O ex-social-democrata Eduardo Teixeira foi eleito pelo Chega, tornando-se num dos cinco deputados na Assembleia da República do círculo eleitoral de Viana do Castelo, com dois deputados do PS e, outros tantos, da Aliança Democrática (AD).
Em janeiro último, Eduardo Teixeira anunciou a desfiliação do PSD para encabeçar, como independente, a lista do Chega que hoje se tornou na terceira forca política mais votada no distrito de Viana do Castelo, com 18,64 % dos votos.
O ex-social-democrata foi deputado do PSD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo entre junho 2011 e novembro de 2015 e entre outubro de 2019 e 02 abril de 2022.
Militante do PSD durante cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, ainda secretário de Estado do Mar.
Nas eleições legislativas de hoje, a AD (PSD/CDS/PPM) teve a maior percentagem de votos, com 34,72%, mas elegeu dois deputados, o mesmo número de mandatos conquistados pelo PS.
A AD elegeu Pedro Aguiar Branco que, em 2014, enquanto ministro da Defesa do Governo PSD/CDS-PP iniciou o processo de extinção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e, Emília Cerqueira que tem garantido a reeleição desde 2015.
Pelo PS, que somou 28,15% dos votos, foram eleitos Marina Gonçalves, e, José Maria Costa, ex-presidente da Câmara da capital do Alto Minho.
De acordo com os dados da Secretaria – Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral (SGMAI-AE), dos 233.491 eleitores que residem nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo inscritos, 142.913 exerceram o seu direito de voto tendo elegido cinco representantes para a Assembleia da República, menos um do que em 2022.
A perda de cerca de 2.500 eleitores em Viana do Castelo ditou a perda de um mandato.
Nas legislativas de 2022 foram eleitos pelo PS, o ex-ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, Marina Gonçalves, a ainda ministra da Educação e, José Maria da Cunha Costa, secretário de Estado do Mar.
Pelo PSD foi eleito o ex-presidente da Câmara de Valença, Jorge Manuel Salgueiro Mendes, Maria Emília e Sousa Cerqueira e, João Carlos Araújo Rego Montenegro.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.