A Ex-Comissão Política Distrital (CPD) do Chega de Viana do Castelo, entrou em rota de colisão com a direção nacional do partido liderado por André Ventura. A constituição da lista para as Legislativas de maio próximo, está na origem da rutura entre as partes.
Depois da ex-Vice Presidente, Natividade Barbosa, ter vindo a publico arrasar o partido, agora foi a vez da ex-Presidente, Elsa Abreu, anunciar, à Viana TV, a desvinculação de toda a estrutura regional.
Aqui fica a nota enviada à Viana TV pela Ex-Presidente da Comissão Política Distrital (CPD) do Chega de Viana do Castelo:
CARNE PARA CANHÃO NÃO!!!
MUITO OBRIGADA.
Ao fim de meses e incontáveis pedidos de reunião com a DN e com o CJN a fim de sermos ouvidos para expor assuntos com carater interno que nos preocupavam ao nível distrital desde as últimas eleições legislativas, a única coisa que recebemos foi o silencio, até ser surpreendida pouco tempo antes da apresentação de listas de candidatos.
Foi-me solicitada uma lista de candidatos pelo presidente Dr André Ventura e que foi prontamente enviada, ficando a CPD à espera na expectativa de resultados iguais ao sucedido em finais de fevereiro de 2024, pois como diz o ditado em equipa vencedora não se mexe.
Como não recebemos respostas nenhuma da DN, apenas uma instrução interna da coordenação de campanha ironicamente para estarmos prontos para a campanha no terreno sem sequer sabermos quem iriamos eleger.
Marcou-se uma reunião da CPD para final de Março onde se elaborou um documento para terminarmos a continuidade de funções se a nossa lista não fosse aceite ou sequer consultados.
Em 2 de Abril dia do fim do mandato, já com informações internas não oficiais de que quem seria o cabeça de lista voltaria a ser o PSD Eduardo Teixeira e em segundo do CDS Mecia Martins que nunca serão CHEGA, enviei o documento previamente assinado pela CPD bem como por 4 coordenadores concelhios e um conselheiro nacional.
Seguidamente vários elementos pediram desvinculação imediata do partido.
Foram 5 anos de luta pela implementação do CHEGA no Distrito que nos saiu do corpo e do bolso que foram destruídos por imposição da DN.
Agora os eleitores terão uma lista tuti fruti composta por PSD, CDS, BLOQUISTA , COMUNISTA e ESTRANGEIRO. ..
Abram os olhos.
“O sucesso nunca é permanente, o fracasso nunca é total. Mas o que vale é a coragem de lutar.”
Ex presidente da CPD de Viana do Castelo
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.