Logo
Cultura

Desfile de Mordomia do Senhor dos Passos é a novidade da “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

8 Março, 2024 | 14:56
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Um desfile de Mordomia do Senhor dos Passos pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 23, é a novidade do programa Páscoa Doce, hoje apresentado, que integra mais de 30 iniciativas para dinamizar a economia local.

Em conferência de imprensa na Sé Catedral de Viana do Castelo, o vereador da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, explicou que aquele desfile pretende preservar “uma componente etnográfica, cultural e imaterial dos momentos solenes que habitualmente antecedem a Páscoa”.

“Nas procissões, que ainda hoje acontecem nas nossas freguesias, as senhoras envergam um traje de festa. Não ao que estamos mais habitados, os vermelhos, mas os de Dó, de cores mais sóbrias. Também entram os verdes, azuis, as mordomas, as morgadas, o traje mais sóbrio da ribeira”, apontou.

O desfile da Mordomia do Senhor dos Passos, acompanhado por bandas de música, vai decorrer no dia 23, a partir das 15:30, entre o Largo de São Domingos e o Passeios das Mordomas.

A “mostra pedagógica”, que pode crescer no futuro, contará, este ano, com a participação dos grupos folclóricos do concelho, “habituados a saber trajar e ourar”, mas também aberto à participação da comunidade que terá de se inscrever no Museu do Traje.

“O objetivo é divulgar a identidade e memória do concelho. Esta não é uma altura do ano de turismo de massas, mas há oportunidade de dar a conhecer um património cultural e imaterial ainda muito vincado nas nossas terras”, sublinhou Manuel Vitorino.

Organizado pela Câmara Municipal, Diocese e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), com a colaboração da Vianafestas, o programa Páscoa Doce vai decorrer entre o dia 23 e 01 de abril.

O pároco da Sé Catedral, Armando Dias, destacou na noite da Quinta-Feira Santa, a visita às 23 igrejas e capelas do centro histórico.

Manda a tradição que a visita, que mobilizava milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

A programação “une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação”, inclui Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República, entre os dias 23 e 30.

O feirão da patanisca, o fim de semana gastronómico (22 a 24 de março), a Via Sacra de Alvarães, a recriação bíblica da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, a Queima de Judas, a Páscoa a Três, no Largo das Neves, e exposições são outras das iniciativas incluídas na programação Páscoa Doce.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.