Logo
Regional

Do Minho para o Mundo através do imaginário popular

19 Janeiro, 2023 | 10:01
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

As Comédias do Minho partem, em conjunto com a Memória Imaterial, para uma segunda edição de apresentação do espetáculo de narração oral Uma Roda: entre histórias. O espetáculo encenado por Luís Correia Carmelo faz uma segunda incursão pelos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença e Monção, Melgaço.

A nova rota de circulação passa por 15 aldeias do Vale do Minho, entre 13 de janeiro e 12 de fevereiro.

Cada espetáculo será único. O repertório de contos narrados pelos atores das Comédias do Minho varia a cada sessão. Para além disso, semanalmente, estará presente um narrador convidado. Luís Correia Carmelo, Ana Sofia Paiva, Cristina Taquelim, António Fontinha e Paula Carballeira são os contadores de histórias que se juntam à equipa residente para acender a imaginação dos espectadores com a sua forma única de apropriar a tradição oral.

Segundo Magda Henriques, responsável pela direção artística das Comédias do Minho, “A arte faz-se, também, para ampliar a medida dos nossos mundos e desestabilizar a nossa frequentemente acomodada perceção, por isso a escolha das histórias e o modo como se contam importam.”

O processo de construção do espetáculo partiu de uma recolha de lendas, relatos e crenças realizada em territórios do Alto Minho. Paulo Jorge Correia fez a catalogação do património oral recolhido pela equipa da Memória Imaterial e comenta que “grosso modo, estes relatos fazem um retrato de um mundo pretérito, onde o mundo rural e as suas formas de vida estão sempre presentes. (…) Alguns habitantes desta zona raiana conservaram na memória lembranças de uma história comum com a Galiza, no contrabando por exemplo, mas também nas crenças e nas lendas cujos enredos e personagens se espelham nas águas do rio Minho. Neste caso, são de realçar as histórias de lobisomens e das procissões das almas (os acompanhamentos), bem como a profusão de histórias tidas como verídicas sobre as almas penadas de familiares ou amigos.

Em reação, José Barbieri, diretor da Memória Imaterial CRL e diretor artístico do espetáculo, salienta “Sim, parte deste mundo tradicional morreu. Mas como em todos os processos naturais, nada morre, tudo se transforma. As histórias continuam vivas, transformando-se, adaptando-se aos tempos, como sempre. E que tem isto a ver com este espetáculo? Tem tudo. Porque os narradores tradicionais vão desaparecendo, mas os mundos que eles representavam continuam por aí no ar, buscando novos narradores, novas formas de contar que lhes deem voz e novas audiências que os escutem e recontem.”

Uma Roda: entre histórias tem a forma de uma roda, um círculo de pessoas, na qual os contadores de histórias entretecem as suas narrativas, num diálogo informal entre si e o público. Este é um espetáculo que restaura um espaço ancestral de partilha de afetos, saberes e esperanças, de um património que, enraizado numa paisagem singular, fala dos laços que nos unem a todos.

O património oral recolhido nos concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, além de revisitado neste espetáculo, está registado em vídeo, num processo de criação de que resulta ainda um documentário realizado por João Gigante.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.