A chuva e a neve em algumas serras das regiões Norte e Centro vão continuar no domingo de Páscoa em Portugal, que deixa de estar a ser afetado pela depressão Nelson, indicou, este sábado, o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta que, no domingo de Páscoa, o céu vai apresentar-se temporariamente muito nublado com aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, sendo mais intensos no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, e diminuindo de frequência na região Sul.
Segundo o IPMA, a neve deverá continuar a cair nas serras da região Norte e na Serra da Estrela, enquanto o vento será de oeste ou sudoeste, soprando por vezes forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 60 quilómetros por hora.
O IPMA prevê para domingo de Páscoa uma temperatura mínima entre 6ºC e 11°C, sendo entre -3ºC e 6°C no interior Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura máxima, em especial na região Norte.
A temperatura máxima vai oscilar entre 11ºC e 17°C, sendo inferior a 10°C em alguns locais do interior Centro.
O IPMA indica também que a agitação marítima vai diminuir gradualmente, mantendo-se até ao início da tarde de domingo sob aviso amarelo a sul do Cabo Raso, com ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros na costa ocidental, e ondas de sudoeste com três a quatro metros na Costa Sul.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera refere ainda que o estado do tempo em Portugal continental continua a ser influenciado por ondulações frontais associadas a uma vasta região depressionária que se estende desde a Islândia até à região da Madeira.
Um dos seus núcleos foi a depressão Nelson que, entretanto, se deslocou para nordeste.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.