Logo
Regional

Edital permite pesca embarcada na Ínsua em Caminha com mar e ventos favoráveis

14 Julho, 2023 | 10:24
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A pesca embarcada lúdica na zona a sul da ilha da Ínsua, em Caminha, passa a ser permitida sempre que as condições meteorológicas e oceanográficas forem favoráveis à navegação, indica um edital publicado em Diário da República.

A publicação, subscrita pelo capitão do Porto de Caminha, Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, indica que para garantir a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a prevenção de acidentes, a pesca lúdica apeada passa a ser permitida “dentro de um raio de 600 metros centrado no farolim da Ínsua” e “sempre que se verifique a existência de condições meteorológicas e oceanográficas”.

A pesca lúdica passa também a ser possível em todos os aglomerados rochosos localizados em redor da Ínsua, “aos quais o acesso não seja possível efetuar pedonalmente e que cumulativamente estejam situados dentro de um raio de 600 metros centrado no farolim da Ínsua”.

À agência Lusa, Luís Domingues, da Associação Pescadores do Rio Minho, salientou que, apesar de o novo edital não ir de encontro as pretensões dos pescadores, “foi conseguido um avanço face à proibição publicada anteriormente”. “Queremos deixar uma nota de agradecimento a todos os envolvidos nesta causa, que se define por ser para as pessoas, em prol da pesca lúdica local”, referiu o pescador, destacando o papel do presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, e do capitão do Porto de Caminha na resolução desta problemática.

No início de maio entrou em vigor um edital que referia que “o exercício da pesca lúdica, em águas oceânicas sob jurisdição da capitania do porto de Caminha, fora do Troço Internacional do Rio Minho (TIRM), assim como nos rios Coura e Âncora, encontra-se definido no Decreto-Lei n.º 246/2000, de 29 de setembro, na sua versão atual”.

“De acordo com este diploma legal, e tendo em conta os condicionalismos ao exercício deste tipo de pesca, preceituados na Portaria n.º 14/2014, de 23 de janeiro, para garantir a segurança da navegação e a preservação da biodiversidade marinha, é expressamente proibida a pesca lúdica apeada”, referia o anterior documento.

Contactado, a propósito de um comunicado enviado à imprensa a 30 de maio pelo movimento que representa cerca de 200 pescadores lúdicos, o capitão do porto de Caminha informou que a pesca embarcada lúdica e profissional iria ser permitida na zona a sul da ilha da Ínsua, sempre que as condições meteorológicas e oceanográficas fossem favoráveis à navegação.

“Encontrei algum mérito nas propostas que me foram apresentadas, na semana passada, pelos pescadores lúdicos e decidi que iria fazer uma alteração ao edital, permitindo a pesca lúdica embarcada, assim como a profissional, naquele local, mas dependendo das condições meteorológicas e oceanográficas”, afirmou à época, à agência Lusa, Pedro Santos Jorge.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.