Logo
Nacional

Depressão “Karlota” coloca todos os distritos sob aviso amarelo, a partir de amanhã

7 Fevereiro, 2024 | 15:35
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos próximos dias, para além da chuva, Portugal continental e a Madeira está também previsto vento forte e agitação marítima.

O aviso amarelo de chuva para os 18 distritos vai estar em vigor entre 15h00 e as 21h00 de quinta-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga voltam a estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 15h00 de sexta-feira por causa da chuva.

O IPMA emitiu também um aviso laranja para Porto, Viana do Castelo e Braga entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira por causa da agitação marítima, passando depois a amarelo, prolongando-se este último até às 06h00 de sábado.

Também os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo devido ao estado do mar até às 06h00 de sábado.

O Instituto emitiu ainda aviso amarelo para Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da previsão de vento sul/sudoeste com rajadas até 110 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas.

O aviso amarelo de vento vai estar em vigor entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento sudoeste com rajadas até 80 km/h, sendo de 100 km/h nas terras altas, entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira.

A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira também vão estar na quinta-feira (entre as 09h00 e as 16h00) sob aviso amarelo devido à chuva por vezes forte.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na origem da mudança do estado do tempo em Portugal continental e para o arquipélago da Madeira está a depressão Karlota.

De acordo com um comunicado do IPMA, “esta depressão inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que vai evoluindo para apenas um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda”.

A depressão tem uma superfície frontal fria associada e será essa frente que irá afetar Portugal continental a partir de quinta-feira.

A mudança do estado do tempo começa a fazer-se sentir hoje com chuva fraca, em especial nas regiões Norte e Centro, e com a intensificação do vento a partir do meio da tarde.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.

Regional 4 Março, 2024

Solar do Alvarinho recebe no Dia Internacional da Mulher uma prova de vinhos comentada

O Solar do Alvarinho, em Melgaço, vai acolher esta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelas 18h00, uma prova de vinhos comentada com a enóloga Patrícia Peixoto, das Quintas de Melgaço. A ação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória até quinta-feira.