Logo
Regional

Dia do Exército reúne 1.200 militares e 170 viaturas em Viana do Castelo

24 Outubro, 2023 | 11:32
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Até ao próximo domingo, dia 29, Viana do Castelo acolhe as comemorações oficiais do Dia do Exército, reunindo cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas para promoção das atividades que acontecem um pouco por toda a cidade. As celebraçõesintegram uma programação extensa, como cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros e corridas solidárias, entre atividades diversas para a comunidade.

Para hoje, dia 24, terça-feira, destacam-se as inaugurações da Expo Exército 2023, no Jardim da Marina, e da Exposição Tecnológica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Para hoje, está ainda agendada a apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e a inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00; seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.

Na quarta-feira, dia 25, às 11h00, decorrerá a demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, a demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.

A 26 de outubro, quinta-feira, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente a demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. A Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00. Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina receberá o Salto de Paraquedistas Noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.

A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal acolhe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, sucederá a Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local.

Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército. A 28 de outubro, às 10h00, acontecerá a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do
Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolherá, nessa tarde, às 15h00, a Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário receberá o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolherá também o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.

O domingo, 29 de outubro, será assinalado pela Missa de Ação de Graças e Sufrágio, no Santuário da Senhora da Agonia, às 11h00; às 12h00, o Campo d’Agonia receberá a Cerimónia Militar e, às 17h00, encerrarão as comemorações aa Expo Exército, no Forte Santiago da Barra.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.