Logo
Regional

Documentário do Politécnico de Viana do Castelo conquista conceituado prémio no Japão

11 Maio, 2025 | 16:30
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.

Realizado por Flávio Cruz, cineasta e docente do curso de licenciatura em Artes e Cinema Digital, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, o documentário “MUSAE – A história de um processo criativo em três atos” resulta de um projeto de investigação coordenado, escrito e produzido pelos investigadores Liliana Soares, Ermanno Aparo (ambos docentes dos cursos de licenciatura e mestrado em Design, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo e do Polo CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa) e Rita Almendra (CIAUD/Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O documentário foi desenvolvido durante a pandemia, tendo como objetivo explorar novas formas de ligação entre as indústrias criativas e culturais e o setor de produtos de iluminação. Através da colaboração com a empresa de Vila Nova de Famalicão, Furnor, o projeto uniu teatro, música e design num processo colaborativo que encontrou nas redes sociais um novo canal de comunicação cultural e promoção de produtos em tempo de crise.

A docente e investigadora do IPVC e do Polo CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, Liliana Soares, explica que o projeto “se apresentou como uma alternativa para o sector das artes performativas repensarem a produção cultural”, permitindo, em simultâneo, uma interação diferente entre “o palco do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, alunos da Escola Profissional de Música da cidade de Viana do Castelo, a empresa de iluminação Furnor, as produtoras de áudio e vídeo e a equipa do projeto”, dando origem a “um momento absolutamente único de criação colaborativa em tom experimental que abre novos modelos de sustentabilidade.”

Ermanno Aparo, igualmente docente e investigador do IPVC e do Polo CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, acrescenta e diz que “um dos grandes desafios” do MUSAE passou por “fortalecer a componente societal da Investigação em Design, publicando resultados e processos não apenas em comunicações científicas (o que já aconteceu em revistas e livros do âmbito), mas também de forma mais alargada a todo o público”, através das redes sociais, durante o período crítico da pandemia. “É um exemplo de como a investigação pode chegar à sociedade.”

O projeto de investigação, que se prolongou durante quase três anos, deu origem a um documentário disponível no YouTube – MUSAE: A história de um processo criativo em três atos, encontrando-se também publicado pela editora BytheBook.

Depois de ter sido galardoado, em 2023, com o prémio internacional Muse Design Award, na categoria de produtos de iluminação, e de ter sido semifinalista no Festival Internacional de Cinema de Palermo, em Itália, em 2024, o documentário é agora distinguido no Japão, reforçando o impacto internacional do projeto MUSAE e do trabalho desenvolvido pelos docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo assina auto de consignação da obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária

Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.

Desporto 1 Julho, 2025

Rampa do Monte do Faro coroa o desporto automóvel em Valença

A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.

Regional 1 Julho, 2025

PSD em coligação com CDS concorre com José Albano à Câmara de Melgaço

José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.

Regional 30 Junho, 2025

Cerveira apresenta Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento

Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.

Regional 30 Junho, 2025

“Marginal” está de volta ao Jardim de Viana do Castelo

De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.

Nacional 30 Junho, 2025

Ponte da Barca apela ao Governo para manter helicóptero no Alto Minho

O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.

Regional 30 Junho, 2025

Viana do Castelo: Trabalhadores da Transcunha vão decidir se avançam para greve

Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.