O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia "Famílias". O espetáculo para a infância, encenado por Catarina Requeijo, é apresentado este sábado, dia 30 de setembro, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Três atores e um cenário dinâmico mostram-nos que há muitas famílias e para todos os gostos: pequenas, grandes, divertidas, aborrecidas, inseparáveis, separadas, tradicionais, revolucionárias. Há os novos, os velhos, os do meio, os próximos, os afastados, os que já não estão cá e todos têm o seu lugar e a sua função. Haverá muito mais a descobrir, mas para já temos uma única certeza: todas as famílias são especiais e nenhuma é perfeita.
Com interpretação de Ana Valente, Anna Leppänen, Francisco Lima, cenografia e figurinos de Ana Limpinho, desenho de luz de Nuno Almeida e sonoplastia de Adriel Filipe, Famílias terá duas sessões no Teatro Municipal Sá de Miranda, a 30 de setembro e 5 de outubro, às 17h00.
De 2 a 27 de outubro, “Famílias”, estará em circulação de forma gratuita pelos estabelecimentos públicos do pré-escolar do concelho de Viana do Castelo, para mais de 1000 crianças, no âmbito do projeto Teatro Escolar do Serviço Educativo da companhia vianense, ao abrigo do protocolo cultural estabelecido com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A comunidade escolar ainda se pode inscrever através do Formulário de Inscrição, disponível em www.tmsm.pt.
O preço dos bilhetes para as sessões para público geral varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.