A E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, instalou dois novos postos de transformação (PT) nas freguesias de Facha (Porteladia) e Gemieira (Lage), no concelho de Ponte de Lima.
As infraestruturas, que já se encontram em exploração, perfazem em conjunto uma potência de 350 kVA e os ramais de Média Tensão (MT) 200 metros de comprimento.
A rede de baixa tensão (BT) na zona foi reforçada numa extensão aproximada de 500 metros, implicando a instalação/substituição de 10 apoios de BT, resultando assim numa melhor gestão da rede.
As obras, que representaram um investimento de cerca de 70 mil euros, vão reforçar significativamente a qualidade de serviço nas freguesias abrangidas pelas novas infraestruturas, vão dotar a rede de maior capacidade e resiliência, ficando ainda garantida a disponibilidade de potência para satisfação de novas solicitações de energia elétrica para as zonas em causa.
Para a E-REDES, este procedimento em estreita colaboração com o município de Ponte de Lima, enquadra-se na sua política de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética, resultante do compromisso que a empresa assumiu com a autarquia.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.