O ex-social-democrata Eduardo Teixeira foi eleito pelo Chega, tornando-se num dos cinco deputados na Assembleia da República do círculo eleitoral de Viana do Castelo, com dois deputados do PS e, outros tantos, da Aliança Democrática (AD).
Em janeiro último, Eduardo Teixeira anunciou a desfiliação do PSD para encabeçar, como independente, a lista do Chega que hoje se tornou na terceira forca política mais votada no distrito de Viana do Castelo, com 18,64 % dos votos.
O ex-social-democrata foi deputado do PSD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo entre junho 2011 e novembro de 2015 e entre outubro de 2019 e 02 abril de 2022.
Militante do PSD durante cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, ainda secretário de Estado do Mar.
Nas eleições legislativas de hoje, a AD (PSD/CDS/PPM) teve a maior percentagem de votos, com 34,72%, mas elegeu dois deputados, o mesmo número de mandatos conquistados pelo PS.
A AD elegeu Pedro Aguiar Branco que, em 2014, enquanto ministro da Defesa do Governo PSD/CDS-PP iniciou o processo de extinção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e, Emília Cerqueira que tem garantido a reeleição desde 2015.
Pelo PS, que somou 28,15% dos votos, foram eleitos Marina Gonçalves, e, José Maria Costa, ex-presidente da Câmara da capital do Alto Minho.
De acordo com os dados da Secretaria – Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral (SGMAI-AE), dos 233.491 eleitores que residem nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo inscritos, 142.913 exerceram o seu direito de voto tendo elegido cinco representantes para a Assembleia da República, menos um do que em 2022.
A perda de cerca de 2.500 eleitores em Viana do Castelo ditou a perda de um mandato.
Nas legislativas de 2022 foram eleitos pelo PS, o ex-ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, Marina Gonçalves, a ainda ministra da Educação e, José Maria da Cunha Costa, secretário de Estado do Mar.
Pelo PSD foi eleito o ex-presidente da Câmara de Valença, Jorge Manuel Salgueiro Mendes, Maria Emília e Sousa Cerqueira e, João Carlos Araújo Rego Montenegro.
Flores naturais, preservadas com encanto e criatividade, por mãos habilidosas, dão corpo à exposição "Encanto de Flor", na Loja de Turismo de Valença.
A Câmara de Valença vai apoiar produtores pecuários e a produção agrícola biológica, através de regulamentos publicados no Diário da República (DR).
No próximo dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) de Entre Minho e Lima, que está em discussão pública.
Portugal passou à final do 69.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre até sábado em Basileia, na Suíça, contra as previsões das casas de apostas.
Às 10h00 deste sábado, 17 de maio, arrancam as inscrições nas Férias de Verão promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Até lá, os pais e encarregados de educação têm obrigatoriamente de fazer o registo dos seus educandos numa nova plataforma desenvolvida para tornar o processo mais fácil, justo e rápido.
Entre os dias 9 e 11 de maio, a Praça Terra da Nóbrega encheu-se de vida com a Festa das Tradições, num evento que celebrou com entusiasmo as raízes culturais da região. Foram três dias de reencontro com os sabores, sons e saberes que definem a identidade local — tudo envolto num ambiente de partilha e alegria.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.