Logo
Regional

Edital permite pesca embarcada na Ínsua em Caminha com mar e ventos favoráveis

14 Julho, 2023 | 10:24
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A pesca embarcada lúdica na zona a sul da ilha da Ínsua, em Caminha, passa a ser permitida sempre que as condições meteorológicas e oceanográficas forem favoráveis à navegação, indica um edital publicado em Diário da República.

A publicação, subscrita pelo capitão do Porto de Caminha, Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge, indica que para garantir a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a prevenção de acidentes, a pesca lúdica apeada passa a ser permitida “dentro de um raio de 600 metros centrado no farolim da Ínsua” e “sempre que se verifique a existência de condições meteorológicas e oceanográficas”.

A pesca lúdica passa também a ser possível em todos os aglomerados rochosos localizados em redor da Ínsua, “aos quais o acesso não seja possível efetuar pedonalmente e que cumulativamente estejam situados dentro de um raio de 600 metros centrado no farolim da Ínsua”.

À agência Lusa, Luís Domingues, da Associação Pescadores do Rio Minho, salientou que, apesar de o novo edital não ir de encontro as pretensões dos pescadores, “foi conseguido um avanço face à proibição publicada anteriormente”. “Queremos deixar uma nota de agradecimento a todos os envolvidos nesta causa, que se define por ser para as pessoas, em prol da pesca lúdica local”, referiu o pescador, destacando o papel do presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, e do capitão do Porto de Caminha na resolução desta problemática.

No início de maio entrou em vigor um edital que referia que “o exercício da pesca lúdica, em águas oceânicas sob jurisdição da capitania do porto de Caminha, fora do Troço Internacional do Rio Minho (TIRM), assim como nos rios Coura e Âncora, encontra-se definido no Decreto-Lei n.º 246/2000, de 29 de setembro, na sua versão atual”.

“De acordo com este diploma legal, e tendo em conta os condicionalismos ao exercício deste tipo de pesca, preceituados na Portaria n.º 14/2014, de 23 de janeiro, para garantir a segurança da navegação e a preservação da biodiversidade marinha, é expressamente proibida a pesca lúdica apeada”, referia o anterior documento.

Contactado, a propósito de um comunicado enviado à imprensa a 30 de maio pelo movimento que representa cerca de 200 pescadores lúdicos, o capitão do porto de Caminha informou que a pesca embarcada lúdica e profissional iria ser permitida na zona a sul da ilha da Ínsua, sempre que as condições meteorológicas e oceanográficas fossem favoráveis à navegação.

“Encontrei algum mérito nas propostas que me foram apresentadas, na semana passada, pelos pescadores lúdicos e decidi que iria fazer uma alteração ao edital, permitindo a pesca lúdica embarcada, assim como a profissional, naquele local, mas dependendo das condições meteorológicas e oceanográficas”, afirmou à época, à agência Lusa, Pedro Santos Jorge.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.