Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida, na terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.
O prémio foi entregue durante o XXVI Congresso Nacional e X Internacional da APEO, que decorreu esta segunda e terça-feira, 5 e 6 de maio, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto. O projeto distinguido, ainda em fase de conclusão, intitula-se “Perspetivas maternas sobre a perda gestacional: facilitadores e inibidores no processo de transição”, e centra-se na melhoria dos cuidados prestados a mulheres e famílias que enfrentam a perda de uma gravidez.
“É um tema difícil, sensível, muitas vezes evitado, mas que precisa de ser abordado com mais cuidado e atenção. A maior parte das gravidezes são felizes, mas nem sempre é assim, e essas mulheres e famílias também precisam de ser cuidadas. Há ainda muito por fazer nas nossas instituições”, sublinha Conceição Freitas, que espera concluir o doutoramento no próximo verão.
Natural de Vila Nova de Gaia e com 27 anos de experiência profissional como enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, Conceição Freitas integrou a equipa docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo em janeiro de 2023, após uma longa carreira no Hospital de São João, no Porto.
O Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras pretende promover e valorizar projetos inovadores que contribuam para a segurança e qualidade dos cuidados prestados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), além de reconhecer o mérito científico e profissional dos seus membros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.