Logo
Regional

Desfila desde os dois anos e aos 27 anos Ana é o rosto da Romaria

7 Junho, 2023 | 10:32
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Desfila desde os dois anos, em 2014 comprou o primeiro traje e em 2023, aos 27 anos, Ana Rita Passos vai cumprir o sonho de ser o rosto do cartaz da maior festa em Portugal.

Formada em Economia na Universidade do Porto, Ana Rita Santos começou a poupar ainda na faculdade, para comprar o primeiro traje, um “investimento” pessoal, de cerca de mil euros.

Era ainda criança, com dois anos, quando se trajou para participar pela primeira vez na festa e com isso conhecer a “autenticidade” do  património vianense. “Foi algo que se tornou apaixonante para mim. Tive a oportunidade de pertencer a um grupo folclórico e aprender muito com várias pessoas e hoje encaro o trajar e o ‘ourar’ com muita admiração,  mas sobretudo com muita responsabilidade”, conta.

Em  2023, depois das fotos e das provas para o grande teste, recebeu a  chamada de uma vida: A proposta de cartaz a que deu rosto será o oficial  da Romaria da Senhora d’Agonia de 2023, da autoria de Sónia Moreira e Hugo Sousa.

Para Ana Rita Passos, ser mordoma da Romaria é “um grande orgulho”. “Já trajo há muitos anos e continuo a adorar. É uma tradição que passa de geração para geração”.

“O traje que envergo na foto é meu. É um traje que representa a Ribeira Lima. Foi o meu primeiro investimento, estava na faculdade e fui poupando de forma a conseguir ter o meu próprio traje. Para mim era importante ter um traje que gostasse e com que me identificasse para participar na Romaria”, admite.

Sobre a escolha do cartaz: “Senti uma grande felicidade. Foi o culminar de vários fatores que me deixam muito orgulhosa. O cartaz é muito bonito, a equipa foi reconhecida pelo seu trabalho e eu vou ter a oportunidade única de viver a Romaria de uma forma ainda mais intensa. Simultaneamente senti o peso da responsabilidade de representar todos os que gostam e participam nas festas. Espero conseguir corresponder às expectativas”.

Cumprindo a tradição de gerações, o traje será enriquecido com o ouro da mãe e das avós, tendo sido o gosto pela Romaria alimentado sobretudo pela mãe.

“São os dias do ano que ela espera sempre ansiosamente. Desde pequena que estou habituada a passar os dias de festa na cidade, só vamos a casa para dormir. São dias muito cansativos, mas incrivelmente felizes”, recorda. E por isso, o ano de 2023 será de “chieira” redobrada para Rita.

“Acho que é um sentimento tão vianense e que representa tão bem o amor e orgulho que temos pela nossa Romaria. O destaque ainda não é algo que tenha pensado. Como o cartaz só hoje é divulgado, só hoje é que esta realidade se abate sobre mim”, diz.

O cartaz oficial da Romaria de 2023, escolhido pelo júri do concurso entre mais de 130 propostas, foi idealizado durante alguns meses por Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, e Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia.

“Aproveitámos o desafio lançado para a elaboração do cartaz deste ano, onde era pedida a representação da alegria, da folia e de todos os elementos que caracterizam as nossas festas. De um lado temos a representação de alguns dos nossos momentos preferidos da Romaria: a folia, os bombos e gigantones na Praça da República”, explica Hugo.

“Mas não queríamos que o lado da história e devoção a Nossa Senhora d’Agonia ficasse esquecido ou que fosse menos relevante, estando estas representadas no outro lado, onde surgem a igreja, a Santa, os barcos e o mar, que também está representado no cartaz como pano de fundo para a parte tipográfica, em baixo”, acrescenta.

A inspiração para o cartaz, começou em 2022, ano marcado pela retoma da festa na sua plenitude após os efeitos da pandemia. “Foram umas festas fantásticas, inesquecíveis, muito especiais porque já não as celebrávamos há tanto tempo. A modelo do cartaz das festas de 2022, sensibilizou todos os vianenses e nós não fomos exceção. Contactámos a Ana Rita e perguntámos se ela gostaria de participar no concurso de 2023, ela respondeu positivamente e quando chegou a altura, começamos a pensar e a trabalhar no cartaz”, recorda Hugo.

Preparar o cartaz, diz, até foi relativamente simples e passou pela montagem de um “pequeno estúdio fotográfico”.

“Captamos largas dezenas de fotografias da Ana Rita, das quais pré-selecionamos 12, tendo depois escolhido a que melhor se enquadrava no que pretendíamos. A partir daí o processo foi natural, a Sónia elaborou alguns projetos de cartaz, mas assim que vimos este, agora vencedor, sentimos que tinha algo de especial”, explica.

Esta foi também a primeira vez que os dois arriscaram concorrer ao concurso para a conceção do cartaz oficial da Romaria d’Agonia. Hugo conta que foi ele quem recebeu a notícia: “Não acreditei imediatamente que tínhamos vencido. Nem a Ana Rita quando a informamos”. “Mas depois todos sentimos um orgulho enorme e uma felicidade imensa, porque sabemos aquilo que o cartaz representa para todos os vianenses”, explica Sónia Moreira.

“A motivação principal foi poder dar a nossa humilde contribuição para as festas da cidade. Mas, também, proporcionar à Ana Rita esta experiência”, assume Hugo, sobre um trabalho verdadeiramente de equipa: “Significa não só o desejo e orgulho enorme da Ana Rita em representar a  Romaria e a nossa cidade, como também uma grande honra em vermos o cartaz que criamos a promover todos os aspetos que serviram de inspiração para o mesmo e que, esperamos, representem bem a romaria d’Agonia”.

Uma experiência que associa a essência da festa, como explica Hugo: “Viana é amor e a Romaria representa todo o amor dos vianenses pela sua terra e pelas suas tradições. E o amor de quem nos visita nesses dias. No nosso caso, claro que o amor ajudou a concebermos o cartaz”.

 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.