A GNR deteve cinco pessoas por suspeita de tráfico de droga e lenocínio nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e apreendeu cocaína no valor de perto de 11 mil euros e quatro armas de fogo.
Contactado pela agência Lusa, a propósito de uma nota de imprensa hoje emitida pelo Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, o capitão Carlos Andrade esclareceu que a maioria dos cinco detidos, três homens com idades entre os 30 e 60 anos e, duas mulheres de 28 e 42 anos, “têm relações familiares e de amizade” e, “a maioria reside no distrito de Braga”.
Segundo o capitão, a investigação começou há cerca de sete meses após uma denúncia anónima relacionada com alegado “tráfico de droga entre os proprietários e os funcionários dentro e fora de uma casa de alterne”, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.
No decurso da investigação, conduzida pelo Destacamento Territorial da GNR de Arcos de Valdevez, que abrange ainda os concelhos de Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, aquela força policial identificou a “prática do crime de lenocínio”.
Durante a operação policial, na sexta-feira, os militares da GNR deram cumprimento a oito mandados de busca, seis domiciliárias e duas em estabelecimentos comerciais, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que culminaram na detenção dos suspeitos, entretanto constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).
Além das 870 doses de cocaína, avaliada em perto de 11 mil euros, e de quatro armas de fogo, a GNR apreendeu ainda 40 doses de liamba, no valor de cerca de mil euros, 14.500 euros, um diamante, três peças de ouro, um computador, uma balança de precisão, dois veículos e cinco telemóveis.
“Para a nossa zona de ação é uma quantidade de droga considerável”, afirmou o capitão Carlos Andrade, acrescentando que o grupo já operava “há alguns anos, tendo estado envolvidos noutros processos nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto”.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
A operação policial contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal (IC) dos Comandos Territoriais da GNR de Viana do Castelo, Braga e Porto e, com o apoio da PSP de Braga e do Porto.
Realizaram-se, este domingo, os jogos referentes às últimas jornadas dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª divisão, já depois do Desportivo de Monção se sagrar Campeão, confirmou-se este fim de semana a descida de Vila Fria e Adecas à 2ª Divisão. Em sentido inverso, o Atlético de Caminha e o Fachense subiram ao escalão principal da AFVC.
O Óquei de Barcelos, orientado pelo treinador vianense Rui Neto, sagrou-se, este domingo, campeão da Europa de hóquei em Patins. No Centro de Desportos de Matosinhos, a equipa de Barcelos venceu, na final o FC Porto nas grandes penalidades por 2-0 depois de uma igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento.
Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2024/2025 vão ser colocados à venda na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai transmitir os jogos dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão em streaming, já a partir da próxima época desportiva. O anuncio foi feito em conferência de imprensa, realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.