construção de uma Escola de sucesso, que faça prevalecer os princípios, os valores e a cultura, sustentada numa atitude de implicação, compromisso e responsabilidade social”, descreve Aurora Pereira. E acrescenta, a Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, conta nas suas páginas com um “crescimento de forma afirmativa, recriando-se e transformando-se para melhor responder às
mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, para dar respostas às necessidades sociais, com a qualificação do corpo docente, e melhorando e ampliando as suas instalações, nomeadamente os laboratórios”.

Depois de um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, o dia de aniversário da ESS-IPVC contou com intervenções da diretora da Escola, do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a presidente da Associação de Estudantes da ESS-IPVC, Rafaela Silva.

Escola Superior de Saúde assina protoloco com a Câmara Municipal de Viana do Castelo

Seguiu-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Saúde e o Município, que pretende estabelecer um compromisso colaborativo na operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, segundo um paradigma salutogénico, otimizando recursos institucionais e potenciando ganhos em saúde para os munícipes. O protoloco foca-se, ainda, no desenvolvimento de instrumentos que visem contribuir para o planeamento estratégico em
saúde e para o desenvolvimento de uma política de promoção da saúde do Município.

Realizar diagnósticos de nível local, que evidenciem o estado de saúde da população de forma sistémica, sistemática, participada e territorializada, e colaborar na identificação de necessidades de capacitação de recursos humanos e na criação e operacionalização de respostas, quer no âmbito dos programas e ações em curso ou a desenvolver, quer ao nível do apoio ao desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional, no domínio da promoção da saúde, com especial enfoque na saúde mental, são outros dos propósitos do acordo que foi assinado esta terça-feira.

Por fim, o protocolo pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e a divulgação dos seus resultados, centrados nas necessidades da população, no domínio da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

50 anos marcados também pela apresentação do livro: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”

A encerrar o programa da manhã, o 50.º aniversário contou com o painel “A formação de enfermeiros e a identidade profissional”, com intervenções de José Amendoeira, docente da ESS – Instituto Politécnico de Santarém e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e Noémia Lopes, socióloga, docente do Instituto Universitário Egas Moniz e investigadora do CIES-ISCTE | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A moderação esteve a cargo do jornalista Júlio Magalhães.

Depois de uma pausa para almoço, a celebração do aniversário prosseguiu com novo momento musical pela ARTEAM, e a apresentação, logo de seguida, do livro comemorativo do 50.º aniversário da ESS-IPVC: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”, apresentado por Lucílio Nunes, docentes na ESS – Politécnico de Setúbal. O livro conta com contributos dos antigos diretores e da atual diretora da ESS-IPVC. O
prefácio é de Gonçalo Marques, docente na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.

A encerrar, e após a entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores pelos anos de serviço
na Escola, atuou a Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS, e foi feita uma visita à exposição “50 anos de História”.

Ao longo do dia de celebração, os convidados assistiram a excertos de um vídeo feitos com antigos alunos, docentes e colaboradores, numa viagem histórica, carregada de estórias, sentimentos e muitas recordações.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Novembro, 2025

Juventude Viana goleia em Oliveira do Hospital e reforça liderança

A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.

Desporto 23 Novembro, 2025

Camacha e Vianense empatam na conclusão do jogo suspenso da 7.ª jornada

A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.

Cultura 23 Novembro, 2025

Coro Ars Vocalis leva Esposende ao prestigiado Palau da Música Catalã

O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.

Cultura 23 Novembro, 2025

Teatro Municipal Sá de Miranda celebra 50 anos da Escola de Música José Pedro com grande revista à portuguesa

O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.

Regional 23 Novembro, 2025

20ª Edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima encerra com sucesso

A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.

Desporto 23 Novembro, 2025

Camacha recebe o Vianense para concluir jogo interrompido pelo nevoeiro

A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.

Regional 22 Novembro, 2025

APA reforça vigilância hídrica no Alto Minho com sete novas estações

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.