Zhao Bentang, embaixador da China em Portugal, disse estar interessado em criar uma plataforma de trabalho liderada pelo Município de Viana do Castelo e pela Embaixada para estabelecer um espaço de "networking" com empresas portuguesas e chinesas.
A partilha foi feita ontem durante um encontro do embaixador da China com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, em Viana do Castelo, onde foram debatidos temas-chave como a economia do mar, a energia verde, a transição energética, a logística marítima, a criatividade e a inovação.
A comitiva chinesa, liderada pelo embaixador, visitou Viana do Castelo, empresas e atividades locais, nomeadamente a construção e reparação naval e a metalomecânica.
Ao autarca vianense, Zhao Bentang reconheceu que “Viana do Castelo tem dado um salto em todos os domínios, destacando o desenvolvimento económico e acreditando que a capital do Alto Minho está na linha da frente no que toca à economia azul, questões energéticas, desenvolvimento e criatividade, áreas em que a China também está muito interessada”. O embaixador referiu que vê “Viana do Castelo, em termos geoestratégicos, como uma porta de entrada na Europa e um ponto de ligação com a Ásia”.
Disse, por isso mesmo, “estar interessado em criar uma plataforma de trabalho liderada pelo Município de Viana do Castelo e pela Embaixada para estabelecer um espaço de networking com empresas portuguesas e chinesas”.
No encontro, ficou ainda evidente que a investigação e desenvolvimento é outro dos pontos em comum entre Viana do Castelo e a Embaixada. O presidente da Câmara apresentou o Centro Tecnológico em Energias e Tecnologias Oceânicas, que a autarquia está a desenvolver em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Luís Nobre apresentou ainda a Agenda do Mar 20-30, que tem o objetivo de atrair para Viana do Castelo investimentos públicos e privados na ordem dos 1.000 milhões de euros, ao longo desta década.

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.