Logo
Regional

Docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas de Monserrate em protesto

12 Janeiro, 2023 | 10:48
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas de Monserrate, reuniram-se, esta manhã, de forma pacifica, com vários cartazes em forma de protesto, junto aos portões da Escola Secundária de Monserrate.

Desde o dia 9 de dezembro que está em curso uma greve por tempo indeterminado a nível nacional. As escolas do Alto Minho tem aderido a esta “convocatória nacional” e hoje o Agrupamento de Escolas de Monserrate, faz-se ouvir na Avenida do Atlântico, em frente aos portões da Escola Secundária de Monserrate.

Ricardo Pereira, professor de Eletrotecnia afirmou que a greve serve para lutar contra “a precariedade das pessoas contratadas, pessoal do quadro estagnado nas carreiras, a avaliação docente e as cotas.” Salienta ainda que “O pessoal não docente para chegar ao topo da carreira teria de trabalhar 120 anos.”

“Há funcionários com 36 anos de funções que ganham cerca de 709€, valor inconcebível para uma escola pública. Estamos aqui pelos nossos alunos” salientando que os Alunos do Ensino profissional levaram “um corte brutal nas aulas técnicas”.

Miguel Ribeiro, assistente operacional referiu que este protesto é “um dever educativo e cívico” onde esperam e acreditam que serão ouvidos de forma a conseguir “alterar o panorama nacional em busca de melhores condições” salientando ainda “somos igualmente importantes no processo educativo e precisamos, tal como os professores, de ser valorizados por isso”.

A greve será por tempo indeterminado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.