Logo
Regional

Empresas de Viana do Castelo alcançam mais do dobro da média nacional em volume de negócios

3 Fevereiro, 2023 | 23:09
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

As empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros, o que corresponde a mais do dobro da média nacional para este volume de negócios.

Os números foram apresentados esta sexta-feira, na abertura da conferência Crescimento e sustentabilidade em Viana do Castelo que reuniu especialistas e empresários de diversos setores existentes no concelho, nomeadamente do setor automóvel, energias renováveis, reabilitação urbana, turismo, entre outros.

O diretor da Vida Económica, João Luís Peixoto de Sousa, moderador da conferência, afirmou que o volume de importações do concelho é de 477 milhões de euros, o que significa que Viana do Castelo importa metade do valor que exporta. “Devemos olhar com muita atenção para Viana porque, em muitos aspetos, está a obter resultados que o resto do país não alcança”, afirmou, destacando a “dinâmica empresarial que se traduz em excelentes resultados” e que conta com o contributo de “12 grandes empresas instaladas no concelho”.

Na abertura da conferência, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegurou que Viana do Castelo está a promover “uma viagem no sentido do desenvolvimento sustentável e que crie oportunidades e riqueza”. “Somos hoje um território robusto, sustentável, que concretiza a cada dia a sua estratégia e que trilha um caminho bem definido e ambicioso, em domínios de
futuro, como sejam as diversas oportunidades em torno da economia do mar”, disse o responsável.

O autarca valorizou os diferentes setores que têm conquistado importância no concelho vianense, assegurando que “queremos apoiar os setores já instalados e acolher da melhor forma todos os empresários que escolhem Viana do Castelo para investir e trabalhar”. Frisou ainda a importância da economia do mar, das energias renováveis e do offshore, enquanto fatores de atratividade e de diferenciação do concelho, recordando o projeto Windfloat e o investimento que a Corpower está a promover no concelho, “afirmando este cluster das energias renováveis que estamos a trabalhar”. “Estes novos desafios vão trazer necessidades que precisam de escala e que só em consórcio, trabalhando em rede, seremos capazes de conquistar”, declarou.

O autarca destacou os “fatores de competitividade que temos vindo a trabalhar”, nomeadamente a ferrovia e o papel que esta pode ter no nosso futuro, bem como o nosso Porto de Mar. “Estamos atualmente a trabalhar com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo para determinar qual pode ser futuramente o papel do nosso Porto de Mar e a redefinir o seu perfil, para que possamos trabalhar as suas condições de desenvolvimento e de crescimento”, afirmou Luís Nobre.

A conferência teve como objetivo, debater o presente e preparar o futuro do concelho. Em cima da mesa, estiveram temas como “Os desafios de desenvolvimento de Viana do Castelo”, “Reabilitação Urbana em Portugal: uma perspetiva crítica”, “O crescimento do cluster automóvel”, “O investimento no setor da habitação”, “O potencial do turismo em Viana do Castelo”, incluindo ainda uma mesa-redonda de debate sobre “O papel das empresas para o crescimento”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.

Regional 30 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira celebra Carnaval com desfile escolar dedicado às “Culturas pelo Mundo”

Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Música 30 Janeiro, 2026

Paredes de Coura volta a dançar com o VirA Coura

A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.

Desporto 30 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Casa do Povo de Freixo na Liga Feminina Placard

Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.

Regional 30 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa troço da Ecopista do Rio Minho intransitável

O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.