Docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas de Monserrate, reuniram-se, esta manhã, de forma pacifica, com vários cartazes em forma de protesto, junto aos portões da Escola Secundária de Monserrate.
Desde o dia 9 de dezembro que está em curso uma greve por tempo indeterminado a nível nacional. As escolas do Alto Minho tem aderido a esta “convocatória nacional” e hoje o Agrupamento de Escolas de Monserrate, faz-se ouvir na Avenida do Atlântico, em frente aos portões da Escola Secundária de Monserrate.
Ricardo Pereira, professor de Eletrotecnia afirmou que a greve serve para lutar contra “a precariedade das pessoas contratadas, pessoal do quadro estagnado nas carreiras, a avaliação docente e as cotas.” Salienta ainda que “O pessoal não docente para chegar ao topo da carreira teria de trabalhar 120 anos.”
“Há funcionários com 36 anos de funções que ganham cerca de 709€, valor inconcebível para uma escola pública. Estamos aqui pelos nossos alunos” salientando que os Alunos do Ensino profissional levaram “um corte brutal nas aulas técnicas”.
Miguel Ribeiro, assistente operacional referiu que este protesto é “um dever educativo e cívico” onde esperam e acreditam que serão ouvidos de forma a conseguir “alterar o panorama nacional em busca de melhores condições” salientando ainda “somos igualmente importantes no processo educativo e precisamos, tal como os professores, de ser valorizados por isso”.
A greve será por tempo indeterminado.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.