A empresa de Viana do Castelo, Samthiago - Atelier de conservação e restauro, foi distinguida pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, nos prémios “European Heritage Awards/Europa Nostra”, na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptável”, pelo restauro do teto da Sé do Funchal, na Madeira.
O trabalho de restauro do teto da Sé do Funchal, em estilo mudéjar, com cerca de 1500 metros quadrados e sem qualquer tipo de intervenção de requalificação anterior, galardoou com prémio internacional a empresa Samthiago.
O projeto de requalificação, iniciado em 2019, em tempo de pandemia de COVID-19, durou cerca de 20 meses para estar concluído e contou com o acompanhamento de várias entidades regionais e internacionais, de forma a garantir os melhores materiais na sua recuperação, e foi realizado por mais de 30 especialistas de nacionalidade portuguesa, espanhola e italiana.
Contactado pela Viana TV, Carlos Costa, sócio gerente da empresa, disse que o maior desafio na realização deste trabalho foi “a conjugação do trabalho com a cerimónias religiosas que continuaram a decorrer (…) a Sé nunca fechou.”
“É ótimo ver o nosso trabalho reconhecido com o prémio mais importante a nível europeu” disse Costa, acrescentado que o próximo objetivo é “fazer trabalhos de restauro no Vaticano”.
O trabalho, já tinha sido distinguido com os Prémio Gulbenkian Património e Prémio APOM, em 2022, pelo júri, constituído por António Lamas, Raquel Henriques da Silva, Gonçalo Byrne, Luís Ribeiro, Santiago Macias e Rui Vieira Nery, que decidiu, por unanimidade, distinguir o projeto de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal.
De acordo com o site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, os jurados distinguiram a “exemplaridade da intervenção” e a sua “relevância patrimonial, artística e social”.
A cerimónia europeia de entrega dos prémios vai ser em setembro no Palazzo del Cinema, em Veneza, Itália.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.