Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida, na terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.
O prémio foi entregue durante o XXVI Congresso Nacional e X Internacional da APEO, que decorreu esta segunda e terça-feira, 5 e 6 de maio, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto. O projeto distinguido, ainda em fase de conclusão, intitula-se “Perspetivas maternas sobre a perda gestacional: facilitadores e inibidores no processo de transição”, e centra-se na melhoria dos cuidados prestados a mulheres e famílias que enfrentam a perda de uma gravidez.
“É um tema difícil, sensível, muitas vezes evitado, mas que precisa de ser abordado com mais cuidado e atenção. A maior parte das gravidezes são felizes, mas nem sempre é assim, e essas mulheres e famílias também precisam de ser cuidadas. Há ainda muito por fazer nas nossas instituições”, sublinha Conceição Freitas, que espera concluir o doutoramento no próximo verão.
Natural de Vila Nova de Gaia e com 27 anos de experiência profissional como enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, Conceição Freitas integrou a equipa docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo em janeiro de 2023, após uma longa carreira no Hospital de São João, no Porto.
O Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras pretende promover e valorizar projetos inovadores que contribuam para a segurança e qualidade dos cuidados prestados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), além de reconhecer o mérito científico e profissional dos seus membros.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.