A GNR deteve cinco pessoas por suspeita de tráfico de droga e lenocínio nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e apreendeu cocaína no valor de perto de 11 mil euros e quatro armas de fogo.
Contactado pela agência Lusa, a propósito de uma nota de imprensa hoje emitida pelo Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, o capitão Carlos Andrade esclareceu que a maioria dos cinco detidos, três homens com idades entre os 30 e 60 anos e, duas mulheres de 28 e 42 anos, “têm relações familiares e de amizade” e, “a maioria reside no distrito de Braga”.
Segundo o capitão, a investigação começou há cerca de sete meses após uma denúncia anónima relacionada com alegado “tráfico de droga entre os proprietários e os funcionários dentro e fora de uma casa de alterne”, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.
No decurso da investigação, conduzida pelo Destacamento Territorial da GNR de Arcos de Valdevez, que abrange ainda os concelhos de Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, aquela força policial identificou a “prática do crime de lenocínio”.
Durante a operação policial, na sexta-feira, os militares da GNR deram cumprimento a oito mandados de busca, seis domiciliárias e duas em estabelecimentos comerciais, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que culminaram na detenção dos suspeitos, entretanto constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).
Além das 870 doses de cocaína, avaliada em perto de 11 mil euros, e de quatro armas de fogo, a GNR apreendeu ainda 40 doses de liamba, no valor de cerca de mil euros, 14.500 euros, um diamante, três peças de ouro, um computador, uma balança de precisão, dois veículos e cinco telemóveis.
“Para a nossa zona de ação é uma quantidade de droga considerável”, afirmou o capitão Carlos Andrade, acrescentando que o grupo já operava “há alguns anos, tendo estado envolvidos noutros processos nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto”.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
A operação policial contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal (IC) dos Comandos Territoriais da GNR de Viana do Castelo, Braga e Porto e, com o apoio da PSP de Braga e do Porto.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.