Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida, na terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.
O prémio foi entregue durante o XXVI Congresso Nacional e X Internacional da APEO, que decorreu esta segunda e terça-feira, 5 e 6 de maio, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto. O projeto distinguido, ainda em fase de conclusão, intitula-se “Perspetivas maternas sobre a perda gestacional: facilitadores e inibidores no processo de transição”, e centra-se na melhoria dos cuidados prestados a mulheres e famílias que enfrentam a perda de uma gravidez.
“É um tema difícil, sensível, muitas vezes evitado, mas que precisa de ser abordado com mais cuidado e atenção. A maior parte das gravidezes são felizes, mas nem sempre é assim, e essas mulheres e famílias também precisam de ser cuidadas. Há ainda muito por fazer nas nossas instituições”, sublinha Conceição Freitas, que espera concluir o doutoramento no próximo verão.
Natural de Vila Nova de Gaia e com 27 anos de experiência profissional como enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, Conceição Freitas integrou a equipa docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo em janeiro de 2023, após uma longa carreira no Hospital de São João, no Porto.
O Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras pretende promover e valorizar projetos inovadores que contribuam para a segurança e qualidade dos cuidados prestados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), além de reconhecer o mérito científico e profissional dos seus membros.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.