O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção, que conta com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que distingue profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício, foi atribuído este ano à empresa de estuques e ornamentações Nestor&Nestor L.da, de Outeiro, Viana do Castelo.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, distinguiu este ano dez obras de intervenção nas cidades de Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada e Porto.
Segundo informação divulgada na página da publicação “Vida Imobiliária”, que organiza o prémio, concorreram este ano 80 intervenções de reabilitação urbana, de 23 concelhos de norte a sul do país, continente e ilhas.
A empreitada de construção e instalação do Funicular da Graça foi distinguida na categoria “Cidade de Lisboa”.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa, através do vice-presidente Filipe Anacoreta Correia, considera que a distinção “é o reconhecimento de um projeto fantástico, que reflete, entre outras coisas, a aspiração da cidade em vencer os obstáculos e desafios das suas colinas”.
Inaugurado no passado dia 12 de março, o Funicular da Graça já transportou mais de 95 mil passageiros, em mais de dez mil viagens, segundo dados da autarquia.
A capital arrecadou mais duas distinções, para o Palácio Silva Amado, na categoria “Residencial”, e para a A’Tower, na área de “Sustentabilidade”.
A categoria “Cidade do Porto” foi atribuída à reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano, que também venceu na categoria de “Impacto social”.
O Porto recebeu ainda outros dois prémios, para o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, sobre o rio Douro, na categoria de “Reabilitação estrutural”, e para o Palácio de Cedofeita – Reabilitação da Casa Honório de Lima, na categoria de “Restauro”.
Na 12.ª edição do prémio, que conta com o alto patrocínio do Governo, a Casa 1923, em Faro, foi distinguida na categoria “inferior a 1.000 m2”.
Para as ilhas foram as distinções nas categorias “Turístico”, para o Hotel Vila Galé Collection, em São Miguel, Ponta Delgada, Açores, e “Comercial e Serviços”, para a Caixa Geral de Depósitos – Funchal Sé, no Funchal, Madeira.
Segundo a mesma informação, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção, que conta com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que distingue profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício, foi atribuído este ano à empresa de estuques e ornamentações de Viana do Castelo Nestor&Nestor.
Nas imagens, alguns dos trabalhos da empresa vianense:

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.