Logo
Regional

Empresas de Viana do Castelo alcançam mais do dobro da média nacional em volume de negócios

3 Fevereiro, 2023 | 23:09
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios.

Os números foram apresentados esta sexta-feira, na abertura da conferência Crescimento e sustentabilidade em Viana do Castelo que reuniu especialistas e empresários de diversos setores existentes no concelho, nomeadamente do setor automóvel, energias renováveis, reabilitação urbana, turismo, entre outros.

O diretor da Vida Económica, João Luís Peixoto de Sousa, moderador da conferência, afirmou que o volume de importações do concelho é de 477 milhões de euros, o que significa que Viana do Castelo importa metade do valor que exporta. “Devemos olhar com muita atenção para Viana porque, em muitos aspetos, está a obter resultados que o resto do país não alcança”, afirmou, destacando a “dinâmica empresarial que se traduz em excelentes resultados” e que conta com o contributo de “12 grandes empresas instaladas no concelho”.

Na abertura da conferência, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegurou que Viana do Castelo está a promover “uma viagem no sentido do desenvolvimento sustentável e que crie oportunidades e riqueza”. “Somos hoje um território robusto, sustentável, que concretiza a cada dia a sua estratégia e que trilha um caminho bem definido e ambicioso, em domínios de
futuro, como sejam as diversas oportunidades em torno da economia do mar”, disse o responsável.

O autarca valorizou os diferentes setores que têm conquistado importância no concelho vianense, assegurando que “queremos apoiar os setores já instalados e acolher da melhor forma todos os empresários que escolhem Viana do Castelo para investir e trabalhar”. Frisou ainda a importância da economia do mar, das energias renováveis e do offshore, enquanto fatores de atratividade e de diferenciação do concelho, recordando o projeto Windfloat e o investimento que a Corpower está a promover no concelho, “afirmando este cluster das energias renováveis que estamos a trabalhar”. “Estes novos desafios vão trazer necessidades que precisam de escala e que só em consórcio, trabalhando em rede, seremos capazes de conquistar”, declarou.

O autarca destacou os “fatores de competitividade que temos vindo a trabalhar”, nomeadamente a ferrovia e o papel que esta pode ter no nosso futuro, bem como o nosso Porto de Mar. “Estamos atualmente a trabalhar com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo para determinar qual pode ser futuramente o papel do nosso Porto de Mar e a redefinir o seu perfil, para que possamos trabalhar as suas condições de desenvolvimento e de crescimento”, afirmou Luís Nobre.

A conferência teve como objetivo, debater o presente e preparar o futuro do concelho. Em cima da mesa, estiveram temas como “Os desafios de desenvolvimento de Viana do Castelo”, “Reabilitação Urbana em Portugal: uma perspetiva crítica”, “O crescimento do cluster automóvel”, “O investimento no setor da habitação”, “O potencial do turismo em Viana do Castelo”, incluindo ainda uma mesa-redonda de debate sobre “O papel das empresas para o crescimento”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.