Logo
Regional

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

23 Setembro, 2022 | 23:55
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

O concurso irá decorrer no dia 14 de outubro de 2022, pelas 22 horas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. 

Este concurso pretende, por um lado, que os jovens com talento musical se revelem em público, demonstrando o trabalho desenvolvido pelas suas bandas e, por outro, oferecer um evento cultural, no âmbito da música aos jovens e comunidade em geral.  

Artigo 2º

Objetivo

Esta iniciativa tem como objetivo tornar pública a produção musical de bandas de garagem em formação e estimular a criação artística.

Artigo 3º

Destinatários

Podem concorrer todos os projetos coletivos ou individuais, nacionais ou estrangeiros, realizados por jovens com idades compreendidas entre os 16 e 35 anos.

Artigo 4º

Condições / Formas de participação

  1. Para participar os interessados devem apresentar de 2 a 6 temas, acompanhados das respetivas letras datilografadas, referindo o nome dos autores das letras e das músicas juntamente com a ficha de inscrição que existe para o efeito.
  2. Dos temas apresentados, no mínimo 2 (dois), deverão ser da autoria da banda.
  3. Os temas podem ser escritos e cantados em qualquer idioma, no entanto, se o idioma não for Português, Espanhol, Inglês ou Francês, deverá ser apresentada a respetiva tradução.
  4. Devem ainda enviar gravação áudio de 2 (dois) temas a apresentar.
  5. O tempo de duração total do espectáculo não pode exceder os 20 (vinte) minutos.
  6. As bandas concorrentes têm que interpretar os temas enviados na inscrição.
  7. As bandas concorrentes autorizam, no ato da participação, a gravação de imagem e de som do espetáculo.

Artigo 5º

Inscrição

  1. 1. As inscrições decorrerão entre os dias 9 e 23 de setembro de 2022 através do seguinte endereço de correio eletrónico: 

concursosoundsout@gmail.com

  1. 2. A inscrição considera-se válida quando reunir os seguintes elementos: 

– Ficha devidamente preenchida (disponível em http://www.emperre.com); 

– Letras datilografadas dos temas a apresentar; 

– Historial e fotografia do grupo;

– Gravação áudio ou áudio/vídeo de pelo menos 2 (dois) temas. 

 

  1. 3. Serão excluídas todas as inscrições entregues fora do prazo estipulado ou que não reúnam os elementos anteriormente indicados.

Artigo 6º

Selecção das bandas

As bandas serão escolhidas por comité de seleção constituído por 5 elementos: um músico, um produtor musical e 3 elementos da organização.

Artigo 7º

Divulgação de bandas seleccionadas

  1. A partir do dia 30 de setembro de 2022, as bandas selecionadas a concurso serão divulgadas na rádio GEICE FM e nas páginas http://www.emperre.com, e www.facebook.com/concursosoundsout/. A organização contactará diretamente todos os projetos selecionados.

Artigo 8º

Constituição do júri

O júri será constituído por cinco elementos:

– Um representante da associação, Escola de Música de Perre;

– Um produtor discográfico;

– Um jornalista;

– Dois músicos profissionais.

Artigo 9º

Projeto do concurso

  1. O concurso realiza-se apenas em 1 (uma) eliminatória, com atuação máxima de 20 minutos, por banda seleccionada.
  2. 2. As bandas selecionadas deverão enviar até dia 7 de outubro, um vídeo de apresentação, com duração máxima de 5min, a exibir no dia da eliminatória. 
  3. A banda vencedora atuará no final, com o tempo limite de 15 minutos.

Artigo 10º

Local 

O concurso será realizado no Teatro Municipal Sá de Miranda, na Rua Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Artigo 11º

Prémio 

A edição do Sounds Out 2022 atribuirá à banda vencedora:

– Prémio de Incentivo à Criatividade Musical da EMP, no valor monetário de 200€;

– Um dia de gravação, em formato “live take”, na GAM estúdio;

– Atuação na Queimas das Fitas 2023, da Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em data a definir pela mesma;

Artigo 12º

Apoio Técnico

  1. Será disponibilizado o equipamento de som, luz e backline. O backline é composto por bateria (composição standard), amplificador de guitarra e de baixo, cuja utilização será comum a todas as actuações, devendo as bandas seleccionadas enviar, o seu raider técnico. No entanto, as bandas podem fazer-se acompanhar do seu próprio material à sua responsabilidade.
  2. As bandas concorrentes têm que estar presentes rigorosamente à hora marcada pela organização para o ensaio de som.
  3. Qualquer danificação do material é da responsabilidade dos causadores.

Artigo 13º

Questões Normativas e Casos omissos

  1. As questões normativas que suscitem dúvidas de interpretação e os casos omissos serão resolvidos pela organização tomando em linha de conta a opinião do júri.
  2. A participação no VIII Concurso de Bandas de Garagem, Sounds Out, pressupõe a plena aceitação deste regulamento.
  3. 3. O presente regulamento poderá ser alterado de acordo com as necessidades e a adequação progressiva aos objetivos do concurso.

Artigo 14º.

O presente regulamento entra em vigor 10 de setembro de 2022.   

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Fevereiro, 2026

Juan Carballo celebra 20 anos de carreira em Viana do Castelo

O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Curso Online Explora o Nascimento da Democracia Portuguesa

A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença lança ciclo de formações gratuitas para empresários e profissionais

O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima lança oficina criativa para crianças no Museu do Brinquedo Português

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.

Internacional 19 Fevereiro, 2026

Governo aprova criação da “Eurocidade do Minho”

O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.