Logo
Nacional

Época balnear com 70 interdições em praias de Portugal continental

20 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A época balnear, que terminou em Portugal continental em outubro, registou 70 interdições a banhos em praias de norte a sul, 58 das quais nas regiões Centro e Tejo e Oeste, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Estas duas regiões tiveram 58 interdições a banhos, 30 das quais em praias do Tejo e Oeste, onde a época balnear começou em maio, e 28 do Centro.

No Tejo e Oeste, as praias do concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, foram as mais interditadas, já no Centro foram as do concelho de Arganil, no distrito de Coimbra.

Além das praias destas regiões, as do Algarve tiveram nove delas interditadas a banhos, as do Norte duas e as do Alentejo uma.

As 70 interdições a banhos que se verificaram entre os meses de maio e outubro deveram-se à presença de enterococos intestinais, ‘Escherichia coli’ (E.coli), cianobactérias e salmonela na água, referiu a APA.

Agosto foi o mês com maior número de interdições (28), seguindo-se julho (25), junho (7), setembro (5), maio (3) e, por fim, outubro (2).

As praias do Centro e do Sul do país foram as que mais estiveram interditadas durante esta época balnear, mas as do Norte lideraram nos desaconselhamentos a banhos.

Durante estes meses, existiram 56 desaconselhamentos, dos quais 31 no Norte, nove no Algarve, oito no Tejo e Oeste, seis no Alentejo e dois no Centro.

Na região Norte, Matosinhos, no distrito do Porto, foi o concelho que teve mais desaconselhamentos (7), seguido de Espinho, no distrito de Aveiro, e Caminha, no distrito de Viana do Castelo, com três cada.

O maior número de desaconselhamentos aconteceu em julho (22), seguido de agosto (17), de junho (6), de outubro (5) e de maio (3) e de setembro (3).

Os 56 desaconselhamentos a banhos que se verificaram entre os meses de maio e outubro deveram-se à presença de enterococos intestinais, ‘Escherichia coli’ (E.coli), obras, abertura do rio ao mar, descarga de água contaminada e de águas residuais e avaria de estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

A época balnear de 2024 abriu a 01 de maio, no concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, e em alguns locais da Madeira, e decorreu até 31 de outubro podendo os municípios estabelecer, dentro desse período, a época específica de cada zona.

Entre essas datas, as câmaras municipais determinaram quando se iniciava e terminava a época balnear no seu território, optando algumas por começar mais cedo e terminar mais tarde.

Este ano, foram identificadas 516 águas balneares em Portugal continental: 362 costeiras ou de transição e 154 interiores.

Além destas, há 88 na Região Autónoma dos Açores e 60 na Região Autónoma da Madeira.

Durante toda a época balnear, a APA realiza análises para avaliar se a qualidade das águas balneares se encontra apta para a prática de banhos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 3 Setembro, 2025

Monção: António Capelo apresenta monólogo “Ninguém” no Cine Teatro João Verde

O ator António Capelo regressa a Monção no próximo dia 4 de outubro, pelas 21h30, com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo com texto e encenação de Zeferino Mota. A sessão terá lugar no Auditório do Cine Teatro João Verde.

Desporto 3 Setembro, 2025

Juventude Viana já tem disponível o Cartão “Livre Trânsito 2025/26”

A nova época desportiva está à porta e a Juventude Viana já disponibilizou aos seus adeptos o Cartão "Livre Trânsito 2025/26", que garante o acesso a todos os jogos realizados no pavilhão do clube, independentemente da competição.

Música 3 Setembro, 2025

Festival “Viana Bate Forte” anima centro histórico nos dias 12 e 13 de setembro

Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.

Regional 3 Setembro, 2025

Governo autoriza ULSAM a investir mais de 1,5 milhões de euros nos cuidados de saúde primários

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 3 Setembro, 2025

Autarquia de Ponte da Barca reforça apoio ao setor pecuário após incêndios devastadores

Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.

Regional 3 Setembro, 2025

Festa das Solhas anima Lanhelas com tradição, música e cultura

A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.

Música 3 Setembro, 2025

Carolina de Deus atua em Viana do Castelo no dia 13 de setembro

A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.