Diana Teixeira, de 31 anos, natural de Felgueiras, é a vencedora da edição de 2025 do Prémio Literário Nortear, promovido pela Eurorregião Galicia – Norte de Portugal. A distinção foi anunciada esta segunda-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A obra premiada, intitulada “Voltar e Não Ser. Memórias de uma raia interior”, foi escolhida entre 75 textos submetidos por jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal.
Segundo o júri, o conto destacou-se pela “qualidade literária excecional”, combinando lirismo, autenticidade e profundidade na abordagem de temas como identidade, pertença e fronteira. Estruturada em seis capítulos e um epílogo, a narrativa cruza elementos autobiográficos com reflexão cultural e crítica social.
“Escrevi sobre fronteiras, porque sempre acreditei que o mais importante não é o que nos separa, mas o que nos une”, afirmou Diana Teixeira, citada em comunicado. “Hoje, quando se voltam a erguer muros na Europa e no mundo, receber esta distinção por uma obra que defende pontes em vez de barreiras enche-me de esperança.”
O prémio inclui uma dotação financeira de 3.000 euros e a publicação da obra em português e galego.
Criado para incentivar a criação literária entre os 16 e os 36 anos, o Prémio Literário Nortear soma já 11 edições e mais de 550 obras candidatas. É uma iniciativa conjunta da CCDR-N, da Xunta de Galicia e da Agrupação Europeia de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal, cofinanciada pela União Europeia através do programa INTERREG VI A (POCTEP).
É já esta noite, às 22h00, que a Praça da República, no coração de Viana do Castelo, se transforma no palco de estreia do mais recente single dos D.A.M.A: “Ficar Óai”, uma homenagem vibrante à alma minhota, à cidade de Viana e às emblemáticas Festas d’Agonia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, em reunião do executivo, um investimento superior a um milhão de euros, acrescido de IVA, para a realização de obras de saneamento básico em cinco freguesias do concelho.
Diana Teixeira, de 31 anos, natural de Felgueiras, é a vencedora da edição de 2025 do Prémio Literário Nortear, promovido pela Eurorregião Galicia – Norte de Portugal. A distinção foi anunciada esta segunda-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a abertura de concursos públicos para a requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e da extensão de saúde de Lanheses. O investimento global ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA) e será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A APPACDM de Viana do Castelo destacou-se no II Campeonato Nacional de BTT da ANDDI, realizado no dia 18 de setembro, durante o II Encontro de BTT Para Todos, que decorreu no Campo da Agonia, em Viana do Castelo.
Caminha prepara-se para acolher no próximo dia 24 de setembro, entre as 16h30 e as 19h30, o I Meetup de Empreendedorismo Sustentável, iniciativa promovida pelo Coworking da Quinta da Quinhas em colaboração com o Município de Caminha.
A velejadora vianense Luísa Peres, integrada na equipa do Clube Naval de Cascais, conquistou o título de tetracampeã nacional na classe olímpica ILCA 6, no XXXVI Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, realizado em Vilamoura.