A empresa de Viana do Castelo, Samthiago - Atelier de conservação e restauro, foi distinguida pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, nos prémios “European Heritage Awards/Europa Nostra”, na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptável”, pelo restauro do teto da Sé do Funchal, na Madeira.
O trabalho de restauro do teto da Sé do Funchal, em estilo mudéjar, com cerca de 1500 metros quadrados e sem qualquer tipo de intervenção de requalificação anterior, galardoou com prémio internacional a empresa Samthiago.
O projeto de requalificação, iniciado em 2019, em tempo de pandemia de COVID-19, durou cerca de 20 meses para estar concluído e contou com o acompanhamento de várias entidades regionais e internacionais, de forma a garantir os melhores materiais na sua recuperação, e foi realizado por mais de 30 especialistas de nacionalidade portuguesa, espanhola e italiana.
Contactado pela Viana TV, Carlos Costa, sócio gerente da empresa, disse que o maior desafio na realização deste trabalho foi “a conjugação do trabalho com a cerimónias religiosas que continuaram a decorrer (…) a Sé nunca fechou.”
“É ótimo ver o nosso trabalho reconhecido com o prémio mais importante a nível europeu” disse Costa, acrescentado que o próximo objetivo é “fazer trabalhos de restauro no Vaticano”.
O trabalho, já tinha sido distinguido com os Prémio Gulbenkian Património e Prémio APOM, em 2022, pelo júri, constituído por António Lamas, Raquel Henriques da Silva, Gonçalo Byrne, Luís Ribeiro, Santiago Macias e Rui Vieira Nery, que decidiu, por unanimidade, distinguir o projeto de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal.
De acordo com o site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, os jurados distinguiram a “exemplaridade da intervenção” e a sua “relevância patrimonial, artística e social”.
A cerimónia europeia de entrega dos prémios vai ser em setembro no Palazzo del Cinema, em Veneza, Itália.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.