Logo
Regional

Empreitada de 278 mil euros alarga em mais de 1000 metros a rede de saneamento de Vila Franca

16 Abril, 2023 | 21:38
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da ampliação da rede de saneamento de Vila Franca, uma empreitada de 277.942 euros que permitiu a extensão da rede em 1.002 metros lineares, criando 55 novos ramais de saneamento. A obra incluiu ainda a pavimentação das vias intervencionadas, nomeadamente no Caminho do Baixinho, Caminho do Pereiro e Rua de Francisco Matos.

Na cerimónia marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Assembleia de Freguesia, elementos da autarquia local e representantes de coletividades de Vila Franca.

Após descerramento da placa comemorativa, o presidente da Câmara indicou que “esta cooperação com as autarquias de freguesia integra a nossa política de coesão territorial”, afirmando que “quando as parcerias fluem, o ganho é para todos”.

Luís Nobre disse ainda que, no último ano e meio, a autarquia vianense “tem perto de 600 mil euros de investimento em Vila Franca, para equipamentos desportivos, sociais e obras”. Esta infraestrutura inaugurada “trouxe ampliação e melhoria da rede de saneamento e impactou também na melhoria da via municipal e da freguesia, o que convida os nossos concidadãos a viverem e interpretarem este espaço com outro cuidado”.

O autarca afirmou mesmo que, neste momento, a rede de abastecimento de água atinge os 98% no concelho, mas é ambição do executivo atingir os 100% até final do mandato. Já a rede de saneamento ronda atualmente os 80% e a autarquia está a trabalhar no seu incremento.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, Filipe Pires, referiu que o término desta empreitada “é uma alegria porque estamos a fazer uma inauguração para benefício das pessoas e do local”. “Esta foi uma obra da Câmara Municipal, mas as nossas sugestões, contributos e ideias foram aceites e integradas no resultado final”, realçou.

A ampliação da rede de saneamento aconteceu no âmbito da empreitada “Ampliação de Redes de Abastecimento de Água e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo” – Lote 1, 2 e 3, obra de 1,584 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), financiada pelo PO-SEUR.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.