Logo
Desporto

Desmistificar a hemofilia através do futebol

9 Maio, 2023 | 11:26
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Jogadores da equipa de futebol do Estoril Praia participam numa iniciativa de literacia em saúde na área da hemofilia, que pretende desconstruir alguns dos mitos ainda associados a esta condição de saúde e que é lançada durante o mês de maio.

A iniciativa, promovida pela Roche, tem o apoio da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras coagulopatias congénitas.

A partir de hoje, dia 9 de maio, vão ser lançados semanalmente nas redes sociais da Roche e da equipa Estoril praia cinco vídeos onde se desmistificam algumas das questões ligadas à hemofilia, um distúrbio da coagulação, na maioria das vezes hereditário, em que o sangue não coagula devidamente.

A equipa do Estoril Praia associou-se a esta iniciativa, através da participação de jogadores da equipa masculina de futebol nos vídeos, onde “contracenam” com o Alex, personagem a que o actor Manuel Marques empresta a voz.

O Alex é uma personagem fictícia animada, que representa um menino com hemofilia, e que foi criada pela Roche, precisamente para ajudar crianças e famílias a entender melhor a hemofilia.

Um dos mitos abordados nesta campanha prende-se precisamente com a prática desportiva. Com o tratamento adequado, as pessoas com hemofilia podem efetivamente desfrutar de vários desportos, desde que não sejam desportos violentos de contacto.

Nos cinco vídeos vão ser desconstruídos vários mitos. Com uma linguagem acessível, sem nunca perder o rigor científico, são desmistificados muitos dos equívocos que ainda estão associados a esta doença e que podem ser mais penalizadores para quem tem hemofilia do que a condição em si.

Para a Roche, promover a literacia em saúde para vários públicos tem sido uma prioridade:  “É muito relevante podermos oferecer informação fidedigna e facilmente compreensível, porque cidadãos mais informados gerem melhor a sua saúde”, sublinha o Diretor Médico da Roche em Portugal, Ricardo Encarnação.

Segundo a APH, “é com ações simples que se leva literacia na saúde a toda comunidade, sensibilizando e melhorando o conhecimento geral da população. Estas iniciativas são cativantes e alertam para questões mais complexas, demonstrando que, com o devido acesso aos melhores e mais adequados tratamentos adaptados a cada caso, é perfeitamente possível ter qualidade de vida e controlar, neste caso, a hemofilia.”

Da parte do Estoril Praia, o Diretor Geral da SAD, Guilherme Müller, realça: “O Estoril Praia agradece a oportunidade de participar nesta iniciativa. Sendo as causas sociais um dos nossos focos, gostamos de contribuir e protagonizar momentos de sensibilização como este, que levam o futebol além do terreno de jogo.”

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.