A Ex-Comissão Política Distrital (CPD) do Chega de Viana do Castelo, entrou em rota de colisão com a direção nacional do partido liderado por André Ventura. A constituição da lista para as Legislativas de maio próximo, está na origem da rutura entre as partes.
Depois da ex-Vice Presidente, Natividade Barbosa, ter vindo a publico arrasar o partido, agora foi a vez da ex-Presidente, Elsa Abreu, anunciar, à Viana TV, a desvinculação de toda a estrutura regional.
Aqui fica a nota enviada à Viana TV pela Ex-Presidente da Comissão Política Distrital (CPD) do Chega de Viana do Castelo:
CARNE PARA CANHÃO NÃO!!!
MUITO OBRIGADA.
Ao fim de meses e incontáveis pedidos de reunião com a DN e com o CJN a fim de sermos ouvidos para expor assuntos com carater interno que nos preocupavam ao nível distrital desde as últimas eleições legislativas, a única coisa que recebemos foi o silencio, até ser surpreendida pouco tempo antes da apresentação de listas de candidatos.
Foi-me solicitada uma lista de candidatos pelo presidente Dr André Ventura e que foi prontamente enviada, ficando a CPD à espera na expectativa de resultados iguais ao sucedido em finais de fevereiro de 2024, pois como diz o ditado em equipa vencedora não se mexe.
Como não recebemos respostas nenhuma da DN, apenas uma instrução interna da coordenação de campanha ironicamente para estarmos prontos para a campanha no terreno sem sequer sabermos quem iriamos eleger.
Marcou-se uma reunião da CPD para final de Março onde se elaborou um documento para terminarmos a continuidade de funções se a nossa lista não fosse aceite ou sequer consultados.
Em 2 de Abril dia do fim do mandato, já com informações internas não oficiais de que quem seria o cabeça de lista voltaria a ser o PSD Eduardo Teixeira e em segundo do CDS Mecia Martins que nunca serão CHEGA, enviei o documento previamente assinado pela CPD bem como por 4 coordenadores concelhios e um conselheiro nacional.
Seguidamente vários elementos pediram desvinculação imediata do partido.
Foram 5 anos de luta pela implementação do CHEGA no Distrito que nos saiu do corpo e do bolso que foram destruídos por imposição da DN.
Agora os eleitores terão uma lista tuti fruti composta por PSD, CDS, BLOQUISTA , COMUNISTA e ESTRANGEIRO. ..
Abram os olhos.
“O sucesso nunca é permanente, o fracasso nunca é total. Mas o que vale é a coragem de lutar.”
Ex presidente da CPD de Viana do Castelo
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.