Entre os próximos dias 30 de outubro e 6 de novembro, celebra-se em todas as dioceses de Portugal a semana dos seminários. Na diocese de Viana do Castelo coincide com a celebração do dia da Igreja diocesana que ocorre no dia 3 de novembro, data da criação da diocese, e que será festivamente celebrada no domingo mais próximo, este ano, no dia 6 de novembro.
Segundo D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, “esta feliz relação que na nossa diocese se estabelece entre a semana dedicada ao seminário e o convite a aprofundar a nossa consciência de ser Igreja diocesana, na qual opera a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, oferece-nos, enquanto comunidade diocesana, a oportunidade de valorizar o Seminário diocesano como o verdadeiro coração da diocese”.
Aqui fica, na integra, a mensagem de D. João Lavrador:
Referir-se ao Seminário é reconhecer uma comunidade de pessoas, jovens seminaristas e equipa formadora, que caminham no itinerário vocacional que orienta o jovem que sente o chamamento ao presbiterado a responder generosa e fielmente ao convite de Jesus Cristo.
Enquanto comunidade, como refere a Pastores Dabo Vobis, «o “seminário” nas suas diversificadas formas, e de modo análogo a “casa de formação” dos sacerdotes religiosos, antes de ser um lugar, um espaço material, representa um espaço espiritual, um itinerário de vida, uma atmosfera que favorece e assegura um processo formativo, de modo que aquele que é chamado por Deus ao sacerdócio possa tornar-se, pelo sacramento da Ordem, uma imagem viva de Cristo Cabeça e Pastor da Igreja» (nº 42).
Na verdade, o Seminário diocesano interpela-nos a todos nós sobre a vontade divina em oferecer os sacerdotes à sua Igreja e o compromisso que compete a cada um e a cada comunidade cristã.
Referindo-nos à nossa diocese, conhecer o nosso Seminário é ter em conta que há cinco seminaristas no curso de teologia, a frequentar a faculdade de teologia em Braga, há sete jovens que frequentam o ensino secundário e estão a fazer o seu discernimento vocacional no Seminário menor em Viana do Castelo, há uma dezena de adolescentes e jovens que são acompanhados vocacionalmente, em pré-seminário, permanecendo na sua família e nas suas comunidades paroquiais.
Este ano contamos, ainda, com três jovens que frequentam o ano de pastoral que serão ordenados de diáconos em ordem ao presbiterado.
Preguntemo-nos sobre o que estes sinais nos querem dizer.
As vocações sacerdotais são, sem dúvida, um dos maiores desafios com que nos deparamos na diocese a exigir um compromisso consciente de todos os cristãos.
Que na oração, na reflexão cristã, no compromisso e no exercício da missão evangelizadora ofereçamos as condições para o despertar vocacional das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
Exorto as famílias, as paróquias, sobretudo nas catequeses, os grupos de jovens, os movimentos e outros grupos eclesiais a dedicarem, ao longo da semana dos seminários, tempo de reflexão e de oração pelo Seminário diocesano e de despertar vocacional.
Estamos em tempos de profunda crise económica que vem aumentar ainda mais as dificuldades materiais na sustentação do Seminário e dos organismos diocesanos.
Praticamente a totalidade dos recursos financeiros que sustentam o Seminário e os serviços diocesanos vem das ofertas e da generosidade do Povo de Deus. Por isso, apesar das dificuldades por que muitos passam nestes tempos, venho apelar à partilha generosa para podermos oferecer as condições mínimas para a sua subsistência.
Desde já fica o meu reconhecimento.
Todos estão convidados a participar desta celebração, na qual contamos com uma representação de fiéis de cada paróquia.
Realmente, «na sua solicitude relativamente às vocações sacerdotais, a Igreja de todos os tempos inspira-se no exemplo de Cristo» (PdV, 42) e, por isso, coloca como sua principal preocupação e sinal de esperança o chamamento de cada baptizado e a missão evangelizadora que lhe incumbe por determinação divina.
Mas igualmente, estamos todos desafiados pelo Santo Padre a promover comunidades cristãs verdadeiramente sinodais, na comunhão, na participação activa de todos os baptizados e na corresponsabilidade na missão evangelizadora da Igreja.
Neste sentido, a par com a dinamização mais consciente e activa das vocações sacerdotais, somos interpelados a promover os diversos serviços e ministérios do Povo de Deus.
Imploro de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, de S.Teotónio, São Bartolomeu dos Mártires, S. Paulo VI e S. João Paulo II que abençoem o nosso Seminário, todo o Povo de Deus da nossa Diocese, acompanhem os jovens na sua descoberta vocacional e nos encaminhem nas sendas da evangelização do mundo de hoje.
Viana do Castelo, 18 de Outubro de 2022
+João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.