A empresa de Viana do Castelo, Samthiago - Atelier de conservação e restauro, foi distinguida pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, nos prémios “European Heritage Awards/Europa Nostra”, na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptável”, pelo restauro do teto da Sé do Funchal, na Madeira.
O trabalho de restauro do teto da Sé do Funchal, em estilo mudéjar, com cerca de 1500 metros quadrados e sem qualquer tipo de intervenção de requalificação anterior, galardoou com prémio internacional a empresa Samthiago.
O projeto de requalificação, iniciado em 2019, em tempo de pandemia de COVID-19, durou cerca de 20 meses para estar concluído e contou com o acompanhamento de várias entidades regionais e internacionais, de forma a garantir os melhores materiais na sua recuperação, e foi realizado por mais de 30 especialistas de nacionalidade portuguesa, espanhola e italiana.
Contactado pela Viana TV, Carlos Costa, sócio gerente da empresa, disse que o maior desafio na realização deste trabalho foi “a conjugação do trabalho com a cerimónias religiosas que continuaram a decorrer (…) a Sé nunca fechou.”
“É ótimo ver o nosso trabalho reconhecido com o prémio mais importante a nível europeu” disse Costa, acrescentado que o próximo objetivo é “fazer trabalhos de restauro no Vaticano”.
O trabalho, já tinha sido distinguido com os Prémio Gulbenkian Património e Prémio APOM, em 2022, pelo júri, constituído por António Lamas, Raquel Henriques da Silva, Gonçalo Byrne, Luís Ribeiro, Santiago Macias e Rui Vieira Nery, que decidiu, por unanimidade, distinguir o projeto de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal.
De acordo com o site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, os jurados distinguiram a “exemplaridade da intervenção” e a sua “relevância patrimonial, artística e social”.
A cerimónia europeia de entrega dos prémios vai ser em setembro no Palazzo del Cinema, em Veneza, Itália.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.