Logo
Regional

Empresas de Viana do Castelo integram Órgãos Sociais da Associação Empresarial do Minho

25 Maio, 2024 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Decorreu, esta sexta-feira, 24 e maio, no Centro Cultural Vila Flôr em Guimarães, a celebração do 3.º aniversário e a tomada de posse da lista eleita à Associação Empresarial do Minho. As empresas vianenses, Painhas S.A e IFT - Instituto de Formação e Transportes integram a lista atual presidida por Ramiro Brito.

A Associação Empresarial do Minho, que comemorou este ano o seu 3º aniversário, surge da necessidade de representação do tecido empresarial do Minho perante os agentes.  Esta entidade atua como um agente do desenvolvimento regional, capaz de promover, de forma sustentada, um ambiente favorável à competitividade e ao desenvolvimento económico, social e cultural da região na promoção e defesa da iniciativa empresarial.

Ramiro Brito, o novo presidente da instituição, relembra que a AE Minho “nasceu num contexto pós pandémico para ocupar o espaço que estava vazio na região do Minho. Somos uma associação, a única que agrega Viana do Castelo e Braga no mesmo espectro de atuação. Somos a única, que eu saiba, que tem esta visão integrada do Minho como um todo, transfronteiriço entre os dois distritos” afirmou.

Quanto a números, Ramiro Brito relembra que a AE Minho, “representa um universo de cerca de 50 mil postos de trabalho para  1 320 milhões de euros de faturação e 7 500 milhões de exportação”. Porém, relembra que à parte dos números “a Associação Empresarial do Minho é o ponto de encontro dos empresários do Minho, para que possam crescer juntos, agregar-se, criar valor juntos e projectarem-se no país e no mundo com mais dimensão e efetividade.”

Quando questionado sobre a presença de duas empresas vianenses na AE Minho, o presidente diz considerar fundamental visto os dois grandes pilares da mesma, assentarem em Viana do Castelo e Braga. “O Minho é diverso, a nossa diversidade é a nossa força, é a nossa vantagem, é a nossa cultura e portanto o distrito de Viana do Castelo é essencial para garantir essa diversidade e essa riqueza do Minho”, relembrando que ainda este ano, à semelhança do 1º aniversário, irão voltar a Viana do Castelo para o maior evento da Associação, a Gala Solidário que se realiza em novembro.

“Viana do Castelo, está não só no nosso radar, mas também no centro da nossa ação”, conclui o atual Presidente da Associação Empresarial do Minho.

A vianense Helena Painhas, em representação da Painhas SA, Presidente do Conselho Fiscal da AE Minho, é sócia fundadora e acompanha a Associação desde o inicio. Para a empresária  AE Minho foi algo que sempre a motivou “por ser uma associação independente que pudesse realmente nos fazer cooperar e não competir, e Viana pertence ao Minho…e as empresas de Viana também poderiam fazer parte. Há três anos de historia com muito trabalho feito em prol das empresas e do tecido empresarial do Minho e até da economia de Portugal, por isso acho que faz todo o sentido continuar a fazer parte dos órgãos sociais e a tentar, também, cativar mais gente para a Associação”, frisou.

Luís Ferreira, também sócio fundador da AE Minho, juntamente com os sócios Hugo Parente e Rogério Martins, do Grupo IFT – Formação e Consultoria, diz ser “um desafio grande e é muito bom estarmos aqui novamente, pela segunda vez.  Aquilo que esperamos da AE Minho é que venha  colmatar e ajudar a fazer crescer Viana, porque o foco da AE Minho é o Minho” relembrado que “Viana é uma cidade bonita de mais para estar tão parada no tempo…e as parcerias são fundamentais para este crescimento, portanto esperamos poder contribuir e que a AE Minho colabore com Viana do Castelo para podermos crescer mais e darmos à nossa cidade aquilo que ela merece.”

Hugo Parente, também sócio do Grupo IFT, relembra que tem aprendido muito com empresas maiores. “Podermos potenciar a nossa cidade, o Minho no geral, o Alto Minho. É fundamental para o crescimento de todos”.

A cerimónia da tomada de posse da AE Minho iniciou com a realização de duas iniciativas direcionadas para a Inteligência Artificial.

“O Estado da Arte – A Inteligência Artificial e a Humanização da Tecnologia” deu espaço ao debate sobre “A IA como instrumento de produtividade”, conduzido por Adolfo Mesquita Nunes – Pérez Llorca Advogados, Ricardo Gil Santos – Delloite e Liliana Sousa Bernardino – SONAE MC.

O debate contou também com o tema “A Humanização da Tecnologia” com Paula Dimas – Unbabel, Pedro Vidigal Monteiro – TELLES e Liliana Antão – DEUS human(ity)-centered Al.

O evento terminou com um Sunset de comemoração para os empresários do Minho.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.