A época balnear, que terminou em Portugal continental em outubro, registou 70 interdições a banhos em praias de norte a sul, 58 das quais nas regiões Centro e Tejo e Oeste, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Estas duas regiões tiveram 58 interdições a banhos, 30 das quais em praias do Tejo e Oeste, onde a época balnear começou em maio, e 28 do Centro.
No Tejo e Oeste, as praias do concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, foram as mais interditadas, já no Centro foram as do concelho de Arganil, no distrito de Coimbra.
Além das praias destas regiões, as do Algarve tiveram nove delas interditadas a banhos, as do Norte duas e as do Alentejo uma.
As 70 interdições a banhos que se verificaram entre os meses de maio e outubro deveram-se à presença de enterococos intestinais, ‘Escherichia coli’ (E.coli), cianobactérias e salmonela na água, referiu a APA.
Agosto foi o mês com maior número de interdições (28), seguindo-se julho (25), junho (7), setembro (5), maio (3) e, por fim, outubro (2).
As praias do Centro e do Sul do país foram as que mais estiveram interditadas durante esta época balnear, mas as do Norte lideraram nos desaconselhamentos a banhos.
Durante estes meses, existiram 56 desaconselhamentos, dos quais 31 no Norte, nove no Algarve, oito no Tejo e Oeste, seis no Alentejo e dois no Centro.
Na região Norte, Matosinhos, no distrito do Porto, foi o concelho que teve mais desaconselhamentos (7), seguido de Espinho, no distrito de Aveiro, e Caminha, no distrito de Viana do Castelo, com três cada.
O maior número de desaconselhamentos aconteceu em julho (22), seguido de agosto (17), de junho (6), de outubro (5) e de maio (3) e de setembro (3).
Os 56 desaconselhamentos a banhos que se verificaram entre os meses de maio e outubro deveram-se à presença de enterococos intestinais, ‘Escherichia coli’ (E.coli), obras, abertura do rio ao mar, descarga de água contaminada e de águas residuais e avaria de estação de tratamento de águas residuais (ETAR).
A época balnear de 2024 abriu a 01 de maio, no concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, e em alguns locais da Madeira, e decorreu até 31 de outubro podendo os municípios estabelecer, dentro desse período, a época específica de cada zona.
Entre essas datas, as câmaras municipais determinaram quando se iniciava e terminava a época balnear no seu território, optando algumas por começar mais cedo e terminar mais tarde.
Este ano, foram identificadas 516 águas balneares em Portugal continental: 362 costeiras ou de transição e 154 interiores.
Além destas, há 88 na Região Autónoma dos Açores e 60 na Região Autónoma da Madeira.
Durante toda a época balnear, a APA realiza análises para avaliar se a qualidade das águas balneares se encontra apta para a prática de banhos.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.