A GNR deteve cinco pessoas por suspeita de tráfico de droga e lenocínio nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e apreendeu cocaína no valor de perto de 11 mil euros e quatro armas de fogo.
Contactado pela agência Lusa, a propósito de uma nota de imprensa hoje emitida pelo Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, o capitão Carlos Andrade esclareceu que a maioria dos cinco detidos, três homens com idades entre os 30 e 60 anos e, duas mulheres de 28 e 42 anos, “têm relações familiares e de amizade” e, “a maioria reside no distrito de Braga”.
Segundo o capitão, a investigação começou há cerca de sete meses após uma denúncia anónima relacionada com alegado “tráfico de droga entre os proprietários e os funcionários dentro e fora de uma casa de alterne”, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.
No decurso da investigação, conduzida pelo Destacamento Territorial da GNR de Arcos de Valdevez, que abrange ainda os concelhos de Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, aquela força policial identificou a “prática do crime de lenocínio”.
Durante a operação policial, na sexta-feira, os militares da GNR deram cumprimento a oito mandados de busca, seis domiciliárias e duas em estabelecimentos comerciais, nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que culminaram na detenção dos suspeitos, entretanto constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).
Além das 870 doses de cocaína, avaliada em perto de 11 mil euros, e de quatro armas de fogo, a GNR apreendeu ainda 40 doses de liamba, no valor de cerca de mil euros, 14.500 euros, um diamante, três peças de ouro, um computador, uma balança de precisão, dois veículos e cinco telemóveis.
“Para a nossa zona de ação é uma quantidade de droga considerável”, afirmou o capitão Carlos Andrade, acrescentando que o grupo já operava “há alguns anos, tendo estado envolvidos noutros processos nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto”.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
A operação policial contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal (IC) dos Comandos Territoriais da GNR de Viana do Castelo, Braga e Porto e, com o apoio da PSP de Braga e do Porto.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.