Decorreu, esta sexta-feira, 24 e maio, no Centro Cultural Vila Flôr em Guimarães, a celebração do 3.º aniversário e a tomada de posse da lista eleita à Associação Empresarial do Minho. As empresas vianenses, Painhas S.A e IFT - Instituto de Formação e Transportes integram a lista atual presidida por Ramiro Brito.
A Associação Empresarial do Minho, que comemorou este ano o seu 3º aniversário, surge da necessidade de representação do tecido empresarial do Minho perante os agentes. Esta entidade atua como um agente do desenvolvimento regional, capaz de promover, de forma sustentada, um ambiente favorável à competitividade e ao desenvolvimento económico, social e cultural da região na promoção e defesa da iniciativa empresarial.
Ramiro Brito, o novo presidente da instituição, relembra que a AE Minho “nasceu num contexto pós pandémico para ocupar o espaço que estava vazio na região do Minho. Somos uma associação, a única que agrega Viana do Castelo e Braga no mesmo espectro de atuação. Somos a única, que eu saiba, que tem esta visão integrada do Minho como um todo, transfronteiriço entre os dois distritos” afirmou.

Quanto a números, Ramiro Brito relembra que a AE Minho, “representa um universo de cerca de 50 mil postos de trabalho para 1 320 milhões de euros de faturação e 7 500 milhões de exportação”. Porém, relembra que à parte dos números “a Associação Empresarial do Minho é o ponto de encontro dos empresários do Minho, para que possam crescer juntos, agregar-se, criar valor juntos e projectarem-se no país e no mundo com mais dimensão e efetividade.”
Quando questionado sobre a presença de duas empresas vianenses na AE Minho, o presidente diz considerar fundamental visto os dois grandes pilares da mesma, assentarem em Viana do Castelo e Braga. “O Minho é diverso, a nossa diversidade é a nossa força, é a nossa vantagem, é a nossa cultura e portanto o distrito de Viana do Castelo é essencial para garantir essa diversidade e essa riqueza do Minho”, relembrando que ainda este ano, à semelhança do 1º aniversário, irão voltar a Viana do Castelo para o maior evento da Associação, a Gala Solidário que se realiza em novembro.
“Viana do Castelo, está não só no nosso radar, mas também no centro da nossa ação”, conclui o atual Presidente da Associação Empresarial do Minho.

A vianense Helena Painhas, em representação da Painhas SA, Presidente do Conselho Fiscal da AE Minho, é sócia fundadora e acompanha a Associação desde o inicio. Para a empresária AE Minho foi algo que sempre a motivou “por ser uma associação independente que pudesse realmente nos fazer cooperar e não competir, e Viana pertence ao Minho…e as empresas de Viana também poderiam fazer parte. Há três anos de historia com muito trabalho feito em prol das empresas e do tecido empresarial do Minho e até da economia de Portugal, por isso acho que faz todo o sentido continuar a fazer parte dos órgãos sociais e a tentar, também, cativar mais gente para a Associação”, frisou.
Luís Ferreira, também sócio fundador da AE Minho, juntamente com os sócios Hugo Parente e Rogério Martins, do Grupo IFT – Formação e Consultoria, diz ser “um desafio grande e é muito bom estarmos aqui novamente, pela segunda vez. Aquilo que esperamos da AE Minho é que venha colmatar e ajudar a fazer crescer Viana, porque o foco da AE Minho é o Minho” relembrado que “Viana é uma cidade bonita de mais para estar tão parada no tempo…e as parcerias são fundamentais para este crescimento, portanto esperamos poder contribuir e que a AE Minho colabore com Viana do Castelo para podermos crescer mais e darmos à nossa cidade aquilo que ela merece.”

Hugo Parente, também sócio do Grupo IFT, relembra que tem aprendido muito com empresas maiores. “Podermos potenciar a nossa cidade, o Minho no geral, o Alto Minho. É fundamental para o crescimento de todos”.
A cerimónia da tomada de posse da AE Minho iniciou com a realização de duas iniciativas direcionadas para a Inteligência Artificial.
“O Estado da Arte – A Inteligência Artificial e a Humanização da Tecnologia” deu espaço ao debate sobre “A IA como instrumento de produtividade”, conduzido por Adolfo Mesquita Nunes – Pérez Llorca Advogados, Ricardo Gil Santos – Delloite e Liliana Sousa Bernardino – SONAE MC.
O debate contou também com o tema “A Humanização da Tecnologia” com Paula Dimas – Unbabel, Pedro Vidigal Monteiro – TELLES e Liliana Antão – DEUS human(ity)-centered Al.
O evento terminou com um Sunset de comemoração para os empresários do Minho.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.