Logo
Regional

Empresas de Viana do Castelo integram Órgãos Sociais da Associação Empresarial do Minho

25 Maio, 2024 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Decorreu, esta sexta-feira, 24 e maio, no Centro Cultural Vila Flôr em Guimarães, a celebração do 3.º aniversário e a tomada de posse da lista eleita à Associação Empresarial do Minho. As empresas vianenses, Painhas S.A e IFT - Instituto de Formação e Transportes integram a lista atual presidida por Ramiro Brito.

A Associação Empresarial do Minho, que comemorou este ano o seu 3º aniversário, surge da necessidade de representação do tecido empresarial do Minho perante os agentes.  Esta entidade atua como um agente do desenvolvimento regional, capaz de promover, de forma sustentada, um ambiente favorável à competitividade e ao desenvolvimento económico, social e cultural da região na promoção e defesa da iniciativa empresarial.

Ramiro Brito, o novo presidente da instituição, relembra que a AE Minho “nasceu num contexto pós pandémico para ocupar o espaço que estava vazio na região do Minho. Somos uma associação, a única que agrega Viana do Castelo e Braga no mesmo espectro de atuação. Somos a única, que eu saiba, que tem esta visão integrada do Minho como um todo, transfronteiriço entre os dois distritos” afirmou.

Quanto a números, Ramiro Brito relembra que a AE Minho, “representa um universo de cerca de 50 mil postos de trabalho para  1 320 milhões de euros de faturação e 7 500 milhões de exportação”. Porém, relembra que à parte dos números “a Associação Empresarial do Minho é o ponto de encontro dos empresários do Minho, para que possam crescer juntos, agregar-se, criar valor juntos e projectarem-se no país e no mundo com mais dimensão e efetividade.”

Quando questionado sobre a presença de duas empresas vianenses na AE Minho, o presidente diz considerar fundamental visto os dois grandes pilares da mesma, assentarem em Viana do Castelo e Braga. “O Minho é diverso, a nossa diversidade é a nossa força, é a nossa vantagem, é a nossa cultura e portanto o distrito de Viana do Castelo é essencial para garantir essa diversidade e essa riqueza do Minho”, relembrando que ainda este ano, à semelhança do 1º aniversário, irão voltar a Viana do Castelo para o maior evento da Associação, a Gala Solidário que se realiza em novembro.

“Viana do Castelo, está não só no nosso radar, mas também no centro da nossa ação”, conclui o atual Presidente da Associação Empresarial do Minho.

A vianense Helena Painhas, em representação da Painhas SA, Presidente do Conselho Fiscal da AE Minho, é sócia fundadora e acompanha a Associação desde o inicio. Para a empresária  AE Minho foi algo que sempre a motivou “por ser uma associação independente que pudesse realmente nos fazer cooperar e não competir, e Viana pertence ao Minho…e as empresas de Viana também poderiam fazer parte. Há três anos de historia com muito trabalho feito em prol das empresas e do tecido empresarial do Minho e até da economia de Portugal, por isso acho que faz todo o sentido continuar a fazer parte dos órgãos sociais e a tentar, também, cativar mais gente para a Associação”, frisou.

Luís Ferreira, também sócio fundador da AE Minho, juntamente com os sócios Hugo Parente e Rogério Martins, do Grupo IFT – Formação e Consultoria, diz ser “um desafio grande e é muito bom estarmos aqui novamente, pela segunda vez.  Aquilo que esperamos da AE Minho é que venha  colmatar e ajudar a fazer crescer Viana, porque o foco da AE Minho é o Minho” relembrado que “Viana é uma cidade bonita de mais para estar tão parada no tempo…e as parcerias são fundamentais para este crescimento, portanto esperamos poder contribuir e que a AE Minho colabore com Viana do Castelo para podermos crescer mais e darmos à nossa cidade aquilo que ela merece.”

Hugo Parente, também sócio do Grupo IFT, relembra que tem aprendido muito com empresas maiores. “Podermos potenciar a nossa cidade, o Minho no geral, o Alto Minho. É fundamental para o crescimento de todos”.

A cerimónia da tomada de posse da AE Minho iniciou com a realização de duas iniciativas direcionadas para a Inteligência Artificial.

“O Estado da Arte – A Inteligência Artificial e a Humanização da Tecnologia” deu espaço ao debate sobre “A IA como instrumento de produtividade”, conduzido por Adolfo Mesquita Nunes – Pérez Llorca Advogados, Ricardo Gil Santos – Delloite e Liliana Sousa Bernardino – SONAE MC.

O debate contou também com o tema “A Humanização da Tecnologia” com Paula Dimas – Unbabel, Pedro Vidigal Monteiro – TELLES e Liliana Antão – DEUS human(ity)-centered Al.

O evento terminou com um Sunset de comemoração para os empresários do Minho.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.