Logo
Cultura

Documentário sobre coreógrafa e bailarina Olga Roriz vai ter antestreia em Lisboa

26 Março, 2024 | 16:33
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Um documentário sobre a vida e obra de Olga Roriz, bailarina e coreógrafa, natural de Viana do Castelo, que figura entre as mais importantes da dança contemporânea, terá antestreia a 03 de abril, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.

Produzido pela Mares do Sul, com direção e argumento de Cristina Ferreira Gomes, o documentário tem autoria e entrevista de Luiz Antunes, resultado de dois anos de filmagens que acompanharam o processo de criação do espetáculo “Pas d’Agitation”, e a sua estreia, em Paris, em 2022, segundo a produção.

Sob o título “Olga Roriz”, o documentário – resultado de um “percurso intimista pelos mundos criativos e intensos” da coreógrafa – vai ter antestreia no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, a 03 de abril, às 18:30, com entrada livre, na presença da criadora, e estreia-se na RTP2 a 05 de abril.

O longo período de rodagem permitiu à Cristina Ferreira Gomes – que assinou também um documentário sobre a coreógrafa Vera Mantero, em 2023, e deverá estrear outro este ano sobre Clara Andermatt – estabelecer uma forte proximidade com a coreógrafa, e construir um filme intimista sobre a vida e obra de Olga Roriz, passando por geografias diversas, como os Açores, Lisboa, Évora e Paris.

O repertório na área da dança, teatro e vídeo de Olga Roriz é constituído por mais de 90 obras, em que as mais recentes – “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros” (2023), “Deste Mundo e do Outro” (2022), “A minha história não é igual à tua”, com interpretação de reclusos, “Seis meses depois” (2020), e “Autópsia” -, à semelhança da maior parte da sua produção, tiveram apresentações pelo país.

Roriz criou e remontou peças para o Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado, Ballet Teatro Guaira (Brasil), Ballets de Monte Carlo, Ballet Nacional de Espanha, English National Ballet, American Reportory Ballet e Alla Scala de Milão (Itália).

Em 2015, assinalou 20 anos da companhia em nome próprio e 40 anos de carreira, com a revisitação da peça “Propriedade Privada” (1996), no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Nascida em Viana do Castelo, em 1955, Olga Roriz estudou ballet clássico e dança moderna com Margarida Abreu e Ana Ivanova, ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e tornou-se primeira bailarina do Ballet Gulbenkian, onde foi depois convidada a coreografar.

Em 1995, viria a criar a Companhia Olga Roriz, atualmente instalada no Palácio Pancas Palha, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.

O seu repertório na área da dança conta ainda, entre outras, com as peças “Pedro e Inês”, “Inferno”, “Start and Stop Again”, “Propriedade Privada”, “Electra”, “Os Olhos de Gulay Cabbar”, “Nortada”, “Jump-Up-And-Kiss-Me”, “Pets”, “A Sagração da Primavera”, “Antes que Matem os Elefantes”, “Síndrome”.

Foi distinguida com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique (2004), Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (2008) e o Prémio da Latinidade (2012), entre outros.

A dança contemporânea tem sido um tema regular no trabalho documental de Cristina Ferreira Gomes e Luiz Antunes, interesse mútuo que se aprofundou a partir da produção da série documental de 16 episódios “Portugal que Dança”.

Cristina Ferreira Gomes, realizadora que dirige a produtora Mares do Sul, estreou-se com o documentário “Mulheres ao Mar”, com o qual recebeu o prémio Revelação no Festival Caminhos do Cinema Português, em 2002. Em 2020, com “Os Últimos Dias”, recebeu o prémio de melhor documentário no festival FesTin.

O bailarino, coreógrafo e investigador Luiz Antunes, com formação em dança e em música, estudou com Anna Mascolo e o seu percurso também passou pela escola da Ópera de Paris e a escola de Jacques Lecoq. Foi ainda estagiário artístico e de produção do Ballet Gulbenkian e assistente de Olga Roriz.

Como coreógrafo desenvolve o seu trabalho desde 2000. Foi fundador da Heurtebise – Associação Cultural, e publicou vários trabalhos e artigos na área de investigação.

Além da colaboração com Cristina Ferreira Gomes, realizou as entrevistas e colaborou no argumento do documentário “Um corpo que Dança” sobre o Ballet Gulbenkian, do realizador Marco Martins.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Abril, 2025

Luís Nobre destaca “profundo respeito pelas tradições” na sua mensagem de Páscoa

Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destaca "profundo respeito pelas tradições" e convida vianenses e visitantes, para as iniciativas que vão decorrer por todo o concelho no âmbito do programa, Páscoa Doce.

Regional 11 Abril, 2025

Valença está a celebra Interculturalidade

Mostra fotográfica de rostos do mundo, leitura de poesias em várias línguas, testemunhos de refugiados em documentário são as atividades que marcam a edição de 2025, da Semana da Interculturalidade em Valença.

Regional 11 Abril, 2025

Caminha é “capital dos automóveis clássicos” este fim de semana 

O concelho de Caminha vai ser, este fim de semana, a capital dos “carros clássicos”. Este sábado, dia12, recebe uma centena de automóveis de diversas marcas. O “Norte Classic 2025”, promete a celebração da elegância dos automóveis clássicos. Para domingo, estão previstos cerca de quatro dezenas de carros Ford Mustang, em grande parte clássicos, mas também modelos mais atuais.  

Nacional 11 Abril, 2025

Renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação do Governo

A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de 2024, anunciou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Internacional 10 Abril, 2025

IPVC conquista 1.º lugar no Festival Nacional de Robótica e garante lugar no mundial no Brasil

A equipa de robótica do Politécnico de Viana do Castelo venceu o Festival Nacional de Robótica 2025, que decorreu de no Funchal, Madeira. Com este resultado, a Robotic@IPVC – equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) – garantiu a qualificação para o RoboCup, uma competição mundial que reúne, este ano, no Brasil, os melhores projetos e equipas de cada país.

Regional 10 Abril, 2025

Embarcação de recreio vira ao largo da ilha da Ínsua em Caminha

Três tripulantes, de nacionalidade espanhola e com idades compreendidas entre os 25 e os 53 anos, foram resgatados na noite de quarta-feira, 9 de abril, após a embarcação de recreio onde seguiam ter virado ao largo da ilha da Ínsua, em Caminha.

Regional 10 Abril, 2025

Câmara Municipal de Viana do Castelo abre procedimento concursal para motorista de autocarros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem a decorrer um procedimento concursal comum para constituição de reserva de recrutamento – 2ª reserva de recrutamento – na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para a carreira de Assistente Operacional - Agente único de transportes, motorista. As candidaturas devem ser apresentadas até 24 de abril de 2025.