A chuva e a neve em algumas serras das regiões Norte e Centro vão continuar no domingo de Páscoa em Portugal, que deixa de estar a ser afetado pela depressão Nelson, indicou, este sábado, o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta que, no domingo de Páscoa, o céu vai apresentar-se temporariamente muito nublado com aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, sendo mais intensos no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, e diminuindo de frequência na região Sul.
Segundo o IPMA, a neve deverá continuar a cair nas serras da região Norte e na Serra da Estrela, enquanto o vento será de oeste ou sudoeste, soprando por vezes forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 60 quilómetros por hora.
O IPMA prevê para domingo de Páscoa uma temperatura mínima entre 6ºC e 11°C, sendo entre -3ºC e 6°C no interior Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura máxima, em especial na região Norte.
A temperatura máxima vai oscilar entre 11ºC e 17°C, sendo inferior a 10°C em alguns locais do interior Centro.
O IPMA indica também que a agitação marítima vai diminuir gradualmente, mantendo-se até ao início da tarde de domingo sob aviso amarelo a sul do Cabo Raso, com ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros na costa ocidental, e ondas de sudoeste com três a quatro metros na Costa Sul.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera refere ainda que o estado do tempo em Portugal continental continua a ser influenciado por ondulações frontais associadas a uma vasta região depressionária que se estende desde a Islândia até à região da Madeira.
Um dos seus núcleos foi a depressão Nelson que, entretanto, se deslocou para nordeste.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.