A empresa de Viana do Castelo, Samthiago - Atelier de conservação e restauro, foi distinguida pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, nos prémios “European Heritage Awards/Europa Nostra”, na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptável”, pelo restauro do teto da Sé do Funchal, na Madeira.
O trabalho de restauro do teto da Sé do Funchal, em estilo mudéjar, com cerca de 1500 metros quadrados e sem qualquer tipo de intervenção de requalificação anterior, galardoou com prémio internacional a empresa Samthiago.
O projeto de requalificação, iniciado em 2019, em tempo de pandemia de COVID-19, durou cerca de 20 meses para estar concluído e contou com o acompanhamento de várias entidades regionais e internacionais, de forma a garantir os melhores materiais na sua recuperação, e foi realizado por mais de 30 especialistas de nacionalidade portuguesa, espanhola e italiana.
Contactado pela Viana TV, Carlos Costa, sócio gerente da empresa, disse que o maior desafio na realização deste trabalho foi “a conjugação do trabalho com a cerimónias religiosas que continuaram a decorrer (…) a Sé nunca fechou.”
“É ótimo ver o nosso trabalho reconhecido com o prémio mais importante a nível europeu” disse Costa, acrescentado que o próximo objetivo é “fazer trabalhos de restauro no Vaticano”.
O trabalho, já tinha sido distinguido com os Prémio Gulbenkian Património e Prémio APOM, em 2022, pelo júri, constituído por António Lamas, Raquel Henriques da Silva, Gonçalo Byrne, Luís Ribeiro, Santiago Macias e Rui Vieira Nery, que decidiu, por unanimidade, distinguir o projeto de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal.
De acordo com o site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, os jurados distinguiram a “exemplaridade da intervenção” e a sua “relevância patrimonial, artística e social”.
A cerimónia europeia de entrega dos prémios vai ser em setembro no Palazzo del Cinema, em Veneza, Itália.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.