Nos dias 11 e 12 de março, o FeelViana desafia todos os adeptos do ciclismo para a 2ª Edição do E-Viana Enduro Bike, uma prova de enduro clássica e independente destinada exclusivamente a e-Bikes. O percurso de aproximadamente 30 quilómetros passará pela região de Viana do Castelo e incluirá 6 classificativas. As inscrições já se encontram abertas e terão um máximo de 120 participantes.
O “E-Viana Enduro Bike” começará no dia 11 de março para que todos os atletas participem na prova de reconhecimento do percurso, no período das 09h00 às 16h00. O sábado contará ainda com muitas surpresas que prometem surpreender não só os atletas, mas também as suas famílias. Ainda no período da manhã, as famílias dos participantes estão convidadas a participar no “Family Bike Ride”, um passeio de bicicleta pela região de Viana do Castelo. Pelas 14h00, segue-se o “Kids Gincana Challenge” que promete divertir os mais novos. Para terminar, será proporcionado um momento de maior descontração num “Sunset Bike Cocktail”, que contará com a presença de um DJ.
No dia seguinte, a 12 de março, pelas 09h00, dá-se o início da prova, que terminará pelas 13h00. A entrega dos prémios decorrerá pelas 14h30 e o evento terminará às 16h00.

A prova, que conta com o apoio do Município de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto de 2023, percorre pistas e trilhos da montanha de Santa Luzia, no menor tempo possível, contando os tempos das 6 etapas assim como os controlos de tempo nas diferentes zonas do percurso. Não esquecendo a ligação entre a partida/chegada no hotel FeelViana e Santa Luzia que decorrerá pelas pitorescas estradas e ruas de Viana do Castelo. No final da prova serão entregues 15 troféus divididos por diferentes categorias.
As inscrições para a prova estão já a decorrer com um valor de 50€ até dia 31/01 e de 01/02 a 20/02 o valor da inscrição passará para os 60€. Todos os participantes podem inscrever-se através do site da competição em www.vianaebike.com. A par disso, o Hotel FeelViana tem ainda disponível uma campanha de alojamento, que garante uma entrada gratuita na prova, se reservar 2 noites de estadia (10/03 a 12/03).
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.