A Ex-Comissão Política Distrital (CPD) do Chega de Viana do Castelo, entrou em rota de colisão com a direção nacional do partido liderado por André Ventura. A constituição da lista para as Legislativas de maio próximo, está na origem da rutura entre as partes.
Depois da ex-Vice Presidente, Natividade Barbosa, ter vindo a publico arrasar o partido, agora foi a vez da ex-Presidente, Elsa Abreu, anunciar, à Viana TV, a desvinculação de toda a estrutura regional.
Aqui fica a nota enviada à Viana TV pela Ex-Presidente da Comissão Política Distrital (CPD) do Chega de Viana do Castelo:
CARNE PARA CANHÃO NÃO!!!
MUITO OBRIGADA.
Ao fim de meses e incontáveis pedidos de reunião com a DN e com o CJN a fim de sermos ouvidos para expor assuntos com carater interno que nos preocupavam ao nível distrital desde as últimas eleições legislativas, a única coisa que recebemos foi o silencio, até ser surpreendida pouco tempo antes da apresentação de listas de candidatos.
Foi-me solicitada uma lista de candidatos pelo presidente Dr André Ventura e que foi prontamente enviada, ficando a CPD à espera na expectativa de resultados iguais ao sucedido em finais de fevereiro de 2024, pois como diz o ditado em equipa vencedora não se mexe.
Como não recebemos respostas nenhuma da DN, apenas uma instrução interna da coordenação de campanha ironicamente para estarmos prontos para a campanha no terreno sem sequer sabermos quem iriamos eleger.
Marcou-se uma reunião da CPD para final de Março onde se elaborou um documento para terminarmos a continuidade de funções se a nossa lista não fosse aceite ou sequer consultados.
Em 2 de Abril dia do fim do mandato, já com informações internas não oficiais de que quem seria o cabeça de lista voltaria a ser o PSD Eduardo Teixeira e em segundo do CDS Mecia Martins que nunca serão CHEGA, enviei o documento previamente assinado pela CPD bem como por 4 coordenadores concelhios e um conselheiro nacional.
Seguidamente vários elementos pediram desvinculação imediata do partido.
Foram 5 anos de luta pela implementação do CHEGA no Distrito que nos saiu do corpo e do bolso que foram destruídos por imposição da DN.
Agora os eleitores terão uma lista tuti fruti composta por PSD, CDS, BLOQUISTA , COMUNISTA e ESTRANGEIRO. ..
Abram os olhos.
“O sucesso nunca é permanente, o fracasso nunca é total. Mas o que vale é a coragem de lutar.”
Ex presidente da CPD de Viana do Castelo
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.
Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acabam de lançar o SASocial – Alojamento Privado, uma nova plataforma digital que promete fortalecer ainda mais a rede de alojamento da instituição e facilitar a ligação entre proprietários de imóveis e a comunidade académica.