Logo
Regional

Empresas de Viana do Castelo integram Órgãos Sociais da Associação Empresarial do Minho

25 Maio, 2024 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Decorreu, esta sexta-feira, 24 e maio, no Centro Cultural Vila Flôr em Guimarães, a celebração do 3.º aniversário e a tomada de posse da lista eleita à Associação Empresarial do Minho. As empresas vianenses, Painhas S.A e IFT - Instituto de Formação e Transportes integram a lista atual presidida por Ramiro Brito.

A Associação Empresarial do Minho, que comemorou este ano o seu 3º aniversário, surge da necessidade de representação do tecido empresarial do Minho perante os agentes.  Esta entidade atua como um agente do desenvolvimento regional, capaz de promover, de forma sustentada, um ambiente favorável à competitividade e ao desenvolvimento económico, social e cultural da região na promoção e defesa da iniciativa empresarial.

Ramiro Brito, o novo presidente da instituição, relembra que a AE Minho “nasceu num contexto pós pandémico para ocupar o espaço que estava vazio na região do Minho. Somos uma associação, a única que agrega Viana do Castelo e Braga no mesmo espectro de atuação. Somos a única, que eu saiba, que tem esta visão integrada do Minho como um todo, transfronteiriço entre os dois distritos” afirmou.

Quanto a números, Ramiro Brito relembra que a AE Minho, “representa um universo de cerca de 50 mil postos de trabalho para  1 320 milhões de euros de faturação e 7 500 milhões de exportação”. Porém, relembra que à parte dos números “a Associação Empresarial do Minho é o ponto de encontro dos empresários do Minho, para que possam crescer juntos, agregar-se, criar valor juntos e projectarem-se no país e no mundo com mais dimensão e efetividade.”

Quando questionado sobre a presença de duas empresas vianenses na AE Minho, o presidente diz considerar fundamental visto os dois grandes pilares da mesma, assentarem em Viana do Castelo e Braga. “O Minho é diverso, a nossa diversidade é a nossa força, é a nossa vantagem, é a nossa cultura e portanto o distrito de Viana do Castelo é essencial para garantir essa diversidade e essa riqueza do Minho”, relembrando que ainda este ano, à semelhança do 1º aniversário, irão voltar a Viana do Castelo para o maior evento da Associação, a Gala Solidário que se realiza em novembro.

“Viana do Castelo, está não só no nosso radar, mas também no centro da nossa ação”, conclui o atual Presidente da Associação Empresarial do Minho.

A vianense Helena Painhas, em representação da Painhas SA, Presidente do Conselho Fiscal da AE Minho, é sócia fundadora e acompanha a Associação desde o inicio. Para a empresária  AE Minho foi algo que sempre a motivou “por ser uma associação independente que pudesse realmente nos fazer cooperar e não competir, e Viana pertence ao Minho…e as empresas de Viana também poderiam fazer parte. Há três anos de historia com muito trabalho feito em prol das empresas e do tecido empresarial do Minho e até da economia de Portugal, por isso acho que faz todo o sentido continuar a fazer parte dos órgãos sociais e a tentar, também, cativar mais gente para a Associação”, frisou.

Luís Ferreira, também sócio fundador da AE Minho, juntamente com os sócios Hugo Parente e Rogério Martins, do Grupo IFT – Formação e Consultoria, diz ser “um desafio grande e é muito bom estarmos aqui novamente, pela segunda vez.  Aquilo que esperamos da AE Minho é que venha  colmatar e ajudar a fazer crescer Viana, porque o foco da AE Minho é o Minho” relembrado que “Viana é uma cidade bonita de mais para estar tão parada no tempo…e as parcerias são fundamentais para este crescimento, portanto esperamos poder contribuir e que a AE Minho colabore com Viana do Castelo para podermos crescer mais e darmos à nossa cidade aquilo que ela merece.”

Hugo Parente, também sócio do Grupo IFT, relembra que tem aprendido muito com empresas maiores. “Podermos potenciar a nossa cidade, o Minho no geral, o Alto Minho. É fundamental para o crescimento de todos”.

A cerimónia da tomada de posse da AE Minho iniciou com a realização de duas iniciativas direcionadas para a Inteligência Artificial.

“O Estado da Arte – A Inteligência Artificial e a Humanização da Tecnologia” deu espaço ao debate sobre “A IA como instrumento de produtividade”, conduzido por Adolfo Mesquita Nunes – Pérez Llorca Advogados, Ricardo Gil Santos – Delloite e Liliana Sousa Bernardino – SONAE MC.

O debate contou também com o tema “A Humanização da Tecnologia” com Paula Dimas – Unbabel, Pedro Vidigal Monteiro – TELLES e Liliana Antão – DEUS human(ity)-centered Al.

O evento terminou com um Sunset de comemoração para os empresários do Minho.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 14 Dezembro, 2025

Amnistia Internacional denuncia graves violações de direitos humanos em cinco regiões do mundo

A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.

Regional 14 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença lança Calendário 2026 em ação solidária

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.