Docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas de Monserrate, reuniram-se, esta manhã, de forma pacifica, com vários cartazes em forma de protesto, junto aos portões da Escola Secundária de Monserrate.
Desde o dia 9 de dezembro que está em curso uma greve por tempo indeterminado a nível nacional. As escolas do Alto Minho tem aderido a esta “convocatória nacional” e hoje o Agrupamento de Escolas de Monserrate, faz-se ouvir na Avenida do Atlântico, em frente aos portões da Escola Secundária de Monserrate.
Ricardo Pereira, professor de Eletrotecnia afirmou que a greve serve para lutar contra “a precariedade das pessoas contratadas, pessoal do quadro estagnado nas carreiras, a avaliação docente e as cotas.” Salienta ainda que “O pessoal não docente para chegar ao topo da carreira teria de trabalhar 120 anos.”
“Há funcionários com 36 anos de funções que ganham cerca de 709€, valor inconcebível para uma escola pública. Estamos aqui pelos nossos alunos” salientando que os Alunos do Ensino profissional levaram “um corte brutal nas aulas técnicas”.
Miguel Ribeiro, assistente operacional referiu que este protesto é “um dever educativo e cívico” onde esperam e acreditam que serão ouvidos de forma a conseguir “alterar o panorama nacional em busca de melhores condições” salientando ainda “somos igualmente importantes no processo educativo e precisamos, tal como os professores, de ser valorizados por isso”.
A greve será por tempo indeterminado.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.